Sandro Rebecca propõe alternativas para conter aumento na produção de lixo doméstico durante a pandemia – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca propõe alternativas para conter aumento na produção de lixo doméstico durante a pandemia

Em média, produção de lixo teve aumento de 15% com o isolamento social

SR

Mais uma vez o planejamento na administração municipal foi tema de destaque do vereador Sandro Rebecca (PDT), vice-presidente da Câmara, durante sessão ordinária. Dessa vez o parlamentar destacou a importância da adoção de estratégias inovadoras para melhorar a coleta de lixo e conter o aumento na produção de dejetos, que está sendo muito significativa durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

“Trouxe alguns estudos do nosso Plano Municipal de Resíduos Sólidos para entender um pouco o que está acontecendo em nossa cidade em relação à coleta de lixo. Devemos lembrar que esse Plano trata do manejo correto e da redução da produção de lixo, para que tenhamos reflexos no meio ambiente e em nossa sociedade. Em média, a nossa cidade gera cerca de 60 toneladas de lixo por dia e, durante a pandemia, tivemos um aumento em 15% nesse total de resíduos produzidos diariamente. Entendo que podemos fazer mais para controlar esse aumento, e para que esse controle seja eficiente, é preciso planejamento”, afirmou.

O vereador apresentou algumas medidas que podem ser adotadas por cada munícipe para conter a geração de lixo doméstico, como reduzir o uso de embalagens; investir mais no uso de composteiras, caixas próprias para depósito de lixo orgânico residencial, onde os resíduos são em húmus ou adubo orgânico por seres detritívoros e compositores, como minhocas; e reduzir o uso de materiais plásticos.

“Infelizmente de todo o lixo produzido em nossa cidade apenas 4% é recuperado pela nossa Central de Reciclagem, o que claramente demonstra que nossa administração precisa pensar em estratégias alternativas ou mesmo ampliar o número de centros de reciclagem em nossa cidade”.

Como política pública, Sandro Rebecca sugeriu que a Prefeitura estude a melhoria para reciclagem de resíduos, aumentando a recuperação de dejetos na cidade, e, ainda, propôs que a Câmara elabore projeto de Lei, que não gere gastos ao Executivo, para conscientização da população quanto à importância da coleta seletiva, adoção da prática de compostagem caseira, redução no uso de materiais plásticos e outras medidas.

“Tudo que funciona para o meio ambiente deve ser pensado com todas as secretarias, pois isso gera riqueza e qualidade de vida para nós. Proponho ao Poder Executivo que nos mostre novas alternativas, que promova um estudo junto à todas as Pastas, que nós, do Legislativo, faremos o possível para que essas novidades entrem em vigor”, concluiu.

 

Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Duplicação da rodovia que liga Vinhedo a Louveira é tema de reunião entre Rubens Nunes e o prefeito louveirense, Estanislau Steckleia mais

Prefeitura atende indicação de Val Souza e anuncia datas das provas do concurso nº 01/2020leia mais

Aferição de radares da cidade é mais uma vez proposto por Rodrigo Luglioleia mais

Paulinho Palmeira reitera pedidos por melhorias no sistema de captação de águaleia mais

Vereador Rubens Nunes cobra da Prefeitura o fechamento de valetas e buracos próximo ao CEI Monteiro Lobato, no Três Irmãosleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia