Rui “Macaxeira” participa de reunião do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e destaca necessidade de planejamento – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Rui “Macaxeira” participa de reunião do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e destaca necessidade de planejamento

Destaque

Representante do Legislativo de Vinhedo no Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o vereador Rui Macaxeira (PSB) participou da 1ª Reunião do Conselho Fiscal e destacou a importância de planejamento e de ações dentro do território de cada município para a preservação dos mananciais e, também, para adoção de medidas que minimizem situações de transbordo e alagamentos.

Rui Macaxeira explicou que “o Consórcio PCJ é composta por municípios e empresas e tem como objetivo a recuperação de mananciais de sua área de abrangência. Oficialmente, cada Câmara determina dois representantes para a entidade e, em Vinhedo, sou um dos representantes”. Além do parlamentar, a Câmara é representada no Consórcio pelo diretor geral da Casa, Henrique Ferreira.

Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre o histórico de chuvas nos últimos anos na área de competência do Consórcio PCJ. Destaque foi dado para eventos climáticos que causaram os recentes transbordos e alagamentos em diversos pontos da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“Uma importante consideração foi feita durante a reunião: a necessidade de planejamento nas ações de toda a bacia, considerando os próximos 15 anos, e a elaboração do Plano de Bacias 2020-2035. É um trabalho que precisa ser feito com seriedade, com diretrizes de lei estadual para aplicação nos municípios”, comentou Rui “Macaxeira”.

Realizada na sede do Consórcio PCJ, em Americana, a Reunião do Conselho teve presença de autoridades de diversas cidades e especialistas, que explicaram aos presentes dados que comprovam a importâncias das ações realizadas no território de cada cidade.

“Todos temos que trabalhar juntos. Á água que não é bem tratada em um município, prejudica o outro, e assim vice-versa. Precisamos todos preservar os mananciais, investir em tratamento de esgoto e planejamento de forma geral, para que a população não sofra uma hora com enchentes, e depois com falta de água”, concluiu Rui “Macaxeira”.

 


Fonte: Gabinete do Vereador Rui “Macaxeira” (PSB)

Enviar comentário

Últimas Notícias

Câmara suspende realização de sessões ordinárias e prazo de tramitação como medida de segurança em face da pandemia de coronavírusleia mais

Câmara acompanha parecer do Tribunal de Contas do Estado e reprova contas da Prefeitura referente ao exercício de 2016leia mais

Edu Gelmi solicita ação de desinfecção de ruas e espaços públicosleia mais

Em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Sandro Rebecca pede adoção de políticas efetivas de inclusãoleia mais

Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia