Câmara promove reunião para tratar da sustentabilidade hídrica – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara promove reunião para tratar da sustentabilidade hídrica

A convite do vereador Edson PC o ex-prefeito José Carlos Gasparini fez apresentação sobre potenciais locais para captação e construção de novos reservatórios na cidade

200602_EG_PC_SR_TC_reuniao_recursos_hidricos_Gasparini_9

vídeo: Reunião sobre Sustentabilidade Hídrica | 02.06.2020

 

A Câmara realizou na noite dessa terça-feira, 02, reunião para aprofundar o debate sobre a sustentabilidade hídrica do município. O encontro foi idealizado pelo vereador Edson PC (MDB), motivado por reunião promovida pela Prefeitura, no dia 22 de maio, na qual foram tratados assuntos referentes ao futuro do abastecimento em Vinhedo e onde foi anunciado o encaminhamento à Câmara do projeto de Lei nº 08/2020, já retirada de tramitação, que solicitava ao Legislativo aprovação de empréstimo construção de nova represa.

Para enriquecer o debate, foi convidado o ex-prefeito de Vinhedo, José Carlos Gasparini, que fez uma apresentação sobre os investimentos em captação e abastecimento feitos durante seus mandatos e uma apresentação dos locais potenciais para captação e construção de novos reservatórios na cidade.

Além de Edson PC, participou da reunião o presidente da Câmara, Edu Gelmi (SD), o vice-presidente Sandro Rebecca (PDT) e Thiago Carandina (PDT).

Ao final da apresentação, Edson PC questionou a Gasparini quais medidas adotaria para melhorar o abastecimento na cidade, e teve como resposta que o principal seria a realização de serviços de desassoreamento nas represas e construção de novos reservatórios dentro da área territorial de Vinhedo.

Sobre o projeto de Lei nº 08/2020, já retirado de tramitação, o parlamentar questionou a velocidade com que o prefeito exigia a aprovação. “Com a conversa de hoje vimos como é preciso tempo e um bom planejamento antes de definir novos pontos de captação, onde construir novos reservatórios etc. Apesar disso, o prefeito encaminhou à Câmara um projeto carente de documentos exigindo a aprovação em seis dias. Nós tentamos ajudar o prefeito, mas ele não quer ser ajudado. Quantas vezes falamos sobre a necessidade de desassoreamento das represas entre outras medidas hoje debatidas nessa reunião? No meu ponto de vista o prefeito vê essa Casa como uma ferramenta para aprovar irregularidades”.

Thiago Carandina complementou o questionamento inicial de PC, sobre quais as prioridades de ações para melhoria no sistema do abastecimento e destacou que as informações apresentadas permitem aos vereadores debater a questão hídrica em alto nível técnico. O vereador também completou: “precisamos, também, encaminhar um apelo ao Executivo de Louveira para que o tratamento do esgoto seja realizado nos termos da legislação, de modo a garantir a adequada qualidade da água que chega em Vinhedo para uma melhor utilização na captação”.

Sandro Rebecca, por sua vez, apresentou questões sobre o tratamento de água em si, e a importância da dedicação de parte do orçamento para melhoria no sistema de tratamento a longo-prazo. “Não adianta simplesmente captar mais água se não conseguimos tratar. Uma das possibilidades que temos para aumentar a quantidade de água é o desassoreamento das represas e, além disso, precisamos reduzir perdas, que hoje chegam a 30% do volume de água”, afirmou o vice-presidente da Câmara.

O baixo orçamento da Sanebavi foi questionado por Edu Gelmi, o qual entende ser insuficiente para investimentos em melhorias no abastecimento. “Há dinheiro no BNDS que pode ser captado para investimento na Sanebavi, para que reduza custos operacionais e com o próprio orçamento consiga, no futuro, de forma autossuficiente, investir em melhoria no sistema de abastecimento. É preciso ter foco nos investimentos municipais. É possível resolver o problema da água, mas isso não é a curto-prazo. Sem investimento, faltará água”.

 

 


Fonte: Comunicação Institucional | CMV

Últimas Notícias

Projeto de Rodrigo Paixão pedindo transparência em relação a empreendimentos imobiliários é aprovado por unanimidadeleia mais

Câmara realizará três audiências públicas para tratar da revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedoleia mais

Câmara aprova alteração no Regimento Interno que impede concessão de honrarias a pessoas que tenha cometido ato de improbidade administrativa ou crimes contra a sociedadeleia mais

Câmara realiza reunião para organizar cerimônia de posseleia mais

Câmara promove primeira visita virtual à Casa de Leisleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia