Estudantes que integram o Parlamento Jovem de Vinhedo visitam a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Estudantes que integram o Parlamento Jovem de Vinhedo visitam a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Jovens parlamentares também realizaram na Câmara de Vinhedo uma Oficina Legislativa com debate para produção de Projetos de Lei

  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_3
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_1
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_2
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_4
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_5
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_6
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_7
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_8
  • Parlamento_Jovem_2019_ALESP_9

Vinte e quatro estudantes participaram, na quinta-feira (13), da visita monitorada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). O evento, realizado pela Câmara de Vinhedo, faz parte do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido com jovens de doze escolas do município, incluindo unidades das redes públicas (estadual e municipal) e particulares.

Os jovens que participaram da visita foram escolhidos como representantes de suas escolas por seus próprios colegas e tiveram, ainda, o acompanhamento de professores, que completaram o grupo acompanhado pelo presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB); e o primeiro-secretário, Carlos Florentino (PV).

“Estivemos em doze escolas do município e fizemos palestras para quase mil crianças. Trata-se de um incentivo para que os jovens conheçam como funciona a democracia no país”, comenta Edu Gelmi, idealizador desta edição do Parlamento Jovem.

O roteiro da visita foi conduzido pela Divisão de Comunicação Social da ALESP e permitiu aos estudantes conhecerem alguns dos principais espaços do Palácio 9 de Julho, como o plenário Juscelino Kubitschek e o Hall Monumental.

Durante o trajeto, os jovens presidentes Marcelo Alves Lima Cavalcante (E.M. Integração) e Vitória Hanzava Marques (E.M. Dra Nilza Maria Carbonari Ferragut) fizeram questão de entregar o convite das Sessões Jovem Parlamentar na Presidência da ALESP, onde foram muito bem recebidos.

“Sabemos que os jovens são o futuro da Nação, por isso, nada melhor que ensinarmos para eles como debater ideias e construir um processo legislativo”, comenta Carlos Florentino.

Os jovens que participaram da visita monitorada representam as escolas municipais Centro Integrado de Cidadania – CIC, Darci Ana Dêgelo Briski, Integração, Jair Mendes de Barros, Nilza Maria Carbonari Ferragut, Prof. André Franco Montoro e Prof. Ricardo Junco Neto; Escola Estadual Patriarca da Independência; Centro Educacional Objetivo Vinhedo; Colégio Beneditino; Instituto de Educação Príncipe da Paz e Sant’Anna International School – todos inscritos na edição 2019 do Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo.

Oficina Legislativa

Antes da visita monitorada à ALESP, na terça-feira, dia 11, a Câmara de Vinhedo recebeu os estudantes que representam as doze escolas integrantes do projeto Parlamento Jovem em uma Oficina Legislativa. Na ação, realizada das 8h30 até as 16h, os estudantes conheceram detalhes do cotidiano na Câmara e aprenderam sobre o processo de elaboração das leis.

Com apoio da Comissão Organizadora do Parlamento Jovem, nomeada especialmente para este projeto pelo presidente Edu Gelmi, os jovens parlamentares concluíram a redação de Projetos de Lei, Indicações e Moção a serem apresentados nas Sessões Jovem Parlamentar.

“Este ano, com doze escolas, optamos por realizar duas Sessões Jovens Parlamentar. O objetivo é dar voz aos estudantes sem que a sessão fique demasiadamente longa para os jovens. Assim, em cada uma das sessões, teremos representantes de seis escolas”, explica Edu Gelmi.

As Sessões Jovem Parlamentar serão realizadas no plenário da Câmara de Vinhedo, nos dias 25 e 26 de junho, a partir das 19h. Os eventos são abertos ao público e com transmissão ao vivo pelo TV Câmara e demais canais de comunicação do Legislativo de Vinhedo.

Parlamento Jovem – 2019

A edição 2019 do Parlamento Jovem realizou neste ano 27 palestras e movimentou quase mil estudantes de doze escolas de Vinhedo inscritas.

“Antes de qualquer outra coisa, é importante destacar o profissionalismo, dedicação e comprometimento de diretores, professores e coordenadores tanto das escolas da rede pública quando das escolas particulares. Graças a todos, conseguimos conversar com os estudantes e destacar a importância da participação popular no desenvolvimento da cidadania”, comenta Edu Gelmi.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

 

 

 

Últimas Notícias

Carlos Florentino parabeniza evento do CAPS Capelaleia mais

Edu Gelmi critica secretário municipal por impedir acesso ao trabalho de fiscalização do Legislativoleia mais

Carlos Florentino fala sobre Segurança Pública para colaboradores em empresa de Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca apresenta Moção de Apelo contra cortes em pesquisas científicasleia mais

Em reunião na Associação Mata Ciliar, Flávia Bitar discute conteúdo de livro sobre proteção à fauna silvestre que será distribuído a alunos da rede municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia