Vereador Sandro Rebecca representa a Câmara na abertura da 16º Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Vereador Sandro Rebecca representa a Câmara na abertura da 16º Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

SR_Destaque

Nesta segunda-feira, 26, ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social, a cerimônia de abertura da 16ª edição da Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizada pela Secretaria de Assistência Social junto ao Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Rebecca (PDT), representou a presidência do Legislativo na mesa diretiva da cerimônia de abertura, acompanhado dos também parlamentares Geraldinho Cangussú (PV), Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira (PV) e Rui “Macaxeira” (PSB).

Também compôs a mesa o prefeito Jaime Cruz; a vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim; o secretário de Assistência Social, Eduardo Galasso; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vinhedo, Viviane Missio.

O objetivo da Semana é conscientizar toda a população sobre os direitos da pessoa com deficiência, que vai muito além de uma rampa adaptada ou do respeito às vagas de estacionamento ou trabalho, destinadas a esse público. Serão cinco dias para discutir e conhecer um pouco mais sobre esse universo.

Antes dos discursos das autoridades, a Cia Acesso a Danças fez uma apresentação de dança adaptada com a profª. Silvia Prado.

Ao se pronunciar, representando a presidência da Câmara, Sandro Rebecca reforçou a importância em se pensar na melhoria contínua. “Devemos pensar na melhoria contínua. Pequenas atitudes trazem grandes resultados. Precisamos unir as nossas forças, pois é no diferente que encontramos soluções”.

Ao fim, foi ministrada a palestra “Emprego Apoiado”, por Maria Fernanda B. Prezia,  consultora de emprego apoiado da APABEX, unidade São Paulo.

Ações no município

Recentemente o município adquiriu 20 brinquedos adaptados, pedido antigo de vários vereadores, que nos próximos dias serão instalados em diversos pontos da cidade, beneficiando crianças cadeirantes.

Atualmente, a rede municipal de educação atende aproximadamente 400 crianças com algum tipo de deficiência, sendo 250 com laudo fechado. Recentemente, a Secretaria de Educação passou a contar com 40 profissionais para lidar especialmente com esses estudantes.

Outro ponto destacado no encontro é que, neste ano, a Prefeitura de Vinhedo, por meio do Programa Selando Parcerias, investirá aproximadamente R$ 10 milhões em diversas entidades da cidade, entre elas, Ceivi, LarCab e Apabex, que trabalham com pessoas com deficiência.

Confira a programação completa do evento:

27 de agosto – 9h30 – 11h

Local: ARCA Capela

Interação musical entre as crianças da ARCA Capela e os adultos da APABEX

* Esta atividade será exclusiva para os atendidos de ambas entidades.

28 de agosto – 14h

Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social

Palestra Cannabis Medicinal:  histórico, utilização e regulamentação.

Palestrante: Dr. Raphael Bontempi Ferreira – advogado pela PUC-Campinas, bacharel em Administração de empresas com ênfase em finanças, bacharel em economia, mestre em Direito pela Universidade de Lleida/INEFC – Espanha, especialista em Direito Internacional e estudioso do tema da Cannabis medicinal, pela universidade de Oaksterdam/California – Estados Unidos.

29 de agosto – manhã, tarde e noite

Local: CEFORMI

Atividades sobre adaptação curricular – deficiência intelectual/ TEA, deficiência visual e auditiva

30 de agosto – a partir das 18h

Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social

BALADA INCLUSIVA

Animação:  DJ Punk

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia