Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo

Conhecimento e cidadania nunca estiveram tão articulados como atualmente – e a Câmara de Vinhedo sabe que preparar os jovens para o exercício da cidadania é um dos objetivos do processo educativo. Por isso, convida você, professor(a), para participar do programa Parlamento Jovem, criado com o objetivo de propiciar aos jovens a vivência do processo político e o  exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.

O Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa da Câmara Municipal de Vinhedo que busca contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social. É uma oportunidade para que os jovens estudantes compreendam, na prática, qual é o papel do Poder Legislativo, em especial, da Câmara de Vinhedo.

Para participar, a escola pública ou particular de Vinhedo deve inscrever alunos regularmente matriculados na instituição de ensino, com idade de 14 a 17 anos. É importante que a escola interessada realize eleição entre os alunos para eleger seu representante no Parlamento Jovem, sendo permitida às unidades que possuírem grêmio estudantil indicar o presidente nele eleito.

Para todas as escolas participantes, a Câmara de Vinhedo disponibilizará palestra sobre “Cidadania e sociedade de informação”, a ser realizada mediante agendamento prévio na sede da unidade escolar ou, se a escola preferir, no próprio plenário da Casa de Leis. Durante a palestra, os alunos receberão informações sobre Poderes Constituídos e orientações sobre as funções e ferramentas de trabalho dos vereadores, assim como sobre as etapas até a elaboração de uma lei municipal.

 

VEJA TAMBÉM:

Edição 2019 (clique aqui)

Edição 2018 (clique aqui)

 

INSCRIÇÕES – EDIÇÃO 2020:

A edição 2020 do Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo tem como tema “Cidadania e sociedade de informação”, e poderá ser melhor aproveitado por estudantes no mínimo do 7ª ano e no máximo do 9º ano.  Professores, coordenadores e diretores de escolas interessados em participar da apresentação ou que quiserem mais detalhes do Parlamento Jovem devem entrar em contato com a Câmara. O contato deve ser feito através do telefone 3826.7700 ou 3826.7746. Quem preferir, por usar o e-mail chefia.gabinete@camaravinhedo.sp.gov.br ou pelo formulário abaixo:

 

Parlamento Jovem

* O Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 109, de 11 de Dezembro de 2017, nos termos do art. 32, inciso IV da Lei Orgânica Municipal.

 

 

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia