Durante a 17ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 29, o vereador Sandro Rebecca (PDT) propôs ao Poder Executivo o desenvolvimento de um projeto que ajude a conter os efeitos de boatos gerados na internet.
O parlamentar, que também é professor, já realiza um trabalho semelhante com seus alunos, ensinando-os a filtrar as informações que são propagadas pela internet, canal de comunicação de maior acesso por parte da população, onde inúmeros boatos são criados diariamente em meio a informações, ás vezes, verdadeiras.
Ao destacar a gravidade da boataria, Sandro Rebecca relembrou o caso da mulher que foi assassinada na cidade do Guarujá, litoral do estado, depois de levantarem boatos de que era praticante de uma seita satânica. Na investigação do caso a Polícia concluiu que as acusações contra a mulher não passavam de boato.
“A minha sugestão é que a administração municipal estude uma forma de criminalizar os boatos prejudiciais a cidade e à outros indivíduos, talvez com a aplicação de multas. O legislativo federal e estadual tem trabalhado nessa questão da criminalização da boataria, pois isso é um problema grave. Na última semana, no bairro Altos do Morumbi, uma pessoa recebeu uma mensagem sobre suposto problema no bairro e divulgou, movimentando toda comunidade, quando na verdade a mensagem era falsa e se referia a outra localidade”, explicou.
—
Fonte: Gabinete do Vereador Sandro Rebecca (PDT)