Carlos Florentino destaca importância da prevenção ao suicídio – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Carlos Florentino destaca importância da prevenção ao suicídio

Campanha “Setembro Amarelo” foi instituída no município por lei de iniciativa do vereador

190903_108_Sessao_Ordinaria_83

Em seu discurso pela 108ª Sessão Ordinária, o vereador e primeiro-secretário da Câmara, Carlos Florentino (PV), destacou a celebração do Setembro Amarelo e a campanha de prevenção ao suicídio, instituída na cidade pela Lei Ordinária 3.796/2017.

O parlamentar apresentou, da tribuna, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram o Brasil como o país com maior percentual de depressão na América Latina. “A taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015”, explicou Carlos Florentino.

Para o vereador, o assunto é delicado, mas é fundamental conversar sobre suicídio e as maneiras de prevenção. “Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário”.

Carlos Florentino destacou informações apresentadas pela OMS sobre a realizada brasileira: “a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta”.

Em seu pronunciamento, Carlos Florentino explicou que “quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversamos a respeito. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo”.

O vereador encerrou seu discurso com um alerta: o crescimento no número de suicídio. “Quando comparados aos níveis de 1980, é possível constatar que o suicídio feminino no Brasil teve um aumento de 20% nas últimas quatro décadas, enquanto no caso dos homens o crescimento foi ainda mais massivo – um aumento de 100%, com a taxa dobrando em quarenta anos”.

Setembro Amarelo

A Lei, aprovada por unanimidade na Câmara em 2017, foi elaborada após o registro de vários casos de suicídio na cidade no início daquele ano. “No início de 2017, aconteceram vários casos de suicídios em Vinhedo, o que foi muito assustador, mas serviu de alerta para que desenvolvêssemos políticas públicas de prevenção às essas ocorrências”, explica Carlos Florentino.


Fonte: Gabinete do vereador Carlos Florentino (PV)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia