Sandro Rebecca propõe alternativas para conter aumento na produção de lixo doméstico durante a pandemia – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca propõe alternativas para conter aumento na produção de lixo doméstico durante a pandemia

Em média, produção de lixo teve aumento de 15% com o isolamento social

SR

Mais uma vez o planejamento na administração municipal foi tema de destaque do vereador Sandro Rebecca (PDT), vice-presidente da Câmara, durante sessão ordinária. Dessa vez o parlamentar destacou a importância da adoção de estratégias inovadoras para melhorar a coleta de lixo e conter o aumento na produção de dejetos, que está sendo muito significativa durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

“Trouxe alguns estudos do nosso Plano Municipal de Resíduos Sólidos para entender um pouco o que está acontecendo em nossa cidade em relação à coleta de lixo. Devemos lembrar que esse Plano trata do manejo correto e da redução da produção de lixo, para que tenhamos reflexos no meio ambiente e em nossa sociedade. Em média, a nossa cidade gera cerca de 60 toneladas de lixo por dia e, durante a pandemia, tivemos um aumento em 15% nesse total de resíduos produzidos diariamente. Entendo que podemos fazer mais para controlar esse aumento, e para que esse controle seja eficiente, é preciso planejamento”, afirmou.

O vereador apresentou algumas medidas que podem ser adotadas por cada munícipe para conter a geração de lixo doméstico, como reduzir o uso de embalagens; investir mais no uso de composteiras, caixas próprias para depósito de lixo orgânico residencial, onde os resíduos são em húmus ou adubo orgânico por seres detritívoros e compositores, como minhocas; e reduzir o uso de materiais plásticos.

“Infelizmente de todo o lixo produzido em nossa cidade apenas 4% é recuperado pela nossa Central de Reciclagem, o que claramente demonstra que nossa administração precisa pensar em estratégias alternativas ou mesmo ampliar o número de centros de reciclagem em nossa cidade”.

Como política pública, Sandro Rebecca sugeriu que a Prefeitura estude a melhoria para reciclagem de resíduos, aumentando a recuperação de dejetos na cidade, e, ainda, propôs que a Câmara elabore projeto de Lei, que não gere gastos ao Executivo, para conscientização da população quanto à importância da coleta seletiva, adoção da prática de compostagem caseira, redução no uso de materiais plásticos e outras medidas.

“Tudo que funciona para o meio ambiente deve ser pensado com todas as secretarias, pois isso gera riqueza e qualidade de vida para nós. Proponho ao Poder Executivo que nos mostre novas alternativas, que promova um estudo junto à todas as Pastas, que nós, do Legislativo, faremos o possível para que essas novidades entrem em vigor”, concluiu.

 

Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Enviar comentário

Últimas Notícias

Nova licitação para pavimentação asfáltica contemplará pedidos de Paulinho Palmeiraleia mais

Prefeito atende pedido de vereadores e inicia obras de readequação do pontilhão da Anhanguera, que dá acesso à região da Capelaleia mais

Paulinho Palmeira enaltece o reinício das obras da Interligação da Av. Independência com Av. Joaquim Alves Corrêa, em Valinhosleia mais

Sandro Rebecca comenta Moção de Apelo para intensificação de aulas onlineleia mais

Moção de Apelo de Marcos Ferraz solicitando intensificação das aulas online durante a pandemia é aprovada por unanimidadeleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia