Edu Gelmi reitera preocupação com a falta de água em Vinhedo – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Edu Gelmi reitera preocupação com a falta de água em Vinhedo

Presidente explicou que discussão do Plano Diretor pode ser inválida se consumo do Distrito aumentar

190919_EG_Agua

O presidente da Câmara de Vinhedo, Edu Gelmi (MDB) usou parte de seu discurso pela 110ª Sessão Ordinária para destacar novamente sua preocupação com a questão dos recursos hídricos em Vinhedo. Segundo o parlamentar, a implantação da nova rede de água no Distrito industrial pode aumentar o consumo e inviabilizar as projeções apresentadas na revisão do Plano Diretor.

“A Câmara aprovou um Requerimento sobre a questão do Distrito Industrial, onde através do PAC será implantada rede de água e de esgoto. Mas há duas semanas tivemos Audiência Pública sobre Água e confesso que estou particularmente preocupado, porque o volume de água não será necessário para suprir todos os vinhedenses. Não estou fazendo terrorismo – estou fazendo contas, é matemático!”, iniciou Edu Gelmi.

O parlamentar explicou que a projeção considera a outorga, o volume tratado, o volume perdido e o quanto de água é de fato distribuído à população. Para Edu Gelmi, “o problema é que não há cálculos considerando a implantação da rede do Distrito, ou seja, a Sanebavi não apresentou quanto vamos consumir a mais”.

O presidente da Câmara fez questão de explicar que a maioria das empresas do Distrito Industrial é abastecida com poços artesianos e, portanto, é provável que o impacto da rede seja minimizado. “A maioria das empresas tem poços artesianos e outorgas. Então, tomará que elas usem seus subterfúgios, porque se forem usar a rede pode parar tudo, parar com reuniões de Plano Diretor, parar com tudo – porque a água não vai brotar da noite para o dia”, alertou.

Edu Gelmi ressaltou que a questão da água deve ser tratada com responsabilidade e urgência. “A situação é alarmante. Estamos diante de um dilema no Plano Diretor, mas o foco deve ser a discussão da água. O tema precisa de um amplo debate, porque num futuro bem próximo muita gente de Vinhedo vai ficar sem água”, advertiu.

Planejamento

Da tribuna, Edu Gelmi apresentou considerações importantes para ajudar a resolver a falta de recursos hídricos, explicando inclusive que com recursos e investimentos é possível reduzir perdas de água, mas a produção de água precisa, além de investimentos, de tempo. “Para produzir água, precisa reflorestar e cuidar dos mananciais… mas isso leva cinco anos. Então, se fizermos a ´lição de casa´ hoje, daqui a cinco anos vamos aumentar a produção de nossos mananciais”, considerou.


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia