08 ABR 2021
COVID-19
​Câmara celebra parceria com start-up e disponibiliza visualização dos dados da imunização contra a Covid-19 em Vinhedo

Presidente Rodrigo Paixão recebeu a proposta de parceria vinda dos próprios desenvolvedores da plataforma, moradores de Vinhedo

A partir de hoje, a Câmara Municipal de Vinhedo disponibiliza acesso a um sistema de consulta dos dados da imunização contra a Covid-19 em Vinhedo. A plataforma de consultas está disponível no website da Casa de Leis e foi desenvolvido por start-up criada por moradores de Vinhedo, que ofereceram o uso ao Legislativo de forma gratuita.

“Recebemos com satisfação a proposta de parceria desses jovens desenvolvedores”, explica o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Paixão (PDT). Para viabilizar o uso do sistema de consulta no portal de conteúdo da Câmara foi firmado um termo de colaboração técnica. A parceria não tem custos para a municipalidade.

Elaborado e desenvolvido por Luan Henrique Pianeli e Pedro Henrique Malagutti, moradores de Vinhedo, o sistema utiliza dados Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), e apresenta conteúdo de acordo com a atualização realizada pelos próprios responsáveis pelo processo de imunização.

“Trata-se de uma plataforma tecnológica muito bem elaborada, com exposição de informações claras que permitem a qualquer pessoa saber como anda a vacinação no município”, parabeniza Rodrigo Paixão.

A plataforma possui duas versões: uma para navegadores tipo desktop e outra para dispositivos móveis. Nas duas, é possível verificar gráficos sobre diferentes aspectos do status vacinação em Vinhedo, como o número de pessoas vacinadas em cada momento de campanha, a quantidade de vacinas aplicadas em cada data e até o tipo de imunizante.

A sistema foi construído com a ferramenta Data Studio e cumpre as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, preservando dados pessoais e sensíveis.

Segundo o engenheiro de dados Luan Henrique Pianeli, os dados apresentados constam na forma como foram lançados pelas autoridades responsáveis. Por essa razão, no painel de consultas é possível verificar que os dados referentes à vacinação no Parque Municipal aparecem como UBS Planalto e, também, a anotação “Vacina Covid-19 – Covishield” significa que o imunizante aplicado é o desenvolvido por Oxford/AstraZeneca.

Para conhecer o sistema de consulta dos dados da imunização contra a Covid-19 em Vinhedo, basta acessar o website da Câmara de Vinhedo e selecionar a opção Transparência / Vacinação Covid-19. Se preferir, clique aqui e conheça o conteúdo.

A versão mobile pode ser acessada em https://datastudio.google.com/reporting/ce73d361-9a42-49d9-9d85-89e41da362ec

Fonte: Comunicação Institucional CMV