Edu Gelmi solicita maior investimento em curso de libras para profissionais da saúde e servidores – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Edu Gelmi solicita maior investimento em curso de libras para profissionais da saúde e servidores

#PraTodosVerem: Da esquerda para a direita,Elivelton Everton da Silva, instrutor de Libras e Edu Gelmi

Em seu discurso pela 111ª Sessão Ordinária, o presidente da Câmara de Vinhedo, Edu Gelmi (MDB) solicitou maior investimento em curso de Libras para profissionais da Saúde, incluindo os que atuam na Santa Casa de Vinhedo. Para o vereador, além da Saúde, servidores públicos de diferentes pastas também deveriam ser capacitados para a interpretação da Língua Brasileira de Sinais a fim de garantir o atendimento aos surdos nas unidades de Educação e Segurança, entre outras.

“Recebi a visita do Elivelton Everton da Silva, um jovem surdo, morador de Vinhedo, professor e instrutor de Libras, que veio narrar dificuldades que vivencia na cidade em razão da surdez. Por isso, faço o pedido para que o Poder Público promova cursos de Libras entre os servidores, porque o que temos diante de nós é uma necessidade de inclusão”, destacou Edu Gelmi.

O vereador sugeriu que a realização de cursos ocorra por meio de parcerias, como junto ao CEPROVI – ou mesmo pela própria Secretaria de Educação, pois “pode parecer que são poucas as pessoas surdas em Vinhedo, mas existem várias e todas têm direitos iguais que precisam ser assegurados pelo Pode Público”.

Da tribuna, o presidente Edu Gelmi explicou que o jovem Elivelton apresentou uma situação ocorrida na Santa Casa com um surdo de Vinhedo: “um surdo esteve na Santa Casa e não tinha ninguém para fazer a interpretação de Libras; o resultado é que foi ministrado um remédio errado – não por culpa do hospital, mas pela dificuldade de comunicação para fazer o diagnóstico do paciente”.

O presidente da Câmara reiterou que além de treinamento na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde, é importante que o município garanta um mínimo de conhecimento em Libras também para membros das equipes de outras pastas, como Educação e Segurança.

“Pedimos que vejam com carinho esta situação, pois são ocorrências do dia a dia que muitas vezes passam despercebidas – mas que precisamos buscar formas de promover as melhorias necessárias”, finalizou Edu Gelmi.

A visita de Elivelton Everton da Silva ao presidente da Câmara foi acompanhada por Vanessa dos Santos Castro Dias, intérprete de libras que atua também durante as sessões da Câmara.


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

Últimas Notícias

Câmara suspende realização de sessões ordinárias e prazo de tramitação como medida de segurança em face da pandemia de coronavírusleia mais

Câmara acompanha parecer do Tribunal de Contas do Estado e reprova contas da Prefeitura referente ao exercício de 2016leia mais

Edu Gelmi solicita ação de desinfecção de ruas e espaços públicosleia mais

Em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Sandro Rebecca pede adoção de políticas efetivas de inclusãoleia mais

Flávia Bitar esclarece que não há relação de contágio do COVID-19 entre animais e humanosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia