Câmara sedia 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento Metropolitano da RMC – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara sedia 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento Metropolitano da RMC

PARLAMENTO

Na manhã dessa sexta-feira, 07, a Câmara sediou a 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento da Região Metropolitano de Campinas. O parlamento reúne os presidentes da Câmara e demais vereadores das 20 cidades que compõe a RMC.

Compôs a mesa de honra o presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Edu Gelmi (MDB); o presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro (PSB); o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz; o 2º vice-presidente do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, Felipe Sanches (PSC); o 1º secretário do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara Municipal de Holambra, Janderson Ribeiro (PP); e a vereadora vinhedense Flávia Bitar (PDT).

Da Câmara de Vinhedo, também participaram da reunião os vereadores Carlos Florentino (PV), Nil Ramos (PSDB), Paulinho Palmeira (PV), Rui “Macaxeira” (PSB) e Valdir Barreto (PSOL).

“Hoje nós teremos uma reunião diferente, dividida em três momentos: a reunião da assembleia, a reunião ordinária e a palestra sobre Políticas Públicas em Defesa da Mulher”, explicou o presidente do Parlamento, Hélio Ribeiro, ao abrir a reunião.

O presidente da Câmara de Vinhedo, Edu Gelmi, enfatizou o prazer em sediar a reunião e lembrou que o legislativo vinhedense está alinhado com as políticas públicas em defesa da mulher. “É um grande prazer receber reunião de tamanha importância em nossa Casa. Nossa região é afortunada, mas não podemos negar que passamos por inúmeras dificuldades, que devem ser discutidas e superadas. Devemos lembrar que essa Câmara aprovou a criação de uma Procuradoria da Mulher, exemplo de política pública em defesa da mulher, que é um dos temas do nosso encontro de hoje e que deve ser pauta constante em nossa região”.

O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, destacou a importância do Poder Legislativo. “Fui vereador por três mandatos, já presidi a Câmara, mas na época ainda não existia o Parlamento Metropolitano. A Câmara é a ressonância das grandes demandas da população, e daqui que saem as diretrizes para o município. Parabenizo o presidente Edu Gelmi, que está democratizando a Casa de Leis, que é a Casa do Povo, onde a democracia deve prevalecer”.

Pela Assembleia Geral, o Parlamento tratou do projeto regional do Parlamento Jovem da RMC, deliberou sobre filiação e contribuição associativa e definiu as equipes de trabalho das Comissões Temáticas.

As Comissões Temáticas serão compostas por três membros: coordenador, coordenador-adjunto e secretário. No encontro, foi definido que a Comissão de Proteção à Mulher será formada por Flávia Bitar como coordenadora e pela vereadora de Itatiba, Deborah Oliveira (PPS), como coordenadora-adjunta. A secretária ainda será definida.

Na sequência, a advogada Bárbara Machado Franceschetti, presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB Vinhedo/Louveira, palestrou sobre o tema Políticas de Prevenção à Violência Doméstica com Base na Educação. “O Brasil é o 5º país do mundo em registros de casos de violência contra a mulher e, embora as mulheres correspondam a 52% do eleitorado, apenas 16% dos cargos eletivos são ocupados por elas. Esses dados são importantes para entender a desigualdade de gênero. A violência pode se dar na forma física, moral e até patrimonial. Essa violência traz conseqüências físicas e psicológicas não só à vítima, mas a toda família, em especial aos filhos. Isso deve ser combatido por políticas públicas, facilitando os meios de acesso da vítima aos canais de denúncia, de amparo. A Procuradoria da Mulher já existe em alguns municípios, e recentemente foi implantando em Vinhedo. Esse é um canal que as Câmaras poderão encaminhar denúncias, ajudar no atendimento às vítimas e promover estudos e desenvolvimentos de políticas públicas para combate à violência contra a mulher”.

Após a palestra foi aberta a palavra aos vereadores presentes para tratar livremente dos temas abordados na reunião.


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Últimas Notícias

Edu Gelmi explica que falta de água em Vinhedo decorre de erro em planejamento e investimentoleia mais

A convite de Rubens Nunes, representantes da Secretaria de Educação vão à Câmara e se comprometem a apresentar levantamento sobre impacto financeiro do PLC nº 06/2019leia mais

Sandro Rebecca parabeniza CEIVI pelos 35º anos de trabalho em prol da comunidade vinhedenseleia mais

Marcos Ferraz propõe que Prefeitura acompanhe uso de recursos públicos por entidades para não prejudicar as que realizam trabalho adequadoleia mais

Edu Gelmi comenta rombo nas finanças do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia