Câmara promove reunião para debater sistema de plantões na Santa Casa de Vinhedo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara promove reunião para debater sistema de plantões na Santa Casa de Vinhedo

Vereadores e equipe do hospital analisaram disposição dos plantões na especialidade de médico anestesista

200317_Reuniao_Santa_Casa_13

Na manhã da terça-feira, 17, a Câmara de Vinhedo recebeu uma equipe da Santa Casa de Vinhedo para apresentar o sistema de disposição dos plantões de anestesistas no hospital. Participaram da reunião o presidente da Câmara, Edu Gelmi (s/part.) e os vereadores Ana Genezini (s/part.), Edson PC (PDT) Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira (PV), Rubens Nunes (MDB), Rui “Macaxeira” (PSB), Sandro Rebecca (PDT) e Valdir Barreto (PSOL).

A reunião foi solicitada pela Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Esportes da Câmara, que tem o vereador Rubens Nunes como presidente, Rui “Macaxeira” como relator e ainda o vereador autor de denúncia, Edson PC.

Representando a Santa Casa de Vinhedo estavam Celso Beltramini, gestor geral do hospital; dr. Adriano Eurico Chitacumula, diretor técnico e o advogado dr. Dario Prado Figueiredo, que apresentaram o funcionamento do sistema de plantão nas especialidades médicas e, com mais detalhes, dos médicos anestesistas.

“A Câmara não tem prerrogativa para convocar a Santa Casa, que é uma instituição privada, mas encaminhamos algumas questões através da Comissão de Saúde e agradecemos o pronto atendimento e disposição em vir pessoalmente trazer esclarecimentos”, explicou o presidente Edu Gelmi.

Após prévia explicação sobre procedimentos e plantões, os profissionais do hospital esclareceram que por meio do convênio com a Prefeitura de Vinhedo o município realiza pagamento exclusivamente dos procedimentos adquiridos e realizados – e não dos custos que a entidade tem com mão de obra ou insumos diversos. Também, explicaram que por normatização da Saúde é exigido um anestesista por sala cirúrgica, sendo que a Santa Casa de Vinhedo possui cinco salas, com diferentes situações de utilização. Por fim, ressaltaram que o pagamento feito ao anestesista ocorre por meio de nota fiscal emitida por Pessoa Jurídica.

O presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Esportes, vereador Rubens Nunes questionou o total de horas em plantão que um anestesista pode realizar, considerando repouso e horas de trabalho.

Segundo os interlocutores da Santa Casa, o profissional pode trabalhar em dois plantões seguidos de 12h, sendo necessária, então, um período de descanso de 12h. “O anestesista atua em sistema de disposição. O número de horas em plantão não significa horas em cirurgia. Além disso, é preciso analisar que os pagamentos são feitos por meio e pessoa jurídica, ou seja, os médicos não são funcionários da Santa Casa de Vinhedo”, completou Celso Beltramini.

Autor da denúncia que gerou a reunião, Edson PC questionou o procedimento de prestação de contas da Santa Casa e contestou as 600 horas pagas pelo hospital para um anestesista plantonista, ressaltando que um mês tem 720 horas a serem trabalhadas. Em resposta, Celso Beltramini explicou que “o médico anestesista fez vários plantões e ainda cobriu os ‘buracos’ na escala, havendo dias em que ele trabalhou 24h sozinho. Além disso, importante ressaltar que esta é uma relação jurídica, e não trabalhista, de pessoalidade, sendo real o número de plantões realizados”.

O vereador Rubens Nunes reforçou que “as dúvidas eventualmente não respondidas durante a reunião ou por meio dos documentos já encaminhados à Câmara pela Santa Casa podem ser sanadas com novos questionamentos, para os quais será apresentado um novo prazo para o hospital responder”.

Para o presidente da Câmara de Vinhedo, é importante fiscalizar e dialogar: “É fundamental compreender e acompanhar a gestão da Santa Casa, até porque a maioria dos recursos do hospital são oriundos de pagamento por serviços adquiridos pelo município. Mas também precisamos tratar com responsabilidade todas as informações, pois a Santa Casa de Vinhedo é uma instituição importantíssima para o povo de Vinhedo”, finalizou Edu Gelmi.

 


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Últimas Notícias

Nova licitação para pavimentação asfáltica contemplará pedidos de Paulinho Palmeiraleia mais

Prefeito atende pedido de vereadores e inicia obras de readequação do pontilhão da Anhanguera, que dá acesso à região da Capelaleia mais

Paulinho Palmeira enaltece o reinício das obras da Interligação da Av. Independência com Av. Joaquim Alves Corrêa, em Valinhosleia mais

Sandro Rebecca comenta Moção de Apelo para intensificação de aulas onlineleia mais

Moção de Apelo de Marcos Ferraz solicitando intensificação das aulas online durante a pandemia é aprovada por unanimidadeleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia