Comissão de Educação se reúne com profissionais da Secretaria para tratar da falta de professores e livros didáticos na rede municipal – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Comissão de Educação se reúne com profissionais da Secretaria para tratar da falta de professores e livros didáticos na rede municipal

200302_RN_destaque

Na manhã da segunda-feira, 02, a Comissão de Educação da Câmara, presidida pelo vereador Rubens Nunes (MDB) e composta ainda pelos vereadores Marcos Ferraz (PSD) e Geraldinho Cangussú (PV), recebeu uma equipe da Secretaria de Educação para tratar da falta de professores e livros didáticos na rede municipal de ensino.

Compareceram à Câmara, representando a Secretaria de Educação, a diretora de planejamento da Pasta, Maria da Glória Joaquim de Faria, as supervisoras de ensino Aparecida Gloreti Soares Pedro e Rosana Aparecida Pó Magdalena, e a chefe de gabinete Mileni de S. P. Santos.

Sobre a falta de professores, a equipe esclareceu que diferentes fatores geram o problema.  Professores efetivos que se ausentam com atestados médicos de até cinco dias não podem ser substituídos; não há um sistema na Secretaria Educação para controle informatizado de faltas dos professores e alunos, tudo é feito manualmente; e o Tribunal de Contas não permite a contratação de professores substitutos extras para ficarem de espera e cobrirem ausências sempre que necessário, uma vez que não pode haver professores ociosos na rede e, portanto, primeiro deve acontecer a ausência definitiva do profissional para que ocorra a substituição.

Como agravante a essa situação, do último chamamento de professores substitutos muitos assumiram a vaga no início de janeiro e desistiram logo após, prejudicando o início das aulas.  Para novo chamamento é preciso respeitar os prazos do processo de publicação em Boletim Municipal, não sendo assim a substituição imediata. Um novo grupo de professores substitutos iniciou as atividades nessa segunda-feira, dia 02.

Já em relação aos livros, o material que o munícipio recebe gratuitamente do Ministério da Educação (MEC) pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é baseado no censo de alunos por série do ano letivo anterior, logo, o número de livros entregues no início do ano diverge do número efetivo de alunos matriculados, uma vez que novos alunos adentram à rede municipal anualmente, especialmente com a crescente migração da rede privada para a pública.

A Prefeitura pode fazer um pedido complementar de livros, porém essa reserva técnica só pode ser feita em março e nem sempre o governo federal entrega o número de livros pedidos.

Para que alunos não sejam prejudicados com a falta de material, a Secretaria de Educação toma o cuidado de criar kits de estudos para que todos tenham acesso ao conteúdo a ser estudado.

Melhorias para a Educação vinhedense

A diretora de planejamento da Secretaria de Educação, Maria da Glória Joaquim de Faria, apresentou aos vereadores uma lista de melhorias necessárias à Educação, a fim de que os parlamentares busquem verbas junto a deputados estaduais e federais.

Dentre as melhorias estão a aquisição de equipamentos e recursos tecnológicos para o Programa de Inovação Educação Conectada, como notebooks, projetor e carregadores; e a aquisição de climatizadores para salas de aula e materiais esportivos.

“A falta de professores e a falta de livros são questionamentos recorrentes entre os pais dos alunos da rede pública de Vinhedo. Esta reunião foi de suma importância para compreendermos o trâmite de contratação de professores, bem como o processo de licitação dos livros e quais procedimentos estão sendo tomados pela Secretaria para resolver as questões em pauta”, enfatizou o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Rubens Nunes.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes.

 

Últimas Notícias

Câmara suspende realização de sessões ordinárias e prazo de tramitação como medida de segurança em face da pandemia de coronavírusleia mais

Câmara acompanha parecer do Tribunal de Contas do Estado e reprova contas da Prefeitura referente ao exercício de 2016leia mais

Edu Gelmi solicita ação de desinfecção de ruas e espaços públicosleia mais

Em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Sandro Rebecca pede adoção de políticas efetivas de inclusãoleia mais

Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia