Vereadora Flávia Bitar presta contas de promessas de campanha – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadora Flávia Bitar presta contas de promessas de campanha

Material educativo sobre Bem Estar Animal distribuído em escolas e reestruturação do atendimento da Zoonoses foram alguns dos serviços prestados à população pelo mandato

FB

Desde que foi eleita vereadora, Flávia Bitar (PDT) teve como principal política a defesa do Bem Estar Animal e do meio ambiente. Passados três anos de mandato, a parlamentar presta contas à população quanto à realização de suas promessas de campanha.

Um dos motes de sua campanha era a promoção de parcerias com a rede municipal de ensino para inclusão na grade curricular dos alunos de material e projetos voltados à posse responsável de animais e educação ambiental, e isso foi alcançando já no ano passado com o desenvolvimento da cartilha ABC do Bem-Estar Animal.

Desenvolvida pela vereadora em parceria com a escritora e pedagoga Mariana Penteado, o material didático foi distribuído a alunos de escolas da rede municipal e particulares, e tendo como objetivo complementar a grade curricular com ensinamentos sobre respeito, cuidados e proteção aos animais domésticos, comunitários e selvagens. Só em 2018 3.500 exemplares foram distribuídos nas escolas municipais, além de outros 3.900 gibis da Turma da Mônica, com o mesmo tema, desenvolvido pela agora extinta Subsecretaria Estadual de Bem-Estar Animal. Já em 2019, outras 2000 edições da cartilha ABC do Bem-Estar Animal foram distribuídas à rede municipal de ensino.

A reestruturação no atendimento do Centro de Zoonoses foi mais uma promessa cumprida por Flávia Bitar. Desde 2017 existe um cadastro na Secretaria de Saúde para que entidades e particulares protetores de animais tenham atendimento preferencial para castração de animais de rua e população carente. Além disso, na Secretaria de Meio Ambiente, é realizado um acompanhamento de questões voltadas ao bem-estar animal, como apoio em mutirões de castração, recebimento e encaminhamento denúncias de maus tratos e promoção de campanhas educacionais.

Ainda em relação a Zoonoses, agora em outubro foi realizado pregão para contratação de empresa para o recolhimento e adestramento de até 10 animais em situação de risco. Esse serviço é possível graças ao repasse de R$60 mil destinados ao Meio Ambirente, para esse fim, pela Emenda Impositiva nº 03 à Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2019. Atualmente sete animais recolhidos em situação de risco são mantidos em canil contratado pela Prefeitura, e aguardam adoção.

Proteção e recuperação de animais silvestres

Com intermediação da vereadora, em 2018 a Prefeitura de Vinhedo assinou convênio com a Associação Mata Ciliar (AMC), uma organização não governamental (ONG) localizada em Jundiaí, para encaminhamento de animais silvestres feridos.

Inédito em Vinhedo, o convênio permitiu o encaminhamento de animais silvestres feridos encontrados no município. O encaminhamento dos animais é feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão.

Já para o ano que vem, será lançado o livro “Protegendo a Fauna Silvestre e Crescendo a Cidadania”, material didático que será distribuído para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental I e primeiros anos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal.

O livro, que está sendo produzido pela Mata Ciliar em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, Guarda Civil Municipal e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) apresentará um levantamento da fauna vinhedense, com ficha técnica sobre cada animal, definição do conceito de animal silvestre e orientações sobre como a comunidade deve agir em caso de convívio ou encontros com esses animais, preservando-os.

Áreas de proteção permanente e reflorestamento

Outra promessa de campanha de grande relevância também concretizada era a criação  de áreas de proteção permanente (APP) e projeto de reflorestamento.

Pensando nisso, Flávia Bitar apresentou ao prefeito Jaime Cruz o programa Reconecta RMC, iniciado em Campinas, e agora assinado por pela Prefeitura de Vinhedo e pela administração de outras 19 cidades da região.

O Programa tem como enfoque promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética; recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos; manter e aprimorar a gestão de unidades de conservação existentes, incentivar a criação de novas áreas de preservação e conservar remanescentes estratégicos.

“Com a parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, e boa articulação, conseguimos resultados mais rápidos e efetivos. A questão ambiental é um tema em alta e que deve ser tratado com muita seriedade, sendo fundamental a união entre os poderes para atingirmos os objetivos”, enfatiza Flávia Bitar.


Fonte: Gabinete da Vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Falta de médicos e remédios é tema de Edu Gelmileia mais

Projeto com revisão do Plano Diretor chega para análise dos vereadores na Câmara de Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca recomenda revisão de políticas públicas em Saúde no municípioleia mais

Câmara de Vinhedo convida escolas para edição 2020 do Parlamento Jovemleia mais

Edu Gelmi cobra conclusão da obra no Córrego Sterzeckleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia