Câmara aprova criação da Semana das Lutas Esportivas e Artes Marciais – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara aprova criação da Semana das Lutas Esportivas e Artes Marciais

Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19) o acesso ao plenário durante as sessões só foi permitido aos vereadores, funcionários da Casa essenciais ao ato e imprensa previamente cadastrada

200317_129_Sessao_Ordinaria (9)

Excepcionalmente a 129ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 16, foi realizada de portas fechadas, sem acesso por parte da população. A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Vinhedo assinou ato restringindo o acesso ao plenário durante as sessões apenas aos vereadores, funcionários da Casa essenciais ao ato e imprensa previamente cadastrada, como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), conforme recomendação do Ministério da Saúde e do governo estadual.

Os canais de comunicação da Câmara transmitiram a sessão normalmente e permitiram a população acompanhar o trabalho dos vereadores, nos termos do regimento interno.

Ordem do Dia

Única matéria constante na Ordem do Dia, o projeto de Lei nº 66/2019 foi aprovado por unanimidade, instituindo no calendário oficial do município a Semana das Lutas Esportivas e Artes Marciais, a ser realizada anualmente na terceira semana de abril.

Autor da matéria, Marcos Ferraz (PSD) comentou sobre o projeto ao encaminhar seu voto. “O presente projeto de Lei objetiva estimular o esporte. A prática de artes marciais é comprovadamente benéfica ao desenvolvimento físico e mental de seus praticantes, além de ensinar importantes valores sociais, como o respeito aos semelhantes e a cultura da paz”.

Expediente

Na pauta do expediente foi apresentado um projeto de Decreto Legislativo, um requerimento, 12 moções e 17 indicações.

 

Explicação Pessoal

Ao abrir a fase de explicação pessoal, a vereadora Ana Genezini anunciou sua saída do partido MDB. “A carta com pedido para desfiliação do partido está no cartório eleitoral desde o dia 12 de março, portanto oficialmente já não mais faço parte do MDB e nem represento a liderança desse partido nessa Casa de Leis”.

O vereador Valdir Barrato (PSOL) apontou alguns erros na organização da Festa da Uva, suspensa pela Prefeitura devido ao surto do coronavirus no mundo. “São vários os erros que podemos apontar em relação à Festa da Uva, como o modelo mal definido, o problema com a licitação e a falta de sensibilidade do governo em perceber a pandemia do coronavirus e promover a abertura da Festa como se nada tivesse acontecendo, tendo logo na sequência que suspender o evento em atendimento a pedido do Ministério Público. A organização da Festa da Uva parece um jogo dos sete erros”.

O surto do coronavirus foi um dos destaques do vice-presidente Sandro Rebecca (PDT). “Agora é hora da serenidade, da calma e da divulgação de informações corretas. Nós do poder público temos o dever de ajudar a população a entender as armadilhas que a internet propaga, com notificas falsas e alarde. Acredito que devemos dar atenção À especialistas, médicos e infectologistas, que trazem informações claras como a certeza da propagação e a importância de nos precavermos para achatar a curva estatística”.

Rui “Macaxeira” (PSB) comentou sobre o projeto de Lei nº 66/2019, aprovado na noite. “O projeto aprovado na noite é muito importante, pois quando valorizamos o esporte estamos também investindo em educação. Parabenizo o vereador Marcos Ferraz pela iniciativa”.

Novidades em relação ao prolongamento da Avenida Independência, ligando a Valinhos, foram apresentadas por Paulinho Palmeira (PV). “Recebi notícias que a Prefeitura de Valinhos deu andamento na desapropriação de terreno na divisa com nossa cidade, permitindo o seguimento das obras para ligação da Avenida Independência com a Avenida Joaquim Alves Corrêa. Essa é uma melhoria que tenho solicitado há anos, já tendo reunido com diferentes prefeitos. Essa obra é fundamental para o desenvolvimento de nossa região”.

Por sua vez, Nil Ramos (PSDB) relembrou reunião na Secretaria de Saúde, sobre o tema coronavirus, e parabenizou a Prefeitura pela decisão em suspender a realização da Festa da Uva. “Bem no início da epidemia do coronavirus me reuni com a então secretária da Saúde em exercício, Erica Pin, acerca de quais medidas poderiam ser tomadas para a prevenção. Comentamos sobre o telefone 136, da saúde, onde a população pode tirar dúvidas e receber orientações. Hoje, cumprimento a administração municipal pela acertada decisão de suspender a Festa da Uva, em nome da saúde de nossa população. Acredito nas medidas que estão sendo tomadas”.

O lançamento da pré-candidatura a prefeitura da atual vice-prefeita, Claudinéia Serafim, nas eleições 2020, foi um dos destaques de Geraldinho Cangussú (PV). “Na semana passada a atual vice-prefeita, Claudinéia Serafim, lançou oficialmente a sua pré-candidatura à prefeita de nossa cidade, e a parabenizo pela coragem. Devemos valorizar todas as pessoas que tem amor por Vinhedo e se dispõem a lutar por nossa cidade”.

Flávia Bitar (PDT) comentou sobre os ataques ao seu trabalho como vereadora. “Infelizmente tem hora que não podemos nos calar. Sou ofendida na internet desde que fui eleita, primeiro por defender a causa animal, e depois por defender os direitos das mulheres. Até críticas ao nosso material pedagógico relacionado ao bem-estar animal temos recebido, projeto que foi premiado pelo ex-governador Marcio França. É triste ver como algumas pessoas falam sem conhecimento”.

O presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi, também anunciou sua saída do MDB. “Em 1992 iniciei minha vida política, justamente no MDB, e ao longo de minha trajetória política passei por outros partidos, mas acabei voltando ao MDB em 2011, sendo eleito por duas vezes com essa legenda. Falo tudo isso para anunciar oficialmente minha saída do MDB. Há muito tempo já havia anunciado que sou pré-candidato a prefeito, e o MDB, como todo partido democrático, tem suas próprias escolhas e filiará outras pessoas quem também são pré-candidatas à prefeitura, ficando assim inviável minha permanência. Na próxima semana anunciarei qual o meu novo partido”.

Por fim, Carlos Florentino (PV) parabenizou os funcionários da Secretaria de Serviços e Sanebavi pela execução da operação tapa buraco. “Mesmo sem condições os funcionários da Secretaria de Serviços têm realizado um importante trabalho em nossa cidade, assim como os funcionários da Sanebavi, que auxiliam na operação tapa buraco. Merecem todo reconhecimento”.

 


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Enviar comentário

Últimas Notícias

Câmara suspende realização de sessões ordinárias e prazo de tramitação como medida de segurança em face da pandemia de coronavírusleia mais

Câmara acompanha parecer do Tribunal de Contas do Estado e reprova contas da Prefeitura referente ao exercício de 2016leia mais

Edu Gelmi solicita ação de desinfecção de ruas e espaços públicosleia mais

Em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Sandro Rebecca pede adoção de políticas efetivas de inclusãoleia mais

Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia