Projeto para criação da Procuradoria da Mulher é tema em reunião de Edu Gelmi e Flávia Bitar na Saúde – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Projeto para criação da Procuradoria da Mulher é tema em reunião de Edu Gelmi e Flávia Bitar na Saúde

Parlamentares visitaram Flávio Moreira Alves, secretário municipal de Saúde e apresentaram projeto de combate à violência contra a mulher

  • 190206_EG_FB_Saude_Procuradoria_Mulher_2
  • 190206_EG_FB_Saude_Procuradoria_Mulher_3
  • 190206_EG_FB_Saude_Procuradoria_Mulher_4

O presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB) e a vereadora Flávia Bitar (PDT) visitaram a Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quarta-feira (6). Na ocasião, os vereadores apresentaram ao secretário municipal de Saúde, Flávio Moreira Alves e à diretora da pasta, Erica Pin, o projeto que tramita no Legislativo vinhedense com propósito de contribuir para o combate à violência contra a mulher.

Autora do projeto, a vereadora explicou que, depois de aprovado o projeto, parte das funções da Procuradoria da Mulher será voltada à orientação: “Trabalharemos educação e informação, buscando conscientizar a comunidade para auxiliar no enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher e, nesse sentido, a parceria com a Saúde será um grande diferencial”.

O convite dos vereadores é para que as equipes da Saúde do município recebam treinamento para identificar casos de violência e, diante desta situação, saibam como agir corretamente, evitando riscos para o agente de saúde e conduzindo o caso às autoridades competentes. “Já há várias cidades realizando este tipo de ação, como São Paulo, Bragança Paulista, Leme e Ubatuba – que fizeram parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo para receber o treinamento”, explicou Flávia Bitar.

A criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Legislativo Municipal objetiva contribuir para que profissionais de diferentes áreas trabalhem de forma integrada, dentro de suas competências e estruturas, reunindo Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, incluindo Assistência Social, Conselho da Mulher e Guarda Municipal para o combate à violência contra a mulher.

“Trata-se de um excelente começo, porque sabemos que é fundamental para o sucesso de um projeto o conhecimento da aplicabilidade do dispositivo legal. Nesse sentido, estamos conversando antes de colocar o projeto em votação na Câmara para termos a certeza do funcionamento das iniciativas”, explica o Edu Gelmi.

O secretário Flávio Moreira Alves afirmou o compromisso da Administração Municipal em desenvolver ações de prevenção e considerou importante a capacitação dos profissionais da Saúde para identificar situações de violência. “Uma boa estrutura inclusive inibe a violência”, destaca o secretário, que ressaltou a importância do investimento e parceria com outras áreas, como a Segurança Pública.

“Estamos trabalhando também com a Segurança, Assistência Social e Educação. Temos muito trabalho, mas estamos no caminho correto”, finaliza a vereadora Flávia Bitar.

 

 

 


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

 

 

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia