16 ABR 2021
MEMÓRIA LEGISLATIVA
Brasão de Armas do Município

O Brasão de Armas do Município de Vinhedo foi criado pela Lei nº 97 de 1951 e alterado pela Lei nº 301 de 8 de novembro de 1960, em pequenos detalhes.

O Brasão traz referências à região, como os cachos de uva, cultura tradicional na região trazida pela imigração italiana; ramos de café, referência ao cultivo de café em Jundiaí, cidade a qual Vinhedo pertencia e que foi a pioneira no plantio do fruto no interior paulista; e os três peixes jundiá em faixa ondulada, também se referem às origens vinhedenses ligadas à Jundiaí, cujo nome, de origem Tupi, consiste na junção de jundiá (bagre) com y (rio).

A data no alto do baluarte, 1655, remete à elevação da Vila que deu origem à Jundiaí, cidade da qual a antiga Rocinha foi desmembrada para dar origem a Vinhedo. E a frase em latim, Pro Brasilia Et Sancto Paulo, reafirma o compromisso da cidade com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.