26 ABR 2021
SAÚDE
Câmara aprova projeto de Lei de autoria de Rodrigo Luglio e institui Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus

A Câmara aprovou por unanimidade, durante a 12ª Sessão Ordinária, o projeto de Lei nº 01/2021, de autoria do vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade), que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus é celebrado anualmente no dia 10 de maio, por isso, o projeto prevê que a data municipal seja celebrada no mesmo dia.

Com a aprovação da propositura, o Poder Executivo poderá estabelecer convênios com empresas do ramo privado, instituições de ensinos, além de outras esferas de Governo, visando à promoção de atividades e eventos socioeducativos, campanhas, palestras e seminários.

“Esse é um assunto muito delicado, e conheço várias pessoas de nosso município que convivem com essa doença. A ideia é disseminar o conhecimento à nossa população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamentos dessa doença, promovendo palestras e outras campanhas de conscientização anualmente”, explica Rodrigo Luglio.

Sobre o Lúpus

O lúpus é uma doença reumática crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir lentamente em diversos órgãos, ou de forma rápida, e os estágios se alternam entre ativo e remissão, esse último quando a enfermidade está em “repouso”. A doença se manifesta quando o sistema imunológico não consegue diferenciar invasores prejudiciais ao organismo dos tecidos saudáveis do corpo, e acaba criando anticorpos que causam inflamação, dor e danos em tecidos saudáveis nos olhos, rins, articulações, pele, coração e cérebro.

Fonte: Gabinete do vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade)
Rodrigo Luglio