Flávia Bitar acompanha progresso de ‘animal comunitário’ adotado por moradores do Panorama – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar acompanha progresso de ‘animal comunitário’ adotado por moradores do Panorama

Renomada veterinária da cidade oferece atendimento ao animal

image description

Neste início deste ano, a vereadora Flávia Bitar (PDT) acompanha mais um resultado positivo Programa Animal Comunitário: um cãozinho, adotado por moradores do bairro Panorama, que agora recebe cuidados da veterinária Hermínia Sanchez. A situação é possível graças à Lei Municipal 3808/2018, de autoria da vereadora, que estabelece os cuidados para animais com laços de dependência e vínculo afetivo em uma comunidade.

“O animal havia sido visto em algumas ruas do município, mas não conseguíamos capturá-lo para encaminhar para adoção. Então, um morador do Panorama o encontrou, ofereceu alimentação e abrigo – e isso foi suficiente para que vários outros moradores do local se afeiçoassem ao animal, que hoje está protegido pela lei do animal comunitário”, explica a vereadora Flávia Bitar.

Um dos primeiros a alertar e buscar solução para a situação do animal foi o secretário municipal de Saúde, Flávio Moreira Alves, que desde dezembro acompanha o caso ao lado da vereadora. “Estou muito feliz pelo cãozinho e mais feliz ainda por saber que a comunidade tem ajudado no resgate desses animais, que muitas vezes são negligenciados por seus donos”, explica Flávio Moreira Alves.

Considera-se “animal comunitário” aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, embora não possua responsável único e definido. A lei municipal determina que o animal reconhecido como comunitário deve ser recolhido para fins de esterilização, registro e devolução à comunidade de origem. A lei também faculta ao comércio local e clínicas veterinárias, adotar um animal comunitário.

“A dra. Hermínia Sanchez, veterinária já reconhecida em Vinhedo por sua dedicação e profissionalismo, adotou nos termos da lei o cachorro, dando a ele vacinas, medicamentos e acompanhamento”, elogia Flávia Bitar.

“O cuidado com os animais, além de obrigação, é uma questão de Saúde Pública e deve ser praticado por todos”, explica Flávio Moreira Alves, secretário municipal de Saúde.

Para a vereadora Flávia Bitar, este caso comprova que o sucesso em Bem Estar Animal é possível quando há diálogo. “Quando há diálogo, ações simples como informação à comunidade e a busca de parcerias tornam possível várias melhorias para a comunidade. Hoje, um cão abandonado que poderia inclusive transmitir doenças, está bem cuidado graças a um dispositivo legal, que incentiva a comunidade, permite parcerias e, na pior das hipóteses, pune maus tratos”, finaliza Flávia Bitar.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

 

 

Últimas Notícias

Câmara de Vinhedo abre processo seletivo para contratação de estagiário em Comunicação Social – Publicidade e Propagandaleia mais

Paulinho Palmeira reivindica instalação de iluminação pública em toda extensão de calçada na Rua José Matheus Sobrinholeia mais

Edu Gelmi reforça importância da luta dos auxiliares de Educação Infantil no municípioleia mais

Sandro Rebecca reforça pedido para desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovensleia mais

Edu Gelmi ressalta importância da atuação efetiva junto à RMC na conquista de melhorias para o vinhedenseleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia