Carlos Florentino destaca importância da prevenção ao suicídio – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Carlos Florentino destaca importância da prevenção ao suicídio

Campanha “Setembro Amarelo” foi instituída no município por lei de iniciativa do vereador

190903_108_Sessao_Ordinaria_83

Em seu discurso pela 108ª Sessão Ordinária, o vereador e primeiro-secretário da Câmara, Carlos Florentino (PV), destacou a celebração do Setembro Amarelo e a campanha de prevenção ao suicídio, instituída na cidade pela Lei Ordinária 3.796/2017.

O parlamentar apresentou, da tribuna, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram o Brasil como o país com maior percentual de depressão na América Latina. “A taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015”, explicou Carlos Florentino.

Para o vereador, o assunto é delicado, mas é fundamental conversar sobre suicídio e as maneiras de prevenção. “Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário”.

Carlos Florentino destacou informações apresentadas pela OMS sobre a realizada brasileira: “a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta”.

Em seu pronunciamento, Carlos Florentino explicou que “quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversamos a respeito. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo”.

O vereador encerrou seu discurso com um alerta: o crescimento no número de suicídio. “Quando comparados aos níveis de 1980, é possível constatar que o suicídio feminino no Brasil teve um aumento de 20% nas últimas quatro décadas, enquanto no caso dos homens o crescimento foi ainda mais massivo – um aumento de 100%, com a taxa dobrando em quarenta anos”.

Setembro Amarelo

A Lei, aprovada por unanimidade na Câmara em 2017, foi elaborada após o registro de vários casos de suicídio na cidade no início daquele ano. “No início de 2017, aconteceram vários casos de suicídios em Vinhedo, o que foi muito assustador, mas serviu de alerta para que desenvolvêssemos políticas públicas de prevenção às essas ocorrências”, explica Carlos Florentino.


Fonte: Gabinete do vereador Carlos Florentino (PV)

Últimas Notícias

Nova licitação para pavimentação asfáltica contemplará pedidos de Paulinho Palmeiraleia mais

Prefeito atende pedido de vereadores e inicia obras de readequação do pontilhão da Anhanguera, que dá acesso à região da Capelaleia mais

Paulinho Palmeira enaltece o reinício das obras da Interligação da Av. Independência com Av. Joaquim Alves Corrêa, em Valinhosleia mais

Sandro Rebecca comenta Moção de Apelo para intensificação de aulas onlineleia mais

Moção de Apelo de Marcos Ferraz solicitando intensificação das aulas online durante a pandemia é aprovada por unanimidadeleia mais



Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia