Prefeitura passa a utilizar aplicativo apresentado por Flávia Bitar para realizar censo animal
Aplicativo CrowdPet foi desenvolvido pela startup SciPet
30 de agosto de 2019

Nessa semana a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, anunciou oficialmente que passará a utilizar o aplicativo CrowdPet, para censo e identificação de cães e gatos, tanto os de estimação, quanto os que estão em situação de rua.
O aplicativo, desenvolvido pela startup SciPet, foi apresentado à Prefeitura pela vereadora Flávia Bitar (PDT), ainda no início de seu mandato, e desde então passou a ser assunto constante inclusive nos conselho fiscal e parlamento da Região Metropolitana de Campinas, tendo sido apresentado para as demais cidades da RMC, das quais boa parte demonstrou interesse em também utilizar a ferramenta.
O CrowdPet é pioneiro no cadastro e reconhecimento facial de animais e permite o cadastro de animais comunitários e domésticos por meio de uma plataforma colaborativa, facilitando a localização de pets perdidos e mesmo a atuação de equipes de zoonoses em campanhas de Saúde. O app usa a câmera do celular para realizar o cadastro e pode ser uma alternativa frente aos sistemas tradicionais, como a microchipagem, mais cara e invasiva. O sistema armazena dados de saúde de cães e gatos e podem ser acessado por veterinários e profissionais dos centros de zoonoses. A ferramenta também pode ser uma alternativa para encontrar animais abandonados, já que no sistema há os dados do proprietário.
Até o final do ano a Prefeitura pretende realizar 800 castrações gratuitas no município, e a intenção é utilizar o mesmo cadastro para realizar o censo. Os profissionais do Departamento de Bem-Estar Animal estão visitando conjuntos habitacionais para inscrever os bichinhos que precisem passar pela castração e, consequentemente, se registrar no CrowdPet.
“A ideia é que o Poder Público abrace efetivamente as diversas facetas desta tecnologia, e que possa aplicá-la em um censo para detectar animais de rua, comunitários e em áreas de risco de doenças”, explica a vereadora Flávia Bitar.
O aplicativo CrowdPet foi desenvolvido com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
Cadastramento Online
Os interessados também podem cadastrar seus pets diretamente no site do aplicativo, bastando responder aos questionamentos lá apresentados, seguindo a ordem e clicando em “enviar” ao final.
—
Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)