Sandro Rebecca apresenta campanha do Sínodo pela Amazônia para chamar a atenção sobre necessidade de pensar o futuro do meio ambiente também em Vinhedo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca apresenta campanha do Sínodo pela Amazônia para chamar a atenção sobre necessidade de pensar o futuro do meio ambiente também em Vinhedo

#Paratodosverem: O vereador Sandro Rebecca sentado à mesa diretiva

No dia 07 de outubro, ainda na 113ª Sessão Ordinária, o vereador Sandro Rebecca (PDT), vice-presidente da Câmara, apresentou vídeo do Sínodo dos Bispos clamando pela atenção dos governos e da população à preservação do meio ambiente, e em especial à Amazônia, e fez um apelo para que a municipalidade pense sobre a preservação ambiental em nossa cidade.

“Fiz questão de levantar esse tema, pois podemos cair na tentação de achar que a luta pela preservação está muito distante de nossas vidas, o que não é verdade. Esse tema não é distante, embora foque na Amazônia, pois estamos em vias de discutir a revisão do nosso Plano Diretor, questão que afeta também o nosso meio ambiente. Não podemos duvidar que o poder financeiro e econômico está atuando para desviar o assunto do que é a verdade, seja na Amazônia, seja em nosso município. Devemos pensar o que realmente queremos de preservação ambiental para a cidade de Vinhedo”, afirmou.

Ao concluir, o parlamentar ressaltou que “nesses tempos de notícias falsas é fundamental ler conteúdo de fontes confiáveis” e replicou trecho da fala do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer:

“Estejamos muito atentos àquilo que ouvimos e lemos e de quem recebemos mensagens. Checagem das informações e discernimento são coisas indispensáveis, para não sermos arrastados por informações de todo tipo. É necessário ver, se as fontes das informações são confiáveis. Há muita fonte poluída por aí e quem bebe de fontes envenenadas, fica envenenado também e pode até morrer…”

O Sínodo dos Bispos

O Sínodo dos Bispos foi instituído por Paulo VI em 15 de setembro de 1965 com o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo. Sua instituição ocorreu no contexto do Concílio Vaticano II, que, com a Constituição dogmática Lumen gentium (21 de novembro de 1964), concentrou-se amplamente na doutrina do episcopado, instando a um maior envolvimento dos bispos cum et sub Petro em questões que afetam a Igreja universal.

Recentemente, o Papa Francisco, com a Constituição Apostólica Episcopalis communio (15 de setembro de 2018), renovou profundamente o Sínodo dos Bispos, inserindo-o no quadro da sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja em todos os níveis da sua existência. De modo especial, o Sínodo é compreendido como um processo articulado em três fases: a fase preparatória, em que se realiza a consulta ao Povo de Deus sobre os temas indicados pelo Romano Pontífice; a fase celebrativa, caracterizada pela reunião dos Bispos em assembleia; e a fase de atuação, em que as conclusões do Sínodo aprovadas pelo Romano Pontífice são acolhidas pelas Igrejas. Portanto, a fase central, quando os Pastores se dedicam ao discernimento, é precedida e sucedida por fases em que todo o Povo de Deus é convocado, na pluralidade de sua composição.


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

http://www.sinodoamazonico.va/content/sinodoamazonico/pt.html

Enviar comentário

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia