Sandro Rebecca apresenta sugestões para economia de água no município, incluindo o poder público – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca apresenta sugestões para economia de água no município, incluindo o poder público

Preocupação com abastecimento tem sido tema constante do vereador

#Paratodosverem: Da tribuna, o vereador Sandro Rebecca fala sobre sugestões para economia de água.

Nessa segunda-feira, 23, pela 111ª Sessão Ordinária, o vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Rebecca (PDT), apresentou sugestões para que a municipalidade e população economizem mais água. O parlamentar comentou os dados e propostas de órgãos especializados e deu exemplos de aplicação em Vinhedo.

“Acredito que várias ações possam ser tomadas para promover a economia no consumo de água. Precisamos usar os impostos pagos pela população à Sanebavi, para trazer benfeitorias ao município. Ações práticas pelo Poder Executivo devem ser tomadas como exemplos para conscientização”, afirmou.

Sandro Rebecca comentou sobre propositura do Senado, o PL nº 317/2018, que tem a prerrogativa de reduzir o desperdício de água. Esse projeto de Lei Federal visa alterar a Lei de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007) e a Lei das Águas (Lei 9.433/1997), passando a exigir que os valores arrecadados com a cobrança do uso de recursos hídricos sejam usados também no financiamento de projetos voltados para a redução de perdas no abastecimento, e considerando a redução de perdas de água tratada como princípio fundamental do combate ao desperdício.

“Não podemos achar normal que cerca de 30% da água tratada seja perdida, como acontece em Vinhedo e na maioria das cidades do país. A redução nas perdas de água tratada deve ser o objetivo”, enfatizou.

O parlamentar lembrou ainda que a redução no consumo de água não diz respeito apenas ao uso reduzido do líquido, diretamente, mas também ao menor consumo de energia, que deve ser incentivado.

Para Sandro Rebecca, a Sanabevi precisa investir em conscientização. “Enxergo que apenas divulgar para a população que estamos em estiagem e pedir a compreensão e racionamento de água não seja o suficiente, a Sanebavi precisa buscar outras soluções. O básico precisa ser divulgado, como não deixar torneiras abertas ou mesmo lavar carros durante o período de estiagem. Precisamos fazer com que essas informações cheguem às escolas, formem opinião entre os jovens, que repassarão às suas famílias. Uma torneira aberta por um minuto gasta 20 litros de água, enquanto um banho de 15 minutos consome 135 litros de água, isso tudo precisa ser divulgado”.

Um exemplo de programa de sucesso apresentado pelo vereador foi o Programa de Uso Racional de Água (PURA) da SABESP, o qual, ainda em 2017, serviu de inspiração para que apresentasse proposta de adoção de programa similar em Vinhedo. “Uma política para o uso racional da água pode representar uma redução de 15% do consumo, o que é muito significativo. Esse programa também conscientizaria o próprio servidor municipal, que deixa de ver como normais situações de desperdício que podem ser deparadas no dia a dia, e evidencia a consciência ecológica de instituições e empresas etc. Deve haver a concessão de benefícios aos munícipes que comprovadamente reduzirem o consumo de água”.

O programa municipal de uso racional da água idealizado pelo vereador seria dividido em um diagnóstico técnico, com o levantamento de todo processo de consumo e utilização da água e detecção dos pontos críticos; projeto técnico, estabelecendo ações, com base no levantamento anterior, investimento e prazos necessários para concretização; e suporte operacional, com a execução das obras, manutenção dos sistemas críticos e conscientização dos servidores.

“Devemos, ainda, incentivar o reuso de água pluvial e instalação de equipamentos eficientes nas casas, como o arejador, que reduz o consumo doméstico entre 50% e 80%. Sinto falta, na Sanebavi, de programas que incentivem essas práticas”, concluiu.

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia