No retorno das Sessões Ordinárias, Sandro Rebecca sugere agilidade e transparência nas ações relacionadas ao Covid-19
Parlamentar sugeriu várias melhorias relacionadas aos processos realizados em decorrência da Covid-19
22 de maio de 2020

Na noite dessa segunda-feira, 18, pela 131º Sessão Ordinária, o vereador Sandro Rebecca (PDT) destacou pontos importantes debatidos nas duas reuniões extraordinária, realizadas por videoconferência, uma com o secretário de Saúde Flávio Moreira e com o secretário de Assistência Social Eduardo Galasso, e outra com a presença do secretário municipal de Educação Gilberto Lorenzon.
O vereador solicitou novamente a resposta para os casos relacionados ao uso de máscara por crianças ou adultos com deficiência, e que tenham dificuldade para usá-las. Ele sugeriu que para casos específicos poderia ser utilizado um cadastro em que esses casos ficassem livres de punições previstas em lei. “A observação é importante, pois os pais tentam fazer o procedimento correto, porém, esporadicamente, algumas pessoas com deficiência podem estar sem a máscara por precisarem se deslocar a consultório médico, por exemplo”, explicou.
Durante o discurso em sua fala livre, o parlamentar também demonstrou preocupação com os micros e pequenos empresários, destacando que eles precisam de ajuda do poder público, e fez vários questionamentos ao Executivo, dentre eles quais planos e estudos foram feitos em relação aos micros e pequenos empresários do nosso município; quantos microempresários estão cadastrados na cidade; quanto a cidade arrecadou ou deixou de arrecadar neste período de quarentena, entre outras.
Segundo o parlamentar, essas informações são essenciais para que um planejamento correto seja realizado.
No caso específico da economia, uma sugestão apresentada foi para que a Prefeitura utilize sua rede de informações e crie um aplicativo para que, através dos próprios munícipes, identifique quais são as mercadorias e serviços ofertados por cada um e assim promover uma fomentação na aquisição de bens e serviços, o que traria benefícios tanto para quem vende quanto para quem compra. “Por meio do site da Prefeitura vemos que temos mais de 30 ações em relação à Covid-19, mas essas ações necessitam de mais praticidade no meu modo de entender”.
Outro ponto de grande importância destacado por Sandro Rebecca foi a questão de como a Prefeitura pode pensar em economizar. Seja através de contenção de gastos ou renegociação de contratos.
Ao finalizar, o parlamentar deixou uma reflexão. “O nosso maior inimigo não é a economia, o nosso inimigo não é quem fica em casa, mas o nosso inimigo é a Covid-19. O momento não é de disputa política, mas sim de organização e gestão competente, para diminuir o sofrimento que todos os vinhedenses estão sentindo ou poderão sentir”.
—
Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)