Flávia Bitar participa de 1ª reunião da Câmara Temática de Proteção e Bem Estar Animal – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar participa de 1ª reunião da Câmara Temática de Proteção e Bem Estar Animal

Encontro foi realizado na Agemcamp, em Campinas

FB

Nessa quinta-feira, 18, a vereadora Flávia Bitar (PDT) participou da 1ª reunião da Câmara Temática de Proteção e Bem Estar Animal do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, realizada na sede da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).

A vereadora foi acompanha pela representante de Vinhedo na Câmara Temática, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alessandra Fontanesi.

A Câmara é composta por representantes de cada um dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), indicados pelos próprios prefeitos, e tem como objeto desenvolver políticas públicas integradas voltadas à proteção e bem estar animal.

Participou da reunião o coordenador provisório da Câmara Temática e servidor da Agemcamp, Walter; a diretora técnica da Agemcamp, Juliana; o diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Indaiatuba, Gilmar Pessuti; Wilson, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara do Oeste; Priscila, tesoureira da Prefeitura de Morungaba; Marcelo, coordenador da Vigilância Sanitária da cidade de Artur Nogueira, que esteve acompanhado da veterinária Lilian, também da mesma cidade; Eduardo, representando a cidade de Jaguariúna; Vanderlei Azevedo, diretor do departamento de Bem Estar Animal de Hortolândia, que esteve acompanhado do veterinário do departamento, Douglas; e ainda representantes das cidades de Paulínia e Engenheiro Coelho. O prefeito de Vinhedo e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Jaime Cruz, também passou pela reunião para declarar seu apoio aos trabalhos da Câmara Temática.

Já nesse encontro foi eleito como coordenador da Câmara o representante de Jaguariúna, Eduardo, e como relator o representante de Santa Bárbara do Oeste, Wilson.

Para iniciar a reunião, Flávia Bitar fez uma apresentação sobre políticas públicas voltadas ao bem estar animal que podem ser aplicadas em cidade de até 100 mil habitantes, como o caso de Vinhedo.

De medidas imediatas a parlamentar cita a castração em unidades móveis por saturação em bairros com maior índice de abandono; cadastro de protetores para atendimento gratuito em clínicas terceirizadas ou CCZ; ressocialização de animais agressivos; desenvolvimento de feiras de adoção; sistema de cadastramento adaptado à realidade do município; registro de animais, seja por app ou chipagem; levar programas de bem estar animal para os bairros; criação de legislação própria sobre o tema; fiscalização, educação e autuação em casos de maus tratos, firmando convênios com a Guarda Municipal e a Polícia Militar; educação nas escolas a partirs dos seis anos.

Flávia Bitar apresentou ainda a cartilha ABC Animal, desenvolvida pela escritora Mariana Penteado e que foi disponibilizada para a Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais e também para escolas da rede municipal vinhedense, cujo objetivo é incluir a temática na grade extracurricular dos alunos.

Na sequência, o criador do aplicativo CrowdPet, Fábio Piva, falou um pouco sobre a ferramenta, que que permite o cadastro de animais comunitários e domésticos por meio de uma plataforma colaborativa, facilitando a localização de pets perdidos e mesmo a atuação de equipes de zoonoses em campanhas de saúde.

Os membros da Câmara Temática concordaram em apresentar proposta às respectivas prefeituras para a realização de um consórcio entre os municípios da RMC para a aquisição de um castra móvel que possa ser utilizado por todas as cidades.

Wilson, relator da Câmara, propôs ainda a implantação de sistema integrado de monitoramento, semelhante ao utilizado pela Guarda Municipal, em todas as cidades da RMC para identificação de animais, com base em tecnologia similar a do aplicativo CrowdPet. Para a Câmara Temática, toda política de castração e identificação deve ser regional.

Por fim, Flávia Bitar sugeriu a criação de um Estatuto de Proteção e Bem Estar Animal para toda RMC e de um fundo para aplicação de recursos em políticas do setor.

“Os primeiros passos para o desenvolvimento de políticas integradas de bem estar animal foram dados, agora a Câmara tem um cronograma de ações que serão realizadas daqui em diante. Aproveitarei o momento para entrar em contato com deputados estaduais e federais de nossa região para apresentar as propostas debatidas e hoje de buscar emendas parlamentares”, afirmou a vereadora vinhedense.

As reuniões da Câmara Temática serão realizadas toda 2ª quinta-feira do mês.

 

 

 

 

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

Últimas Notícias

A pedido do vereador Rubens Nunes, deputado estadual Arthur do Val destina emenda de R$250 mil para investimento na infraestrutura de Vinhedoleia mais

Edu Gelmi comenta importância do desassoreamento das represas e produção de água nos poços artesianosleia mais

Com 29 emendas, Câmara aprova Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020leia mais

Criado por Carlos Florentino, Projeto de Lei aprovado na Câmara proíbe gastos com marca e slogans de governoleia mais

Edson PC justifica ausência em votação da LOA para 2020leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia