Fiscalização de prédios públicos em relação a incêndios é tema de reunião de Valdir Barreto – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Fiscalização de prédios públicos em relação a incêndios é tema de reunião de Valdir Barreto

Após encaminhamento de ofício, vereador recebeu fiscais do Corpo de Bombeiros que explicaram   prazos e procedimentos da ação fiscalizatória em andamento

190524_VB_reuniao_Bombeiros_AVCB_1

O vereador Valdir Barreto (PSOL) recebeu, na tarde de quinta-feira (23), fiscais do Corpo de Bombeiros para esclarecer o procedimento fiscalizatório da Corporação. A atenção é resultado da denúncia apresentada pelo vereador ao Ministério Público, oficiada também aos Bombeiros, sobre a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em prédios públicos, como escolas e creches.

“Nossa preocupação principal é com a segurança das crianças, confiadas às escolas e creches municipais pelos pais sem que estes saibam que os prédios públicos não possuem licença do Corpo de Bombeiros e, também, que em 70% das escolas municipais os extintores estão vencidos desde 2018”, explicou Valdir Barreto aos Bombeiros Moreira e Ten. Vitor.

Comandante do 19º Batalhão GB, o tenente Vitor explicou ao vereador que a fiscalização em Vinhedo já foi notificada ao Executivo Municipal e iniciada há cerca de um mês. Entretanto, o comandante esclareceu que o não há definição quanto ao prazo de conclusão deste trabalho: “no total, a equipe de fiscais é responsável pela ação fiscalizatória em 28 cidades, por isso, o Corpo de Bombeiros utiliza critérios que priorizam o risco iminente à vida, razão pela qual algumas edificações são vistoriadas antes”.

O parlamentar explicou que essa não é uma situação recente em Vinhedo e mostrou matéria veiculada pela mídia local, no passado, demonstrando que já havia extintores vencidos. “Conforme publicação, desde aquela época a Prefeitura anuncia a licitação para novos extintores, mas não podemos permitir que em prédios públicos, como creches e escolas municipais, permaneça essa situação de insegurança contra incêndios”.

O vereador agradeceu a atenção dispensada pelo Corpo de Bombeiros e reiterou que a responsabilidade pela manutenção do AVCB é do proprietário do imóvel, no caso, a Prefeitura. “Mas com a ação fiscalizatória dos Bombeiros é possível regularizar várias situações; por vezes, uma simples orientação do profissional qualificado elimina a situação de risco e contribui para a segurança das crianças, jovens e até servidores que atuam naqueles espaços”, completou o parlamentar.

Valdir Barreto concluiu a reunião esclarecendo que é fundamental a participação da sociedade civil exigindo da municipalidade a regularização da situação: “não podemos deixar essa irregularidade se arrastar”, concluiu.

 


Fonte: Gabinete do Vereador Valdir Barreto (PSOL)

 

Últimas Notícias

Câmara debate flexibilização para o comércio e devolve projeto de novo financiamento proposto pelo Executivoleia mais

Edu Gelmi devolve Projeto de Lei que propõe endividamento do município em mais R$ 7 milhõesleia mais

Câmara aprova Moção de Apelo de Marcos Ferraz para que Prefeitura adote política de isolamento inteligenteleia mais

Câmara sedia Audiência Pública da Fazenda para prestação de contas do 1º quadrimestreleia mais

Edu Gelmi participa de reunião do Parlamento Metropolitano sobre o enfrentamento do coronavírusleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia