15 ABR 2021
COVID-19
Vereador Rubens Nunes apresenta projeto para incluir exercícios físicos na lista de atividades essenciais em Vinhedo

Os exercícios físicos estão associados à maior eficiência do sistema imunológico, prevenindo diversos tipos de doença

O vereador Rubens Nunes (PODE) protocolou nesta quinta-feira, 15, o projeto de Lei nº 38/2021, com o objetivo de que seja reconhecida a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Vinhedo, de modo que possam ocorrer em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, como academias, bem como em espaços públicos, respeitadas as normativas sanitárias de prevenção à Covid-19.

“É comprovado que a atividade física está relacionada à prevenção de doenças, conforme preconiza a própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Os exercícios físicos estão associados à maior eficiência do sistema imunológico, prevenindo até mesmo problemas psicológicos. Assim, não vejo sentido em fechar espaços destinados a essas atividades, fazendo com que as pessoas adoeçam em casa por não se cuidarem, uma vez que não temos somente o coronavívus”, destacou o vereador Rubens Nunes.

O parlamentar deixa claro na proposta que caberá ao Poder Executivo estabelecer normas sanitárias e protocolos a serem seguidos. Atualmente, estabelecimentos como academias esportivas e centros de ginástica e mesmo espaços públicos, como o Parque Municipal e o Parque Ecológico da Capela, estão fechados por força de decreto municipal, que segue diretrizes do Plano São Paulo.

“Com menos espaços disponíveis, ocorrem aglomerações em outros locais, como Praça do Aquário e Praça Aurora Sudário, o que não faz sentido. Precisamos de mais opções para os moradores se exercitarem e, logicamente, o reforço de campanhas de esclarecimento sobre as medidas sanitárias. É um projeto que não pretende trazer risco aos moradores, mas sim promover a saúde”, concluiu Rubens Nunes.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODE)
Rubens Nunes