Vereadora Flávia Bitar presta contas de promessas de campanha – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadora Flávia Bitar presta contas de promessas de campanha

Material educativo sobre Bem Estar Animal distribuído em escolas e reestruturação do atendimento da Zoonoses foram alguns dos serviços prestados à população pelo mandato

FB

Desde que foi eleita vereadora, Flávia Bitar (PDT) teve como principal política a defesa do Bem Estar Animal e do meio ambiente. Passados três anos de mandato, a parlamentar presta contas à população quanto à realização de suas promessas de campanha.

Um dos motes de sua campanha era a promoção de parcerias com a rede municipal de ensino para inclusão na grade curricular dos alunos de material e projetos voltados à posse responsável de animais e educação ambiental, e isso foi alcançando já no ano passado com o desenvolvimento da cartilha ABC do Bem-Estar Animal.

Desenvolvida pela vereadora em parceria com a escritora e pedagoga Mariana Penteado, o material didático foi distribuído a alunos de escolas da rede municipal e particulares, e tendo como objetivo complementar a grade curricular com ensinamentos sobre respeito, cuidados e proteção aos animais domésticos, comunitários e selvagens. Só em 2018 3.500 exemplares foram distribuídos nas escolas municipais, além de outros 3.900 gibis da Turma da Mônica, com o mesmo tema, desenvolvido pela agora extinta Subsecretaria Estadual de Bem-Estar Animal. Já em 2019, outras 2000 edições da cartilha ABC do Bem-Estar Animal foram distribuídas à rede municipal de ensino.

A reestruturação no atendimento do Centro de Zoonoses foi mais uma promessa cumprida por Flávia Bitar. Desde 2017 existe um cadastro na Secretaria de Saúde para que entidades e particulares protetores de animais tenham atendimento preferencial para castração de animais de rua e população carente. Além disso, na Secretaria de Meio Ambiente, é realizado um acompanhamento de questões voltadas ao bem-estar animal, como apoio em mutirões de castração, recebimento e encaminhamento denúncias de maus tratos e promoção de campanhas educacionais.

Ainda em relação a Zoonoses, agora em outubro foi realizado pregão para contratação de empresa para o recolhimento e adestramento de até 10 animais em situação de risco. Esse serviço é possível graças ao repasse de R$60 mil destinados ao Meio Ambirente, para esse fim, pela Emenda Impositiva nº 03 à Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2019. Atualmente sete animais recolhidos em situação de risco são mantidos em canil contratado pela Prefeitura, e aguardam adoção.

Proteção e recuperação de animais silvestres

Com intermediação da vereadora, em 2018 a Prefeitura de Vinhedo assinou convênio com a Associação Mata Ciliar (AMC), uma organização não governamental (ONG) localizada em Jundiaí, para encaminhamento de animais silvestres feridos.

Inédito em Vinhedo, o convênio permitiu o encaminhamento de animais silvestres feridos encontrados no município. O encaminhamento dos animais é feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão.

Já para o ano que vem, será lançado o livro “Protegendo a Fauna Silvestre e Crescendo a Cidadania”, material didático que será distribuído para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental I e primeiros anos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal.

O livro, que está sendo produzido pela Mata Ciliar em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, Guarda Civil Municipal e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) apresentará um levantamento da fauna vinhedense, com ficha técnica sobre cada animal, definição do conceito de animal silvestre e orientações sobre como a comunidade deve agir em caso de convívio ou encontros com esses animais, preservando-os.

Áreas de proteção permanente e reflorestamento

Outra promessa de campanha de grande relevância também concretizada era a criação  de áreas de proteção permanente (APP) e projeto de reflorestamento.

Pensando nisso, Flávia Bitar apresentou ao prefeito Jaime Cruz o programa Reconecta RMC, iniciado em Campinas, e agora assinado por pela Prefeitura de Vinhedo e pela administração de outras 19 cidades da região.

O Programa tem como enfoque promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética; recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos; manter e aprimorar a gestão de unidades de conservação existentes, incentivar a criação de novas áreas de preservação e conservar remanescentes estratégicos.

“Com a parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, e boa articulação, conseguimos resultados mais rápidos e efetivos. A questão ambiental é um tema em alta e que deve ser tratado com muita seriedade, sendo fundamental a união entre os poderes para atingirmos os objetivos”, enfatiza Flávia Bitar.


Fonte: Gabinete da Vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Câmara Municipal realiza 141ª Sessão Ordinárialeia mais

Secretários municipais prestam esclarecimentos à Câmara em resposta a requerimentos de vereadoresleia mais

Câmara Municipal nomeia Memorial do Imigrante em homenagem a Tuto Gasparinileia mais

Câmara receberá secretários municipais convocados por Requerimento para esclarecimentosleia mais

Publicações no site Câmara estão reguladas em conformidade com a Legislação Eleitoralleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia