Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo

Conhecimento e cidadania nunca estiveram tão articulados como atualmente – e a Câmara de Vinhedo sabe que preparar os jovens para o exercício da cidadania é um dos objetivos do processo educativo. Por isso, convida você, professor(a), para participar do programa Parlamento Jovem, criado com o objetivo de propiciar aos jovens a vivência do processo político e o  exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.

O Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa da Câmara Municipal de Vinhedo que busca contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social. É uma oportunidade para que os jovens estudantes compreendam, na prática, qual é o papel do Poder Legislativo, em especial, da Câmara de Vinhedo.

Para participar, a escola pública ou particular de Vinhedo deve inscrever alunos regularmente matriculados na instituição de ensino, com idade de 14 a 17 anos. É importante que a escola interessada realize eleição entre os alunos para eleger seu representante no Parlamento Jovem, sendo permitida às unidades que possuírem grêmio estudantil indicar o presidente nele eleito.

Para todas as escolas participantes, a Câmara de Vinhedo disponibilizará palestra sobre “Cidadania e 3 Poderes”, a ser realizada mediante agendamento prévio na sede da unidade escolar ou, se a escola preferir, no próprio plenário da Casa de Leis. Durante a palestra, os alunos receberão informações sobre Poderes Constituídos e orientações sobre as funções e ferramentas de trabalho dos vereadores, assim como sobre as etapas até a elaboração de uma lei municipal.

 

 

EDIÇÃO 2019

A edição 2019 do Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo realizou 27 palestras nas escolas participantes, alcançando quase mil alunos das redes pública (estadual e municipal) e particular de Vinhedo. Com a participação de doze escolas, em 2019 foram realizadas duas Sessões Jovem Parlamentar, cada uma envolvendo seis escolas.

Escolas Participantes da Edição 2019:

  • Centro Educacional Objetivo Vinhedo
  • Colégio Beneditino
  • Escola Estadual Patriarca da Independência
  • Escola Municipal Ricardo Junco Neto
  • Escola Municipal Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben
  • Escola Municipal Darci Ana Dêgelo Briski
  • Escola Municipal Integração
  • Escola Municipal Jair Mendes de Barros
  • Escola Municipal Nilza Maria Carbonari Ferragut
  • Escola Municipal Prof. André Franco Montoro
  • Instituto de Educação Príncipe da Paz
  • Sant’Anna International School

 

Sessões Jovem Parlamentar:

A Câmara de Vinhedo realizou nos dias 25 e 26 de junho de 2019 a 2ª e 3ª Sessões Jovem Parlamentar. Durante o evento, doze estudantes (dois de cada escola) receberam o Diploma de Posse e, na sequência, realizaram sua Sessão Jovem Parlamentar.

2ª Sessão Jovem Parlamentar

Participaram os jovens parlamentares Dandara Edlly Felipe de Holanda (E.M. Professor Ricardo Junco Neto), Felipe Daniel de Souza (Instituto de Educação Príncipe da Paz), Giulia Beatriz Iodes (Sant’Anna International School), Hadassa de Jesus Cordeiro Ferreiro (E.M. Integração), Hugo Gomes Santana (E.E. Patriarca da Independência), João Pedro Bruni (Colégio Beneditino), Leandro Horita (Instituto de Educação Príncipe da Paz), Luana Namorato Andrade (Sant’Anna International School), Luísa da Silveira Bueno Paffaro (Colégio Beneditino), Marcelo Alves Lima Cavalcante (E.M. Integração), Maria Fernanda Geromini de Almeida (E.E. Patriarca da Independência) e Matheus Antunes de Campos (E.M. Professor Ricardo Junco Neto).

A mesa diretiva foi composta pelos jovens parlamentares Marcelo Alves Lima Cavalcante, na presidência, Hadassa de Jesus Cordeiro Ferreiro, como vice-presidente, Dandara Edlly Felipe de Holanda, 1ª secretária, e Felipe Daniel de Souza, 2º secretário. A jovem parlamentar eleita para presidir a 3ª Sessão Jovem Parlamentar, que será realizada hoje, dia 26, Vitória Hanzava Marques (E.M. Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut), também ocupou lugar no plenário como convidada. Leia mais aqui!

  • Produção dos Jovens Parlamentares – aguardando upload dos arquivos

3ª Sessão Jovem Parlamentar

Participaam os jovens parlamentares Agatha Fernanda Domingos Cardoso (E.M. Professor André Franco Montoro), Caique Meireles de Santana (C.I.C. Eduardo Von Zuben), Emily Aparecida de Carvalho (E.M. Jair Mendes de Barros), Érick de Camargo Strada (E.M. Jair Mendes de Barros), Luana Beatriz Consumatti Issa (E.M. Professora Darci Ana Dêgelo Briski), Manoela da Silva Gomes (C.I.C. Eduardo Von Zuben), Maria Paula C. Izareli (E.M Professora Darci Ana Dêgelo Briski), Raphaella da Silva Morgado (E.M. Professor André Franco Montoro), Thainá Ormonde Martins (Objetivo Vinhedo), Vítor Eduardo Padilha de Souza (Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut), Vitória Hanzava Marques (Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut), e Vitória Wolp de Monroi (Objetivo Vinhedo).

A mesa diretiva foi composta pelos jovens parlamentares Vitória Hanzava Marques, na presidência, Luana Beatriz Consumatti Issa, como vice-presidente, Maria Paula C. Izareli, 1ª secretária, e Vítor Eduardo Padilha de Souza, 2º secretário. Assim como aconteceu na 2ª Sessão, no dia anterior, o jovem parlamentar eleito para presidir a 3ª Sessão Jovem Parlamentar, realizada na terça-feira, dia 25, Marcelo Alves Lima Cavalcante (E.M. Integração), ocupou lugar no plenário como convidado. Leia mais aqui!

  • Produção dos Jovens Parlamentares – aguardando upload dos arquivos

 

Conteúdo relacionado:

 

SAIBA MAIS

Professores, coordenadores e diretores de escolas interessados que quiserem mais detalhes do Parlamento Jovem devem entrar em contato com a Câmara. O contato deve ser feito no Departamento de Comunicação Institucional, através do telefone 3826.7700 ou do e-mail imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br. Quem preferir pode usar o formulário abaixo.

Parlamento Jovem

* O Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 109, de 11 de Dezembro de 2017, nos termos do art. 32, inciso IV da Lei Orgânica Municipal.

 

 

EDIÇÃO 2018

Criado por meio do Decreto Legislativo nº 109/2017, o Parlamento Jovem realizou em 2018  vinte palestras com o tema “Três Poderes, Ética e Cidadania”, movimentou 700 estudantes das sete Escolas Municipais de Vinhedo inscritas e quatrocentos jovens na elaboração da Carta ao Gestor Público de Vinhedo. Desenvolvido pela Câmara de Vinhedo, a edição 2018 foi realizada com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Escolas participantes do Edição 2018:

  • EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben
  • EM Dra Nilza Maria Carbonari Ferragut
  • EM Integração
  • EM Jair Mendes de Barros
  • EM Professor André Franco Montoro
  • EM Professor Ricardo Junco Neto
  • EM Professora Darci Ana Dêgelo Briski

 

Carta ao Gestor Público:

A Carta ao Gestor Público é o resultado compilado das sugestões apresentadas pelos estudantes ao longo dos meses de trabalho junto ao projeto Parlamento Jovem. Cada escola participante reuniu as principais propostas dos estudantes neste documento, que foi encaminhado pelos jovens parlamentares durante a Sessão do Parlamento Jovem. Nos links abaixo, a Carta ao Gestor Pública de cada uma das sete escolas inscritas no projeto:

 

Sessão Jovem Parlamentar:

assista os VÍDEOS da sessão

A Câmara de Vinhedo realizou, na terça-feira, dia 4 de setembro, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus a cerimônia de posse e a primeira Sessão do Parlamento Jovem. Durante o evento, quatorze estudantes (dois de cada escola inscrita no Parlamento Jovem) receberam o Diploma de Posse e, na sequência, realizaram sua primeira Sessão Jovem Parlamentar. Na pauta, três propostas para Projeto de Lei, uma Moção de Aplausos e onze indicações.

Na Ordem do Dia, os jovens parlamentares apresentaram, discutiram e votaram três propostas para Projeto de Lei, dispondo sobre programa de conscientização para a correta destinação e descarte de lixo eletrônico; a criação da “rua do lazer”, voltada às práticas de esportes e lazer; e a criação de olimpíadas municipais de Ciências, Português e Matemática. Na fase de Expediente, os estudantes também registraram e aprovaram por unanimidade a Moção de Aplausos nº 1, destinada a 25  professores e coordenadores das escolas municipais pela dedicação e contribuição junto ao Parlamento Jovem.

Veja a produção dos Jovens Parlamentares:

 

Conteúdo relacionado:

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia