14 ABR 2021
TURISMO
Nayla de Souza se reúne com Prefeito, SECTUR e sociedade civil para discutir alterações na lei do Conselho Municipal de Cultura

Na manhã de hoje, 14, a vereadora Nayla de Souza (PDT) se reuniu virtualmente com o prefeito, Dr. Dario Pacheco (PTB); com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), representada pelo secretário Leonardo Oliveira e pela diretora Mariana Dias; com o diretor da Secretaria de Governo, Carlos Filippetti; e com a sociedade civil, representada pelo movimento Cultiva Cultura e artistas independentes.

A reunião teve como objetivo apresentar uma proposta de alteração na lei do Conselho Municipal de Cultura de Vinhedo. As alterações foram elaboradas por um Grupo de Trabalho (GT) composto pelo gabinete da vereadora Nayla, pela SECTUR e por artistas da cidade. O GT foi eleito após reuniões públicas convocadas pela SECTUR.

A lei do Conselho Municipal de Cultura existe desde 2006, porém ele está inativo há mais de uma década. Colocá-lo em funcionamento foi uma proposta de campanha tanto da vereadora Nayla quanto do prefeito Dario, além de ser uma demanda das (os) trabalhadoras (es) da cultura vinhedense há mais de 10 anos.

"As alterações são necessárias para que o Conselho seja colocado em prática. Além disso, ter um Conselho Municipal de Cultura é uma das adequações para que o município integre o Sistema Nacional de Cultura. Isto representa uma oportunidade de captar recursos federais, fortalecendo o orçamento da SECTUR e o setor artístico vinhedense," disse Nayla.

Como esta lei diz respeito a um Conselho municipal com características fiscalizatórias, propositivas e deliberativas, só pode ser apresentada pelo Poder Executivo. Por isso, a proposta foi encaminhada para a Secretaria de Negócios Jurídicos, que vai analisar o documento e, posteriormente, encaminhar para a Câmara.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)
Nayla de Souza