Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanos – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanos

200319_FB_COVID19

A vereadora Flávia Bitar (PDT) consultou profissionais formados em medicina veterinária e esclareceu importantes fatos, entre os quais, que não existe possibilidade de contágio do COVID-19 entre animais de estimação e humanos. Segundo a parlamentar, o trabalho de buscar e repassar informações corretas é fundamental diante da pandemia do coronavírus.

“O coronavírus ganhou esse nome porque, quando visto do microscópio, parece uma coroa. Contudo, existe uma grande ‘família’ de coronavírus e, entre eles, algumas variações que infectam o ser humano, causando doenças quem variam do resfriado comum a enfermidades mais graves, como a Mers, a SARS e agora o COVID-19, que é a causa desta pandemia”, comentou Flávia Bitar.

Após diálogo com o médico veterinário Bruno Lopes, a vereadora explicou que as formas do vírus que infectam os seres humanos são diferentes dos microorganismos que causam doenças nos animais. “Ou seja, as vacinas utilizadas em cães são eficientes somente para os cães e, importante reforçar, as doenças causadas por esta família de vírus nos animais não afetam o ser humano”, reiterou Flávia Bitar.

Embora os animais não sejam vítimas da forma do vírus que atinge os humanos, ainda assim é importante reforçar as medidas de higiene e saúde. “Se uma pessoa infectada pelo COVID-19 espirrar sobre um cachorro, por exemplo, e outra pessoa abraçar o animal e colocar a mão na boca, tendo contato com a secreção do doente, temos uma situação muito perigosa – mas isso não é culpa do animal”, esclarece Flávia Bitar.

“De qualquer modo, os tutores de animais têm a obrigação de cuidar da saúde dos bichos, mantendo inclusive as vacinas em dia. Aliás, prevenção e medidas de higiene são essências neste momento. Não podemos, de forma alguma, ser vítima de fakenews. Por isso, vamos manter a calma, respeitar e seguir as recomendações dos profissionais de saúde”, finalizou a Flávia Bitar.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

 

Enviar comentário

Últimas Notícias

Câmara suspende realização de sessões ordinárias e prazo de tramitação como medida de segurança em face da pandemia de coronavírusleia mais

Câmara acompanha parecer do Tribunal de Contas do Estado e reprova contas da Prefeitura referente ao exercício de 2016leia mais

Edu Gelmi solicita ação de desinfecção de ruas e espaços públicosleia mais

Em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Sandro Rebecca pede adoção de políticas efetivas de inclusãoleia mais

Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia