Sandro Rebecca apresenta campanha do Sínodo pela Amazônia para chamar a atenção sobre necessidade de pensar o futuro do meio ambiente também em Vinhedo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca apresenta campanha do Sínodo pela Amazônia para chamar a atenção sobre necessidade de pensar o futuro do meio ambiente também em Vinhedo

#Paratodosverem: O vereador Sandro Rebecca sentado à mesa diretiva

No dia 07 de outubro, ainda na 113ª Sessão Ordinária, o vereador Sandro Rebecca (PDT), vice-presidente da Câmara, apresentou vídeo do Sínodo dos Bispos clamando pela atenção dos governos e da população à preservação do meio ambiente, e em especial à Amazônia, e fez um apelo para que a municipalidade pense sobre a preservação ambiental em nossa cidade.

“Fiz questão de levantar esse tema, pois podemos cair na tentação de achar que a luta pela preservação está muito distante de nossas vidas, o que não é verdade. Esse tema não é distante, embora foque na Amazônia, pois estamos em vias de discutir a revisão do nosso Plano Diretor, questão que afeta também o nosso meio ambiente. Não podemos duvidar que o poder financeiro e econômico está atuando para desviar o assunto do que é a verdade, seja na Amazônia, seja em nosso município. Devemos pensar o que realmente queremos de preservação ambiental para a cidade de Vinhedo”, afirmou.

Ao concluir, o parlamentar ressaltou que “nesses tempos de notícias falsas é fundamental ler conteúdo de fontes confiáveis” e replicou trecho da fala do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer:

“Estejamos muito atentos àquilo que ouvimos e lemos e de quem recebemos mensagens. Checagem das informações e discernimento são coisas indispensáveis, para não sermos arrastados por informações de todo tipo. É necessário ver, se as fontes das informações são confiáveis. Há muita fonte poluída por aí e quem bebe de fontes envenenadas, fica envenenado também e pode até morrer…”

O Sínodo dos Bispos

O Sínodo dos Bispos foi instituído por Paulo VI em 15 de setembro de 1965 com o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo. Sua instituição ocorreu no contexto do Concílio Vaticano II, que, com a Constituição dogmática Lumen gentium (21 de novembro de 1964), concentrou-se amplamente na doutrina do episcopado, instando a um maior envolvimento dos bispos cum et sub Petro em questões que afetam a Igreja universal.

Recentemente, o Papa Francisco, com a Constituição Apostólica Episcopalis communio (15 de setembro de 2018), renovou profundamente o Sínodo dos Bispos, inserindo-o no quadro da sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja em todos os níveis da sua existência. De modo especial, o Sínodo é compreendido como um processo articulado em três fases: a fase preparatória, em que se realiza a consulta ao Povo de Deus sobre os temas indicados pelo Romano Pontífice; a fase celebrativa, caracterizada pela reunião dos Bispos em assembleia; e a fase de atuação, em que as conclusões do Sínodo aprovadas pelo Romano Pontífice são acolhidas pelas Igrejas. Portanto, a fase central, quando os Pastores se dedicam ao discernimento, é precedida e sucedida por fases em que todo o Povo de Deus é convocado, na pluralidade de sua composição.


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

http://www.sinodoamazonico.va/content/sinodoamazonico/pt.html

Últimas Notícias

Audiência Pública da Fazenda apresenta dados do terceiro quadrimestre de 2019leia mais

Paulinho Palmeira propõe contratação de professores substitutos para resolver ausência provisórialeia mais

Sandro Rebecca pede mais atenção com segurança no trânsito e propõe rotatórias para aliviar trânsito na Estrada da Capelaleia mais

Edu Gelmi solicita implantação do bilhete únicoleia mais

Mutirão para zerar fila de exames clínicos é proposta do vereador Paulinho Palmeiraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia