Câmara aprova projeto Parceiro da Educação – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara aprova projeto Parceiro da Educação

Propositura autoriza que pessoas físicas e jurídicas doem equipamentos ou promovam atividades extracurriculares em escolas da rede municipal de ensino

SESSAO

Por unanimidade a Câmara de Vinhedo aprovou na noite dessa segunda-feira, 22, pela 136ª Sessão Ordinária, o projeto de Lei nº 3/2020, que institui o programa Parceiro da Educação.

O projeto tem como objetivo suprir demandas pontuais de unidades de ensino do Município, mediante parcerias com pessoas jurídicas ou físicas que pretendam ajudar as escolas por meio da doação de equipamentos, serviços, palestras ou cursos extracurriculares.

 “Esse projeto pretende diminuir as dificuldades enfrentadas pelas unidades de ensino de nossa cidade, permitindo que qualquer cidadão ou empresa possa contribuir financeiramente com a manutenção das escolas ou promovendo atividades extracurriculares”, explicou o vereador autor, Edson PC (MDB).

Pauta do Expediente

Na pauta foram apresentados um projeto de Decreto Legislativo, um requerimento, três moções e 26 indicações.

Explicação Pessoal

Marcos Ferraz (PSD) comentou sobre a reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, realizada na semana passada, para discutir sobre o Plano Diretor Participativo de Vinhedo. “Chamamos a essa Casa as secretarias de Obras, de Meio Ambiente e a Sanebavi para esclarecer dúvidas dos vereadores e da população acerca do Plano Diretor. Estamos programando novas reuniões e até mesmo uma audiência pública para aprofundarmos o debate, garantindo a participação popular. Essa é uma das legislações mais importantes de nosso município, portanto precisa de toda atenção”.

Márcio Melle (PSDB) comentou algumas de suas indicações apresentadas no dia. “Solicitei a pintura de faixa de pedestres na Avenida Castello Branco, em frente à sede do Conselho Municipal de Saúde, uma melhoria de extrema urgência, já que traria mais segurança aos pedestres; também solicitei a instalação de placas de trânsito no mesmo local, orientando quanto à travessia de pedestres e a importância de se respeitar o limite de velocidade”.

O presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi (SDD) comentou sobre a situação da pandemia da Covid-19 em Vinhedo. “Acredito que há realmente a necessidade de se flexibilizar a quarentena, porém sempre adotando todos os protocolos e medidas de seguranças possíveis a fim de garantir a eficiência na prevenção à Covid-19, assim como entendo que reduzir o horário comercial para quatro horas não é uma medida acertada, pois isso só aumenta a aglomeração, que é tudo que não precisamos no momento. Temos 18 leitos na UTI de nossa Santa Casa e atualmente temos apenas um leito vazio destinado a casos de Covid-19 e outro para as demais ocorrências. O que mais me preocupa, não só em Vinhedo, mas em toda a região, é a falta de dois medicamentes necessários para entubar o paciente, que são o rocurónio e o fentanil, e precisamos encontrar algum jeito de resolver essa questão”.

Edson PC questionou alguns atos da gestão municipal. “A Prefeitura gasta cerca de R$250 mil por mês para manutenção de uma única creche terceirizada, o que é um absurdo. A atual gestão deixa muito a desejar, e descobrimos muitas coisas que eram ocultadas da população, como contratos firmados sem a efetiva prestação do serviço e outros grandes problemas. Agora fecharam um grandioso contrato de recapeamento, porém cheio de falhas, como a falta de planejamento para implantação de ciclovias, a não previsão de troca das tampas de bueiros das vias o que, invariavelmente, causará a necessidade de um aditamento contratual, aumentando os custos”.

Thiago Carandina (PDT) criticou a falta de preocupação da Prefeitura com o bem-estar dos servidores públicos em meio à pandemia. “Mais uma vez os servidores não estão tendo nenhum respaldo da Prefeitura em relação à flexibilização. A Prefeitura não estabeleceu um protocolo de segurança para o retorno às atividades e nem abriu diálogo com a categoria para tanto. Na semana passada encaminhei Moção de Apelo ao Poder Executivo solicitando atenção à situação dos servidores, porém nada foi feito. A justiça chegou a questionar o posicionamento da Prefeitura, que preferiu entrar com recurso ao invés de abrir diálogo com os servidores”.

O vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Rebecca (PDT), ressaltou a importância do planejamento. “Volto a falar da importância do planejamento no Poder Público. Temos o exemplo do asfalto, que foi refeito, mas a administração pública se esqueceu da sinalização, o que gera muitos riscos à população. Tem postes na Vila Planalto há mais de seis meses com lâmpada apagada, o que outro exemplo gritante da falta de planejamento”.

A pandemia da Covid-19 voltou a ser destaque de Paulinho Palmeira (PODE). “Não podemos deixar de falar desse problema que assola o mundo todo. Sou da opinião que esse é um momento de união, devemos evitar embates e agir de forma conjunta a fim de combater a proliferação dessa doença. Sou favorável à flexibilização da quarentena, porém não podemos deixar de destacar que, infelizmente, está aumentando o número de pessoas acometidas com essa doença. Devemos trabalhar junto à comunidade para que possamos permitir a manutenção da flexibilização, ou seja, garantindo que todas as pessoas respeitem as medidas de segurança”.

Por fim, Nil Ramos (PODE) também comentou sobre a Covid-19. “Estive conversando com gestores clínicos da Santa Casa, para melhor entender a real situação da Covid-19 em nossa cidade. Nossa população tem que ter consciência da importância da prevenção, pois, caso contrário, teremos que retroagir e fechar novamente os comércios, enrijecer a quarentena. Vejo pessoas praticando atividades físicas sem máscaras, e recomendo que a Guarda Municipal aborde essas pessoas e as obrigue a utilizar a máscara quando em local público”.


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Enviar comentário

Últimas Notícias

Nova licitação para pavimentação asfáltica contemplará pedidos de Paulinho Palmeiraleia mais

Prefeito atende pedido de vereadores e inicia obras de readequação do pontilhão da Anhanguera, que dá acesso à região da Capelaleia mais

Paulinho Palmeira enaltece o reinício das obras da Interligação da Av. Independência com Av. Joaquim Alves Corrêa, em Valinhosleia mais

Sandro Rebecca comenta Moção de Apelo para intensificação de aulas onlineleia mais

Moção de Apelo de Marcos Ferraz solicitando intensificação das aulas online durante a pandemia é aprovada por unanimidadeleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia