03 MAI 2021
SAÚDE
Vereadores se reúnem com coordenadora do CEO para conhecer demandas e protocolo de atendimento à população

Na manhã da última sexta-feira, 30 de abrill, o presidente da Câmara, Rodrigo Paixão (PDT), visitou o centro de especialidades odontológicas de Vinhedo, o CEO, acompanhado da vereadora Nayla de Souza (PDT) e do vereador Mazinho (PSC ).

Os parlamentares se encontraram com a coordenadora do CEO, Drª Josyanne M. do Amaral Rios, e com a dentista Drª Daniela Moitinho Schock, para conhecer as demandas da equipe de odontologia do Município de Vinhedo e o protocolo de atendimento adotado  para esse período de restrições em decorrência da pandemia da COVID-19.

Conforme foi informado pelas dentistas, todas as UBSs, com execessão da Casa Verde, estão prestando atendimento para todos os casos de urgência nos períodos da manhã e tarde, independente da fase do Plano São Paulo. O CEO, por outro lado, continua atendendo os pacientes que são encaminhados através dos dentistas das UBSs.

É importante frisar que a transmissão e propagação do vírus no ambiente odontológico podem ocorrer de várias formas, tornando fundamental o seguimento à risca de todos os cuidados de biossegurança e a adaptação do espaço físico. Para tanto, os consultórios deverão ser adaptados com aquisição de filtros de ar, ar condicionado na função exaustão, instalação e/ou manutenção das janelas para que as mesmas permaneçam abertas para haver a renovação do ar, divisórias em consultórios compartilhados por equipes quando possível e/ou reformas para que os consultórios sejam individualizados, e aquisição de bombas de alta pressão para todas as cadeiras odontológicas.

Para que todos os atendimentos sejam realizados de forma segura para os profissionais (dentista e ASB), pacientes da odontologia e demais profissionais e pacientes das UBSs, uma série de alterações foram realizadas na rotina de atendimento.

O espaçamento de horário maior entre os pacientes é uma exigência do Ministério da Saúde que tem como objetivo permitir que o aerossol gerado durante o tratamento seja decantado sobre as superfícies e o chão, para que uma limpeza específica (terminal ) seja realizada. Isto diminui o risco de contágio para os próximos pacientes e demais usuários e profissionais das UBSs.

“Seguindo ainda as orientações do Ministério da Saúde, ANVISA e conselhos Federal e Regional de Odontologia, todo plano já foi elaborado para que em um cenário epidemiológico mais favorável, possamos de maneira ordenada e gradual, segura e planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, retomar os atendimentos eletivos (agendados), iniciando pelos eletivos essenciais, como pré–natal odontológico, atendimento de pacientes com doenças crônicas/sistêmicas e pessoas com deficiência, até chegarmos nos casos eletivos ampliados, continuidade/finalização de tratamentos interrompidos por conta da pandemia”, explicaram.

“É fundamental que a população conheça o planejamento do atendimento odontológico do Município de Vinhedo para a retomada gradual dos atendimentos eletivos. Além disso, cientes das demandas das UBSs, podemos buscar junto à municipalidade os meios para o quanto antes adaptar os consultórios para receber a população com segurança”, enfatizou Rodrigo paixão.

Fonte: Gabinete da presidência | vereador Rodrigo Paixão (PDT)
Nayla de Souza
Mazinho