Edu Gelmi recomenda melhor planejamento para solucionar falta de especialistas na Saúde
5 de março de 2020

Em seu discurso durante a 127ª Sessão Ordinária, o presidente Edu Gelmi (MDB) voltou a destacar a importância do planejamento. Da tribuna, o vereador colocou em destaque a necessidade de atenção para a falta de médicos em diversas especialidades – fato que prejudica o munícipe que aguarda por consultas.
“Nos últimos anos, 26 médicos especialistas pediram exoneração do município de Vinhedo. Cada um tem direito de trabalhar onde desejar, mas destes que saíram da rede municipal, quantos foram repostos? ”, questionou o presidente da Casa de Leis.
Edu Gelmi considerou, diante das reclamações da população, que “se houvesse planejamento e respeito na Administração, as pessoas não estariam esperando na fila durante três ou quatro meses para serem atendidas por um médico”.
O vereador explicou, em seu discurso, que a situação para o quadro de médicos especialistas “não se resolve de maneira emergencial” e explicou a falta de planejamento dando por exemplo a decisão tomada, no passado, reduzindo o atendimento na UPA.
“O Executivo decidiu reduzir o atendimento na UPA e recolocou os médicos contratados para atender nas Unidades Básicas de Saúde – mas os médicos da UPA são plantonistas e, por isso, possuem uma remuneração maior. Então, hoje, nós temos dois médicos nas UBSs, um ganhando um valor maior que o outro, e isso gera reclamação dos profissionais”, comentou o parlamentar.
Edu Gelmi concluiu seu discurso reiterando que “o Executivo deveria ter pensado antes. Agora, quem paga pela falta de planejamento é a população. Uma cidade que tem uma das melhores rendas per capita do país e orçamento de R$ 121 milhões destinados à Saúde não deveria estar assim”.
—
Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)