Câmara sedia palestra com tema “Crimes Virtuais” – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara sedia palestra com tema “Crimes Virtuais”

Evento promovido pela Procuradoria Especial da Mulher levou ao público informações em diferentes áreas do conhecimento

191120_FB_EG_NR_MF_Crimes_Virtuais_28

Na noite de quarta-feira (20), a Câmara de Vinhedo sediou o II Encontro da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vinhedo com um tema especial: Crimes Virtuais. Com palestras em diferentes áreas do conhecimento, o público presente pode compreender situações que envolvem desde a construção do discurso, o fornecimento de dados, as consequências do extremismo nas redes e, ainda, tipos de crimes e punições aplicáveis.

Com presença do presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB); da procuradora especial da Mulher, vereadora Flávia Bitar (PDT) e dos vereadores Marcos Ferraz (PSD) e Nil Ramos (PSDB), o evento teve palestras de profissionais das áreas de Direito, como a delegada titular da Polícia Civil de Vinhedo, dra. Denise Margarido; o advogado e representante da 166ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dr. Rafael Carvalho; e de outras áreas, como o professor doutorando em Educação, Osmir Cruz, a psicóloga Eliane Alves; o administrador de grupos, Nicholas Graham e a profissional em Comunicação, Patricia Marchiori.

Abrindo as apresentações, o secretário municipal de Segurança e professor doutorando em Educação, Osmir Cruz discorreu sobre o contexto histórico da transformação do diálogo no ambiente digital.

Segunda na ordem das considerações, Patricia Marchiori explicou consumo de informações no país e mecanismos de coleta de dados e construção das fakenews, além da polarização dos discursos em redes.

A psicóloga Eliane Alves discorreu sobre as consequências reais em indivíduos vítimas de diferentes formas de violência no ambiente virtual.

O administrados de grupos em Facebook, Nicholas Grahan, apresentou conceitos importantes na atualidade e dados esclarecedores sobre o alcance das ferramentas de comunicação.

Advogado e representante da OAB Vinhedo/Louveira, dr. Rafael Carvalho esclareceu os participantes sobre as condutas que devem ser adotadas pelas vítimas de crimes praticados nos mais variados ambientes eletrônicos. Também, considerou as perspectivas da sociedade brasileira no desenvolvimento da democracia diante das novas ferramentas de comunicação.

A delegada titular de Polícia Civil em Vinhedo, dr. Denise Margarido esclareceu os tipos de crimes e punições praticadas aos criminosos. Em uma apresentação com linguagem objetiva, destacou as ferramentas disponíveis na Polícia Civil para investigar e localizar quem pratica o crime no ambiente virtual, ressaltando que é um direito de todos buscar Justiça em situações de crimes, inclusive os praticados em ambiente virtual.

Conforme explicou a vereadora Flávia Bitar, “o evento não teve pretensão de esgotar o assunto; pelo contrário: a proposta é abrir o diálogo, dar informações para que as pessoas possam compreender que internet não é terra sem lei, muito pelo contrário, e que tudo que acontece ali pode sim ser identificado e avaliado pela Justiça”.

Edu Gelmi, presidente da Câmara de Vinhedo, encerrou o evento destacando a importância de a população participar e utilizar a Câmara. “Esta Casa está à disposição para discutir assuntos de interesse da comunidade vinhedense. Ficamos honrados em receber os palestrantes e poder oferecer à nossa população este diálogo”, finalizou Edu Gelmi.


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Enviar comentário

Últimas Notícias

A pedido do vereador Rubens Nunes, deputado estadual Arthur do Val destina emenda de R$250 mil para investimento na infraestrutura de Vinhedoleia mais

Edu Gelmi comenta importância do desassoreamento das represas e produção de água nos poços artesianosleia mais

Com 29 emendas, Câmara aprova Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020leia mais

Criado por Carlos Florentino, Projeto de Lei aprovado na Câmara proíbe gastos com marca e slogans de governoleia mais

Edson PC justifica ausência em votação da LOA para 2020leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia