Edu Gelmi ressalta importância da atuação efetiva junto à RMC na conquista de melhorias para o vinhedense – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Edu Gelmi ressalta importância da atuação efetiva junto à RMC na conquista de melhorias para o vinhedense

Infraestrutura, Saúde e Segurança são temas que devem ser discutidos por todas as vinte cidades junto ao Governo do Estado

EG

O presidente Edu Gelmi (MDB) usou parte de seu discurso pela 100ª Sessão Ordinária para destacar alguns assuntos apresentados na reunião do Parlamento Metropolitano da RMC. Segundo o vereador, há várias dificuldades semelhantes entre as vinte cidades que compõem da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e, se tratadas com respeito à importância econômica da região para o Estado, o cidadão receberia atendimento mais eficiente.

“Vinhedo integra da Região Metropolitana de Campinas junto de mais dezenove cidades e, é muito claro, temos a opção de celebrar convênios para a realização de serviços – e é esse o caminho demonstrado pelo Parlamento da RMC”, iniciou Edu Gelmi.

Entre os exemplos de situações que podem ser tratadas por meio de convênios entre os próprios municípios, o presidente da Câmara de Vinhedo mencionou questões como o crematório e o abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Houve na cidade uma grande discussão sobre a questão da falta de planejamento e iniciativa para o problema do cemitério em Vinhedo. Teve gente sugerindo que seja feito um crematório, contudo, não precisamos ter crematório aqui em Vinhedo, pois já existe em Jundiaí, em Campinas e está sendo inaugurado em Itatiba – só temos que fazer convênios para que nossa comunidade saiba como pode ser feita a utilização também estes serviços. A proposta do Parlamento da RMC é justamente buscar soluções por meio do diálogo”, esclareceu Edu Gelmi.

Outro ponto que deve ser discutido conjuntamente pelas cidades da região é a segurança pública, incluindo as formas de proteção à mulher vítima de violência. “Precisamos ter uma casa de apoio para acolhimento dessas mulheres. Do contrário, ela faz a denúncia e depois vai para onde? Vai voltar para casa dela para ser agredida novamente?”, questionou o presidente.

Para Edu Gelmi, o problema é macro e a solução pode integrar a RMC. “É possível resolver integrando da RMC, seja em Vinhedo, Valinhos, Campinas; não importa a cidade, desde que dê o atendimento. Agora, se não tiver o apoio do Poder Público fica complicado”, completou.

O presidente da Câmara de Vinhedo também comentou a questão dos atendimentos de maior complexidade em Saúde, sob organização do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), órgão do governo do Estado de São Paulo. “As dificuldades que o vinhedense encontra quando precisa de tratamento para problemas mais sérios são as mesmas do cidadão das outras cidades da RMC”.

Para Edu Gelmi, é preciso cobrar do Governo do Estado de São Paulo mais agilidade e investimento na região. “Temos cerca de 3 milhões de pessoas nesta região e nosso PIB é maior do que muitos países – e o resultado é muito ruim por tudo o que essa região contribui com o governo estadual. Não é possível que não tenha condições de atender dignamente o cidadão”, criticou.

O vereador reforçou que é preciso unir os municípios da RMC para demonstrar ao governo estadual a necessidade de ação para atendimento dessas demandas comuns a todas as cidades. “Até porque, o prefeito Jaime Cruz é o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e poderia estar auxiliando nisso”, finalizou.


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

Últimas Notícias

Comissão para Reestruturação Administrativa da Câmara apresenta objetivo de seu trabalho a vereadoresleia mais

Edu Gelmi critica inércia do Executivo diante da falta de professores em escolas da rede municipalleia mais

Paulinho Palmeira reforçar pedidos por implantação de lâmpadas LED no sistema de iluminação pública de Vinhedoleia mais

Comissão de Proteção à Mulher do Parlamento da RMC se reunirá na próxima semanaleia mais

Edu Gelmi solicita informações sobre medicamentos em falta e cobra prazo para regularizar fornecimentoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia