Câmara sedia audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre da Saúde – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara sedia audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre da Saúde

AUDIENCIA

Na manhã da quarta-feira, dia 10, a Câmara recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou audiência pública, por videoconferência, para prestação de contas referentes ao 3º quadrimestre de 2019. A audiência foi conduzida pelo vereador Rubens Nunes (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhado do relator, vereador Rui “Macaxeira” (PSB), e contou ainda com a participação do presidente da Câmara, Edu Gelmi (SD), dos vereadores Edson PC (MDB), Marcos Ferraz (PSD) e Thiago Carandina (PDT), além do secretário municipal de Saúde, Flávio Moreira Alves, e de diretores da pasta.

A Secretaria apresentou dados de atendimento de diferentes programas e especialidades, incluindo o número de faltas às consultas e exames previamente agendados, número de exames realizados, indicadores; dados do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa), cujas visitas foram realizadas por telemonitoramento, devido ao cenária da Covid-19; atendimentos à saúde da mulher; e outros dados.

Especificamente sobre a Covid-19, até o final de maio 81 casos foram confirmados em Vinhedo, com uma morte.

Para enfrentamento da pandemia, a Secretaria de Saúde realizou uma série de atividades, como a disponibilização de canal telefônico para tirar as dúvidas da população, o Alô Saúde. Organização do fluxo de atendimento/assistência farmacêutica da UPA/PA da Capela e alteração no local de atendimento dos usuários da Policlínica para UAMC e UBS Meirelles, a fim de separar fisicamente os casos respiratórios dos não respiratórios; afastamento/readequação para atividades administrativas/home office dos profissionais da saúde pertencentes aos grupos de risco para Covid-19; processo seletivo para a contratação de profissionais de Saúde com atuação nos serviços de urgência/emergência e unidades básicas de saúde (recepcionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos) para não comprometer os atendimentos; oficinas e capacitações (paramentação e desparamentação/aspectos gerais/teste rápido); ações de vacinação organizadas a fim de evitar aglomerações, assim como atingir as coberturas vacinais na Campanha Influenza 2020; dispensação de medicamentos de uso contínuo para três meses pela assistência farmacêutica; disponibilização de número de whatsapp para teleatendimento psicológico de profissionais de saúde e população.

Relator da Comissão, Rui “Macaxeira” cobrou informações sobre as listas de esperar para mamografias e atendimentos oftalmológicos.

Thiago Carandina questionou sobre o aumento dos casos na cidade, em torno de 41%, que coincidiu ao aumento no número de testes e indagou quais os critérios para realização desses testes.

O vereador Edson PC, por sua vez, fez uma comparação entre os números de testes de pezinho e testes de coração realizados agora em 2020, os quais são exatamente os mesmos, e questionou se os dados apresentados na audiência estão corretos.

A dúvida de Marcos Ferraz era em relação à suspensão das cirurgias eletivas, o que ocasionou uma queda grande na arrecadação da Santa Casa, se fazendo necessário um aporte financeiro adicional ao hospital. O parlamentar questionou se essa suspensão foi uma decisão exclusiva da Secretaria de Saúde ou foi uma orientação do governo estadual.

O presidente da Câmara, Edu Gelmi, entre outras coisas, perguntou qual a previsão para volta do agendamento a atendimentos nos postos de saúde.

Por fim, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Rubens Nunes, questionou se todos os servidores da rede municipal de saúde fizeram teste da Covid-19 e se algum desses profissionais foi afastado por suspeita ter contraído a doença. Em resposta, o secretário esclareceu que o procedimento de testes está em andamento e que 23 profissionais de saúde no município contraíram a doença.

O relatório com as informações apresentadas pela Secretaria de Saúde, assim como o vídeo com ata eletrônica na íntegra desta prestação de contas está disponível no website da Câmara. Basta acessar https://www.camaravinhedo.sp.gov.br/audiencia-publica-da-saude/.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

 

Últimas Notícias

Câmara promove série de medidas para garantir a segurança de servidores e manter qualidade no atendimento em meio à pandemia da Covid-19leia mais

Estacionamento Rotativo é tema em reunião virtual promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmaraleia mais

Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara discute projeto que trata da outorga do serviço de estacionamento rotativo na cidadeleia mais

Câmara autoriza repasse de verba complementar à Santa Casa de Vinhedoleia mais

Câmara realizará Sessão Extraordinária com pauta em novo repasse à Santa Casa de Vinhedoleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia