Sandro Rebecca aborda temas importantes em reunião com secretário de educação – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca aborda temas importantes em reunião com secretário de educação

Parlamentar expôs dúvidas sobre a demanda da educação municipal em época de pandemia

Foto - Sandro Rebecca

Na noite de quarta-feira, 06, o vereador Sandro Rebecca (PDT) participou da reunião extraordinária, por videoconferência, entre os vereadores e o secretário Municipal de Educação. Gil Lorenzon.

Entre os temas abordados pelo parlamentar estavam as medidas que serão adotadas pela Educação, com relação aos alunos portadores de deficiência, em especial considerando que o uso de máscaras para alguns alunos de inclusão pode ser uma dificuldade. Sendo assim, solicitou ao secretário que o tema seja levado até o Comitê Intersetorial Municipal para que soluções sejam encontradas para casos específicos.

O vereador destacou também que através de verificação em sites oficiais de educação, constatou a possibilidade de que não tenhamos os 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), porém todas às 800 horas deverão ser cumpridas. “Há algum estudo para que essas horas sejam cumpridas? Como serão os planejamentos para o futuro, pois não sabemos quando as aulas voltarão à normalidade?”

Outra preocupação é a possibilidade de se flexibilizar o currículo escolar e quais as matérias teriam prioridade, se isso acontecer.  O isolamento social trouxe a possibilidade de novas didáticas as quais estão sendo implementadas, como, por exemplo, o próprio acervo digital que a Prefeitura Municipal disponibilizou.
Por ser uma situação atípica e a Secretaria de Educação não ter muitas atividades online que completem o currículo escolar, o parlamentar questionou também o número de alunos que não têm acesso às mídias digitais disponibilizadas pela Pasta, sendo que os alunos da rede são de diferentes classes sociais e parte deles sequer tem acesso à internet.

O vereador destacou também a importância de termos em nosso município uma educação que de fato esteja pronta para qualquer adversidade. “Devemos utilizar a pandemia como lição aprendida e buscarmos a melhoria contínua em todas as áreas da administração pública”.

“Minha principal sugestão é que todos os integrantes da Secretaria de Educação já iniciem uma metodologia para integrar as famílias, já pensando no retorno futuro. Todos nós fomos surpreendidos pela Covid-19, e enfrentar o retorno pós-isolamento social será um grande desafio! Alunos, pais, familiares, professores, diretores, funcionários, enfim, todos nós precisaremos estar unidos para nos adaptarmos e começarmos uma nova etapa de nossas vidas”, concluiu.

Como a ordem das perguntas foi por sorteio, os assuntos abaixo, já respondidos pelo secretário, não foram repetidos pelo vereador Sandro Rebecca:

 

  • Manutenção das escolas;
  • Contrato da merenda e distribuição de cestas básicas para todos os alunos;
  • Creche Vida Nova III
  • Material impresso para alunos que não conseguiram acessar o portal digital;
  • Novo calendário, com férias em 2 momentos;
  • Qual a economia financeira com as escolas não funcionando.

 

Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Fonte 2: Ministério da Educação

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=87211

Enviar comentário

Últimas Notícias

Câmara debate flexibilização para o comércio e devolve projeto de novo financiamento proposto pelo Executivoleia mais

Edu Gelmi devolve Projeto de Lei que propõe endividamento do município em mais R$ 7 milhõesleia mais

Câmara aprova Moção de Apelo de Marcos Ferraz para que Prefeitura adote política de isolamento inteligenteleia mais

Câmara sedia Audiência Pública da Fazenda para prestação de contas do 1º quadrimestreleia mais

Edu Gelmi participa de reunião do Parlamento Metropolitano sobre o enfrentamento do coronavírusleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia