Vereadores prestigiam inauguração de novos serviços na Central de Atendimento SIM Vinhedo Digital – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores prestigiam inauguração de novos serviços na Central de Atendimento SIM Vinhedo Digital

Central de Atendimento de Soluções Integradas Municipais (SIM) Vinhedo Digital inaugurou seus postos de atendimento do SEBRAE, INSS e de plantão da Secretaria Municipal da Fazenda

EG

Nessa quarta-feira, 17, o presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi (MDB), e os parlamentares Flávia Bitar (PDT), Marcos Ferraz (PSD), Nil Ramos (PSDB), Paulinho Palmeira (PV) e Rui “Macaxeira” (PSB) prestigiaram a cerimônia de inauguração dos novos postos de serviços da Central de Atendimento de Soluções Integradas Municipais (SIM) Vinhedo Digital, localizada na Rua Monteiro de Barros, ao lado do Centro de Excelência Esportiva Dorival Cieni.

O atendimento do SIM se tornou central em 2012, e da lá para cá uma série de serviços foram inclusos ampliando a gama ofertada à população.

Nessa quarta-feira, foram inaugurados os postos de serviço do SEBRAE, do INSS Digital e de plantão da Secretaria Municipal da Fazenda, além de uma agência do Banco Santander. Com isso, finalmente a municipalidade conseguiu reunir o atendimento de grande parte dos serviços oferecidos ao cidadão em um único lugar.

Em seu discurso, o presidente Edu Gelmi parabenizou o uso da tecnologia à praticidade oferecida pela Central. “Os aplausos de hoje são à tecnologia e à praticidade que encontramos aqui. Precisamos, além de desburocratizar, melhorar o atendimento ao cidadão vinhedense como um todo”.

O SIM oferece uma gama de serviços à população vinhedense, como o cadastro habitacional, emissão do cartão saúde, cadastro por vagas em creches e na rede municipal de ensino, oficinas culturais etc.

Atualmente, para ser atendido, o cidadão pode agendar, no portal da Prefeitura na internet ou na própria Central, ou comparecer sem agendamento e esperar o atendimento por ordem de chegada. Para evitar que munícipes enfrentem longo período de espera para o atendimento, no futuro, a Central do SIM só atenderá por meio de agendamento, o qual poderá ser feito também por aplicativo, pois já há projetos para isso.

Para emitir o cartão SIM o cidadão pode agendar seu atendimento pela internet, ou apenas comparecer ao local e ser atendimento por ordem de chegada, sempre munido de seus documentos pessoais e comprovantes de endereço, em respeito ao Decreto nº 47/2014. O agendamento online só não é permitido nos casos de inscrição em programas habitacionais.

No caso de carência de documentos que atestem a residência do interessado em Vinhedo, agentes públicos são enviados ao local indicado como suposta residência do munícipe para confirmar a informação e dar andamento na emissão do cartão ou serviço desejado.

Esse controle impede que pessoas de outras cidades se passem por vinhedenses para utilizar serviços municipais exclusivos para residentes.

Todos os documentos apresentados são digitalizados na hora, ficando armazenados no sistema municipal para uso exclusivo dos serviços oferecidos pela Prefeitura, evitando o uso de papel e gerando economia aos cofres públicos, além de agilidade no atendimento.

20 serviços estão ligados ao Cartão Cidadão, o cartão SIM, como os já citados acima, e além desses o espaço oferece os serviços do setor de protocolo, recursos de multas e Banco do Povo.

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, mais de 20 mil pessoas foram atendidas com o cartão Cidadão, totalizando 20.080 atendimentos, uma média de 2.869 por mês.


Fonte: Gabinete da presidência | vereador Edu Gelmi (MDB)

Últimas Notícias

Edu Gelmi explica que falta de água em Vinhedo decorre de erro em planejamento e investimentoleia mais

A convite de Rubens Nunes, representantes da Secretaria de Educação vão à Câmara e se comprometem a apresentar levantamento sobre impacto financeiro do PLC nº 06/2019leia mais

Sandro Rebecca parabeniza CEIVI pelos 35º anos de trabalho em prol da comunidade vinhedenseleia mais

Marcos Ferraz propõe que Prefeitura acompanhe uso de recursos públicos por entidades para não prejudicar as que realizam trabalho adequadoleia mais

Edu Gelmi comenta rombo nas finanças do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia