Prefeitura passa a utilizar aplicativo apresentado por Flávia Bitar para realizar censo animal – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Prefeitura passa a utilizar aplicativo apresentado por Flávia Bitar para realizar censo animal

Aplicativo CrowdPet foi desenvolvido pela startup SciPet

FB_Destaque

Nessa semana a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, anunciou oficialmente que passará a utilizar o aplicativo CrowdPet, para censo e identificação de cães e gatos, tanto os de estimação, quanto os que estão em situação de rua.

O aplicativo, desenvolvido pela startup SciPet, foi apresentado à Prefeitura pela vereadora Flávia Bitar (PDT), ainda no início de seu mandato, e desde então passou a ser assunto constante inclusive nos conselho fiscal e parlamento da Região Metropolitana de Campinas, tendo sido apresentado para as demais cidades da RMC, das quais boa parte demonstrou interesse em também utilizar a ferramenta.

O CrowdPet é pioneiro no cadastro e reconhecimento facial de animais e permite o cadastro de animais comunitários e domésticos por meio de uma plataforma colaborativa, facilitando a localização de pets perdidos e mesmo a atuação de equipes de zoonoses em campanhas de Saúde. O app usa a câmera do celular para realizar o cadastro e pode ser uma alternativa frente aos sistemas tradicionais, como a microchipagem, mais cara e invasiva. O sistema armazena dados de saúde de cães e gatos e podem ser acessado por veterinários e profissionais dos centros de zoonoses. A ferramenta também pode ser uma alternativa para encontrar animais abandonados, já que no sistema há os dados do proprietário.

Até o final do ano a Prefeitura pretende realizar 800 castrações gratuitas no município, e a intenção é utilizar o mesmo cadastro para realizar o censo. Os profissionais do Departamento de Bem-Estar Animal estão visitando conjuntos habitacionais para inscrever os bichinhos que precisem passar pela castração e, consequentemente, se registrar no CrowdPet.

“A ideia é que o Poder Público abrace efetivamente as diversas facetas desta tecnologia, e que possa aplicá-la em um censo para detectar animais de rua, comunitários e em áreas de risco de doenças”, explica a vereadora Flávia Bitar.

O aplicativo CrowdPet foi desenvolvido com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Cadastramento Online

Os interessados também podem cadastrar seus pets diretamente no site do aplicativo, bastando responder aos questionamentos lá apresentados, seguindo a ordem e clicando em “enviar” ao final.


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia