Edu Gelmi solicita maior investimento em curso de libras para profissionais da saúde e servidores – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Edu Gelmi solicita maior investimento em curso de libras para profissionais da saúde e servidores

#PraTodosVerem: Da esquerda para a direita,Elivelton Everton da Silva, instrutor de Libras e Edu Gelmi

Em seu discurso pela 111ª Sessão Ordinária, o presidente da Câmara de Vinhedo, Edu Gelmi (MDB) solicitou maior investimento em curso de Libras para profissionais da Saúde, incluindo os que atuam na Santa Casa de Vinhedo. Para o vereador, além da Saúde, servidores públicos de diferentes pastas também deveriam ser capacitados para a interpretação da Língua Brasileira de Sinais a fim de garantir o atendimento aos surdos nas unidades de Educação e Segurança, entre outras.

“Recebi a visita do Elivelton Everton da Silva, um jovem surdo, morador de Vinhedo, professor e instrutor de Libras, que veio narrar dificuldades que vivencia na cidade em razão da surdez. Por isso, faço o pedido para que o Poder Público promova cursos de Libras entre os servidores, porque o que temos diante de nós é uma necessidade de inclusão”, destacou Edu Gelmi.

O vereador sugeriu que a realização de cursos ocorra por meio de parcerias, como junto ao CEPROVI – ou mesmo pela própria Secretaria de Educação, pois “pode parecer que são poucas as pessoas surdas em Vinhedo, mas existem várias e todas têm direitos iguais que precisam ser assegurados pelo Pode Público”.

Da tribuna, o presidente Edu Gelmi explicou que o jovem Elivelton apresentou uma situação ocorrida na Santa Casa com um surdo de Vinhedo: “um surdo esteve na Santa Casa e não tinha ninguém para fazer a interpretação de Libras; o resultado é que foi ministrado um remédio errado – não por culpa do hospital, mas pela dificuldade de comunicação para fazer o diagnóstico do paciente”.

O presidente da Câmara reiterou que além de treinamento na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde, é importante que o município garanta um mínimo de conhecimento em Libras também para membros das equipes de outras pastas, como Educação e Segurança.

“Pedimos que vejam com carinho esta situação, pois são ocorrências do dia a dia que muitas vezes passam despercebidas – mas que precisamos buscar formas de promover as melhorias necessárias”, finalizou Edu Gelmi.

A visita de Elivelton Everton da Silva ao presidente da Câmara foi acompanhada por Vanessa dos Santos Castro Dias, intérprete de libras que atua também durante as sessões da Câmara.


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia