Paulinho Palmeira parabeniza Prefeitura pelo lançamento do aplicativo 153 Cidadão – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Paulinho Palmeira parabeniza Prefeitura pelo lançamento do aplicativo 153 Cidadão

Entre os diferentes serviços oferecidos, app permite que mulheres denunciem casos de maus tratos, atendendo antiga proposta do vereador

#Paratodosverem: Da tribuna, o vereador Paulinho Plameira fala sobre o aplicativo 153 cidadão.

Na semana passada a Prefeitura de Vinhedo lançou o aplicativo “153 Cidadão” para realização de denúncias. Dentre as diferentes denúncias que podem ser realizadas pelo app, conta a denúncia à casos de maus tratos contra mulheres, o que atende as indicações nº 341/2016 e nº 348/2017 de autoria do vereador Paulinho Palmeira (PV).

O “153 Cidadão” possui diferentes botões específicos que direcionarão o atendimento para o setor adequado imediatamente, como o botão “Maria da Penha”, que atende à indicação do parlamentar, disponível para mulheres com medida protetiva.

“Desde 2016 batalho pela implantação do ‘botão do pânico’ e, com o aplicativo ora apresentado, acredito que o executivo bem atende ao pedido. Agora as mulheres vinhedenses tem mais um meio de se proteger”, enfatizou Paulinho Palmeira.

Outros exemplos de botões disponíveis no aplicativo são o “roubaram meu carro”, “pânico”, para alunos que presenciem briga ou confusão nas escolas, “acione a guarda”, entre outros.

O objetivo do app é agilizar o atendimento, que é feito também pelo telefone 153, e em colaboração também com a Polícia Militar, que atende pelo 190, trazendo mais tranquilidade para os munícipes e diminuindo ocorrências de trote.

Antes do aplicativo, a única opção era realizar a denúncia por telefone, informando nome, número de contato, endereço, motivo da ligação e características do meliante. Com a nova ferramenta o acionamento fica mais rápido, pois os dados básicos já foram informados no momento do cadastro, e o mais importante, a localização da vítima é informada pelo GPS do próprio celular.

O munícipe tem ainda a opção de realizar uma denúncia anônima, a qual não o isenta de sua responsabilidade sobre a veracidade dos fatos, mas oculta seus dados pessoais para a GCM, podem ser obtidos posteriormente, por exemplo, em caso de suspeita de trotes.

Este modelo de aplicativo já foi utilizado em Arujá – SP, Chapecó – SC, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Quatro Barras, Campina Grande e Paranaguá, todas essas cidades no Paraná, e já conta com 10.500 downloads e mais de 2.500 chamados realizados, incluindo uma grande quantidade relacionados ao botão “Maria da Penha”.

O app “153 Cidadão” está disponível na Play Store (loja de aplicativos para sistemas Android) e também na Apple Store (para IOS, sistema do Iphone), para qualquer munícipe baixar e utilizar. Basta apenas fazer o cadastro, porém, os botões de “pânico” e “Maria da Penha” são disponibilizados após análise de cada perfil.

 


Fonte: Gabinete do vereador Paulinho Palmeira (PV)

Últimas Notícias

A pedido do vereador Rubens Nunes, deputado estadual Arthur do Val destina emenda de R$250 mil para investimento na infraestrutura de Vinhedoleia mais

Edu Gelmi comenta importância do desassoreamento das represas e produção de água nos poços artesianosleia mais

Com 29 emendas, Câmara aprova Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020leia mais

Criado por Carlos Florentino, Projeto de Lei aprovado na Câmara proíbe gastos com marca e slogans de governoleia mais

Edson PC justifica ausência em votação da LOA para 2020leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia