Decretos Legislativos concedendo honrarias voltam a ser destaque em sessão – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Decretos Legislativos concedendo honrarias voltam a ser destaque em sessão

Projeto de Lei que tratava do repasse de verbas à Santa Casa foi retirado da pauta e será votado em sessão futura

DESTAQUE

De forma unânime os vereadores aprovaram pela 106ª Sessão Ordinária 10 projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias a munícipes e entidades que prestaram relevantes serviços à Vinhedo.

Ao todo, 11 projetos de Decreto Legislativo foram colocados em votação, porém, em atendimento a pedido de Valdir Barreto (PSOL), o PDL nº 109/2019 foi votado à parte, sendo aprovado por 11 votos favoráveis ante a negativa do parlamentar do PSOL.

Ainda constava na pauta da Ordem do Dia o projeto de Lei nº 42/2019, que trata da autorização ao Poder Executivo a efetuar repasse de recursos financeiros à Irmandade da Santa Casa de Vinhedo no valor de R$ 650.000,00, porém tal propositura foi retirada da pauta para que seja votada em próxima sessão, em conjunto com outro projeto de Lei que trata da transposição dessa mesma verba, oriunda de economias feitas pelo Legislativo, matéria cuja aprovação prévia é necessária para aprovação do PL nº 42/2019.

Expediente

Na pauta do Expediente foi apresentado um projeto de Lei Complementar; um projeto de Lei Ordinária; um projeto de Decreto Legislativo; uma emenda modificativa ao projeto de Lei nº 02/2019; cinco emendas supressivas ao projeto de Lei nº 02/2019, das quais duas foram retiradas em atendimento a pedido do presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, vereador Marcos Ferraz (PSD); cinco requerimentos; 12 moções e oito indicações.

Tribuna Livre

Três representantes de entidades fizeram uso da palavra na Tribuna Livre.

O vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvio Torezin, divulgou as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. “Entre os dias 21 e 28 de agosto será celebrado a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo promover debates, a troca de experiências e colocar a sociedade em reflexão sobre o dever da igualdade para inclusão. Venho aqui essa noite para falar da 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Conselho junto à Prefeitura de Vinhedo, e acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto, com a promoção de palestras na Secretaria de Assistência Social, nas escolas e centros de saúde, a fim de conscientizar a população e Poder Público acerca da necessidade de se garantir a acessibilidade a todos”.

Cristina Mazon, gestora do Centro de Especialidades Integradas Vinhedo – CEIVI, apresentou o relatório anual da entidade e comentou sobre a celebração de 35 anos do Centro. “Viemos hoje aqui para, em primeiro lugar, relembrar os 35 anos de nossa entidade. Nada melhor do que vir a essa Casa, que sempre promove o debate, poder agradecer a população pelo apoio nesses 35 anos. Hoje oferecemos serviço de diagnóstico e avaliação, estimulação e reabilitação, prevenção e empregabilidade. No ano de 2018 atendemos 142 pessoas com deficiência e 142 famílias, realizamos 39.401 atendimentos, 37 atendidos desligados no ano, 08 pessoas inclusas no mercado de trabalho, 63 novos atendidos, 98 triagens realizadas, 90% de freqüência nos atendimentos e 90 pessoas em lista de espera para atendimento”.

Última se pronunciar na Tribuna Livre da noite, Simone Aparecida de Lima, auxiliar de Educação Infantil, voltou a tratar da valorização da categoria e inclusão no Plano de Cargos e Carreira do Magistério. “Quando ocupo esse espaço eu trago não apenas a fala da categoria, mas também da população vinhedense e das crianças que cuidamos diariamente. Nós exercemos atividade fim, exercemos docência nas creches do município, logo, se a Prefeitura divulga tanto o excelente trabalho educacional desenvolvido nas creches, está divulgando o nosso excelente trabalho. O município pode e deve se adequar à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nós solicitamos apenas a nossa inclusão no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, não solicitamos que ocupemos outros cargos, mas apenas a valorização do nosso”.

Explicação Pessoal

Rui “Macaxeira” (PSB), abriu a fase de Explicação Pessoal parabenizando o CEIVI pelos trabalhos realizados na cidade em seus 35 anos de existência. “Que trabalho lindo o que a CEIVI realiza. Estou há 30 anos em Vinhedo, e há 35 o CEIVI exerce um trabalho exemplar em nossa cidade. Meus parabéns”.

Rubens Nunes (MDB) informou que convocou o secretário de Educação, Gil Lourenzon, a comparecer a Câmara para esclarecer dúvidas sobre o projeto de Lei Complementar nº 06/2019, que altera disposições da Lei Complementar nº 110/2010, que trata do Quadro de Magistério. “Fiz um protocolo junto à Secretaria da Educação, para que o secretário Gil Lourenzon compareça à Câmara, amanhã pela manhã, para nos dar mais informações sobre o projeto de Lei Complementar nº 06/2019, que tramita nessa Casa e, entre outras coisas, trata da equiparação salarial dos diretores”.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência ganhou destaque de Paulinho Palmeira (PV) “Sabemos da luta de Silvio Torezin pelos direitos das pessoas com deficiência. Essa Semana é de suma importância para que nos conscientizemos quanto a necessidade urgente de oferecer acessibilidade a todos”.

Nil Ramos (PSDB) comentou sobre a entrega da nova sala do LarCAB. “Pude acompanhar a entrega de parte da obra na sede do LarCAB. É difícil falar do trabalho dessa entidade sem se emocionar. O novo espaço foi construído pela AVIPS, e oferece novos brinquedos e materiais para uso dos atendidos”.

Marcos Ferraz reforçou a necessidade de manutenção dos espaços públicos. “A Praça do Aquário tem quase 30 anos de construída, logo, precisa de um grande trabalho de reforma. Vimos a Prefeitura anunciar recentemente o início das obras no local, incluindo o desassoreamento do lago, o que é fundamental para que a Praça do Aquário volte a ser uma agradável área de lazer para nossa população”.

Geraldinho Cangussú (PV) pediu urgência na conclusão das obras para reparo da contenção das margens do córrego Pinheiro, no acesso ao Jardim Miriam. “No Jardim Miriam está acontecendo uma obra muito importante, que é o reparo da contenção das margens do córrego, que havia desmoronado depois das chuvas. Já passou da hora de se concluir essa obra. Peço que a Prefeitura se empenhe para que o trabalho seja adiantado, pois há meses essa situação tem causados transtorno aos moradores e frequentadores da região”.

O presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi (MDB), também parabenizou o CEIVI. “Parabenizo o CEIVI e demais entidades que realizam esse tipo de trabalho em nosso município. Parabenizar o CEIVI é fácil, pois realizam um trabalho muito transparente e eficiente, e, acima de tudo, com gestão, uma questão que tanto tratamos aqui”.

Edson PC (PDT) questionou a falta de água em determinados pontos da cidade. “Na última semana fui bastante procurado pela população que questionava sobre a falta de água em alguns pontos da cidade. Daqui para a frente farei um trabalho de cobrança de serviço básicos à Prefeitura, como a adequada distribuição de água. Me pergunto se a Prefeitura realmente está fazendo seu serviço”.

Mais manutenção na Praça do Aquário foi solicitada por Carlos Florentino (PV). “Sabemos que a Praça do Aquário é um dos cartões postais do município, mas infelizmente nossa administração pública não dá a devida atenção à essa região. Há tempos venho solicitando melhorias, como limpeza da lagoa e reparo das calçadas, que tem causado acidentes”.

Ana Genezini (MDB) falou do caso das auxiliares de educação. “Acho que a questão dos auxiliares, por mais que possa realmente haver um impasse jurídico, seja majoritariamente financeira. A municipalidade é relutante à valorização da categoria por  questões financeiras. O trabalho dos auxiliares é reconhecido e respeitado por todos, mas creio que o sindicato que representa esses auxiliares e demais servidores não briga tanto pela valorização da categoria, e devemos insistir que o sindicato tome mais posição Esse processo se arrasta desde 2016”.

Valdir Barreto pediu mais ação no trato da questão das auxiliares de educação. “Quando tratarmos do caso das auxiliares de educação infantil, não basta apenas dar ‘tapinha nos ombros’, mas sim devemos ir atrás na luta por legalizar o trabalho dessa categoria. Esses profissionais estão sendo explorados, pois não são pagos pela função que de fato estão exercendo”.

Por fim, Sandro Rebecca (PDT), falou sobre a falta d’água. “Precisamos ser claros na discussão. Não adianta colocarmos a culpa exclusivamente na população. Se a população tem desperdiçado água, isso precisa nos ser demonstrado pela Sanebavi com levantamentos. Em 2017 a Sanebavi lançou o Plano Municipal de Saneamento Básico, e desde aquele ano a própria autarquia já assume que 30% das casas de nossa cidade ficam sem água. O que foi feito desde então para solucionar isso? A solução é mais profunda do que imaginamos. Se não aumentar a captação de água, não teremos melhoria efetiva”.


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Últimas Notícias

A Câmara de Vinhedo deseja a todos boas festas!leia mais

Em último ato no ano, Câmara aprova projeto de Lei Complementar para regularização de imóveisleia mais

Edu Gelmi cobra planejamento para fornecimento do uniforme escolar no início do ano letivoleia mais

Novas placas para conscientização quanto ao uso de fogos de artifícios, em defesa ao bem-esta animal, são instaladas em Vinhedoleia mais

Rui “Macaxeira” destaca necessidade de valorização do trabalho e dedicação dos coristas em Vinhedoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia