Audiência Pública da Fazenda apresenta dados do 1º quadrimestre de 2020 – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Audiência Pública da Fazenda apresenta dados do 1º quadrimestre de 2020

200528_Audiencia_Fazenda (9)

Nessa quinta-feira, dia 28, a Câmara de Vinhedo recebeu a equipe da Secretaria Municipal da Fazenda para realização da Audiência Pública da Fazenda. A apresentação, transmitida em tempo real pelos canais de comunicação do Legislativo Municipal e realizada por videoconferência, demonstrou e avaliou o cumprimento das metas fiscais referentes ao primeiro quadrimestre de 2020.

 

Participou da audiência o vereador Rubens Nunes (PODE), na qualidade de presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento; Thiago Carandina (PDT), membro da comissão; o presidente da Câmara, Edu Gelmi (Solidariedade); Paulinho Palmeira (PODE); Rui “Macaxeira” (PODE); e vereador Sandro Rebecca (PDT). Carlos Florentino (Republicanos), membro da Comissão de Finanças, justificou sua ausência.

 

A audiência foi iniciada com a apresentação do relatório do Executivo pelo diretor contábil, José Carlos Meneghesso, supervisão e explanação da secretária da Fazenda, Deise Gomes, que afirmou que a arrecadação em janeiro superou as expectativas, porém, a eclosão da pandemia da Covid-19 fez com que a arrecadação caísse significativamente já em abril. Também participou da audiência, fazendo apontamentos, o controlador interno da Prefeitura, Eduardo Josapha.

 

Durante a audiência, os parlamentares apresentaram diversos questionamentos, notadamente sobre gastos com folha de pagamento e limpeza pública, itens que figuram na lista das maiores despesas do município.

 

Thiago Carandina apresentou dúvidas a diferentes planilhas apresentadas pela Secretaria, em especial as com resultados resumidos, como a o significativo aumento das receitas da Sanebavi no 1º quadrimestre de 2020 se comparado ao 1º quadrimestre de 2019.

 

O vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Rebecca, questionou se há dívidas do município além das dívidas consolidadas apresentadas e pediu um resumo de quantos contratos a municipalidade conseguiu negociar, devido à situação de pandemia, e qual o resultado esperado em economia com essa ação.

 

Edson PC, por sua vez, questionou o motivo do aumento com despesa com pessoal, se foi por horas extras, necessidade de contratação de mais profissionais ou outras causas.

 

Paulinho Palmeira destacou a situação atípica vivida pelo mundo e perguntou qual a real situação do repasse de ICMS pelo governo do estado.

 

O presidente da Câmara, Edu Gelmi disse acreditar que a queda na receita corrente líquida, no ano, será de aproximadamente 15%, devido à pandemia da Covid-19, o que resultará problemas nos próximos anos, como o risco de não conseguir aplicar o mínimo legal exigido para a Educação, uma vez que hoje a municipalidade já investe no setor o percentual mínimo.

 

Por fim, o presidente da Comissão, vereador Rubens Nunes questionou se a Secretaria garante que, com o trabalho que têm realizado de contenção de gastos, conseguirá cumprir com a folha de pagamento até dezembro.

 

Os dados demonstrados durante a audiência, assim como o vídeo da apresentação estão disponíveis no website da Câmara de Vinhedo. Basta acessar https://www.camaravinhedo.sp.gov.br/audiencia-publica-da-fazenda/.

 


Fonte: Comunicação Institucional | CMV

Últimas Notícias

Márcio Melle solicita limpeza de bocas de lobos e reparos nas tampas de bueirosleia mais

Mazinho parabeniza Guarda Civil Municipal de Vinhedo pela celebração de 40 anos de fundação e reforça pedido para atualização do plano de cargos e carreiraleia mais

Vereador Rubens Nunes constata acúmulo de entulhos pela cidade e cobra atitude do prefeito Dario Pachecoleia mais

Thiago Marra encaminha Moção de Repúdio à CPFLleia mais

Câmara sedia Audiência Pública da Fazenda para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2020leia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia