Rui “Macaxeira” se reúne com secretário de Indústria e Comércio para tratar da estimativa de crescimento em arrecadação e empregos nos próximos anos – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Rui “Macaxeira” se reúne com secretário de Indústria e Comércio para tratar da estimativa de crescimento em arrecadação e empregos nos próximos anos

Parlamentar ainda conheceu infraestrutura da Central de Atendimento do Soluções Integradas Municipais (SIM)

MAC

Na sexta-feira passada, dia 12, o vereador Rui “Macaxeira” (PSB) se reuniu com o secretário de Indústria e Comércio, Matheus Galbes, e com o diretor da Pasta, Edvaldo Piva, para entender qual a estimativa do município para o crescimento de empregos e arrecadação nos próximos anos.

Recentemente novas indústrias tem se alojado em Vinhedo, como o caso do Data Center Ascenty, da empresa de gás industrial White Martins e da Combat blindagens, o que, de acordo com levantamento da municipalidade, gerará, já em 2021, um aumento no repasse de parte do ICMS a Vinhedo no valor de R$50 milhões.

Com relação ao aumento no número de vagas de emprego, Vinhedo segue, ao lado de Campinas e Piracicaba, como uma das únicas três cidades da RMC que apresentam um superávit em contratações. No balanço de 2018 a cidade ficou classificada como a terceira da região com mais vagas de emprego ofertadas, e manteve a colocação nos levantamentos mensais realizados ao longo de 2019.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) promove o cadastro de profissionais e o encaminhamento dessas pessoas às vagas de emprego no município também cadastradas no sistema.

A título de exemplo, quando se instalou na cidade, o Supermercado Covabra utilizou o cadastro do PAT para preencher seu quadro de funcionário, contratando nada menos que 166 vinhedenses cadastrados no sistema, de um total 167 funcionários que emprega na cidade.

“O PAT tem contribuindo muito para que a taxa de desemprego em nossa cidade só diminua. Regularmente visitamos empresas de Vinhedo para apresentar o programa, para que saibam que, em caso de necessidade de contratação de profissionais, podem encontrar mão de obra qualificada em nosso cadastro”, explicou o secretário Matheus Galbes.

Para se cadastrar no PAT, o interessado deve comparecer à Central de Atendimento das Soluções Integradas Municipais (SIM) portanto Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Caso tenha perdido a carteira, o munícipe pode emitir 2ª via no próprio PAT.

“Nessa reunião pude ver que o município tem uma boa perspectiva de crescimento, uma vez que aumentará sua arrecadação, graças à chegada de novas empresas em nossa cidade, e segue ofertando novas vagas de emprego. É preciso que a administração pública tenha o cuidado em manter a boa qualidade dos serviços e em melhorar a infraestrutura urbana para que mais riquezas possam ser geradas em Vinhedo”, enfatizou Rui “Macaxeira”.

SIM

O atendimento do SIM se tornou central em 2012, e da lá para cá uma série de serviços foram inclusos ampliando a gama ofertada à população.

O SIM oferece uma gama de serviços à população vinhedense, como o cadastro habitacional, emissão do cartão saúde, cadastro por vagas em creches e na rede municipal de ensino, oficinas culturais etc.

Atualmente, para ser atendido, o cidadão pode agendar, no portal da Prefeitura na internet ou na própria Central, ou comparecer sem agendamento e esperar o atendimento por ordem de chegada. Para evitar que munícipes enfrentem longo período de espera para o atendimento, no futuro, a Central do SIM só atenderá por meio de agendamento, o qual poderá ser feito também por aplicativo, pois já há projetos para isso.

Para emitir o cartão SIM o cidadão pode agendar seu atendimento pela internet, ou apenas comparecer ao local e ser atendimento por ordem de chegada, sempre munido de seus documentos pessoais e comprovantes de endereço, em respeito ao Decreto nº 47/2014. O agendamento online só não é permitido nos casos de inscrição em programas habitacionais.

No caso de carência de documentos que atestem a residência do interessado em Vinhedo, agentes públicos são enviados ao local indicado como suposta residência do munícipe para confirmar a informação e dar andamento na emissão do cartão ou serviço desejado.

Esse controle impede que pessoas de outras cidades se passem por vinhedenses para utilizar serviços municipais exclusivos para residentes.

Todos os documentos apresentados são digitalizados na hora, ficando armazenados no sistema municipal para uso exclusivo dos serviços oferecidos pela Prefeitura, evitando o uso de papel e gerando economia aos cofres públicos, além de agilidade no atendimento.

20 serviços estão ligados ao Cartão Cidadão, o cartão SIM, como os já citados acima, e além desses o espaço oferece os serviços do setor de protocolo, recursos de multas e Banco do Povo.

Casa do Empreendedor

Nessa quarta-feira, dia 17, a Central SIM inaugurará seu atendimento completo, com posto do SEBRAE e plantão da Secretaria da Fazenda.

De acordo com Edvaldo Piva, diretor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, o objetivo é transformar o espaço em uma “Casa do Empreendedor”, espaço em que o cidadão interessado receberá orientações sobre como abrir uma MEI, obter empréstimos do Banco do Povo ou mesmo ter acesso à lista do PAT para contratação de empregados para seu novo negócio. O espaço ainda contará com atendimento do INSS.

No espaço o SEBRAE também cadastrará o “Super MEI”, categoria destinada à MEIs que realizaram cursos de capacitação junto à entidade, que, entre outros benefícios, permite ao empreendedor obter empréstimos junto ao Banco do Povo com 0% de juros.


Fonte: Gabinete do Vereador Rui “Macaxeira” (PSB)

Últimas Notícias

A pedido do vereador Rubens Nunes, deputado estadual Arthur do Val destina emenda de R$250 mil para investimento na infraestrutura de Vinhedoleia mais

Edu Gelmi comenta importância do desassoreamento das represas e produção de água nos poços artesianosleia mais

Com 29 emendas, Câmara aprova Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020leia mais

Criado por Carlos Florentino, Projeto de Lei aprovado na Câmara proíbe gastos com marca e slogans de governoleia mais

Edson PC justifica ausência em votação da LOA para 2020leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia