Câmara aprova sete projetos de Decreto Legislativo que concedem honrarias a munícipes e entidades – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara aprova sete projetos de Decreto Legislativo que concedem honrarias a munícipes e entidades

190812_105_Sessao_Ordinaria (41)

Nessa segunda-feira, 12, pela 105ª Sessão Ordinária, a Câmara de Vinhedo aprovou sete projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias a munícipes e entidades que prestaram relevantes serviços à Vinhedo.

As matérias foram votadas de forma englobada, sendo aprovas por unanimidade, e concedem honrarias a Rodrigo Ribeiro Petrucci (Diploma de Mérito Esportivo), CONSEG Vinhedo (Diploma de Reconhecimento), José Carlos Gasparini (Diploma de Mérito Ecológico), Hamilton José Novelli (Funcionário Público Municipal do Ano), Lar Carlos Augusto Braga – LarCAB (Prêmio de Eficiência), Ricardo Martins (Título de Cidadão Vinhedense) e Amadio Cremonesi Neto (Título de Cidadão Vinhedense)

Expediente

Na pauta do Expediente foi apresentada uma proposta de emenda à Lei Orgânica, dois projetos de Lei, 18 projetos de Decreto Legislativo, três requerimentos, cinco moções e 47 indicações.

Um dos requerimentos, o de nº 95/2019, foi retirado de pauta a pedido do autor, Edson PC (PDT), por ser semelhante ao requerimento nº 93/2019, também apresentado e aprovado na 105ª Sessão. Ambos exigem da Prefeitura informações acerca dos valores arrecadados a título de Contribuição do Serviço de Iluminação Pública (CIP) nos anos de 2017, 2018 e 2019, e o valores gastos em reatores, lâmpadas e insumos para manutenção da iluminação pública.

Tribuna Livre

Guilherme dos Santos de Oliveira, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Vinhedo, convidou a população a prestigiar a II Parada do Orgulho LGBT de Vinhedo, que será realizada no próximo domingo, dia 18. “Nesse domingo realizaremos a II Parada do Orgulho LGBT de Vinhedo, que contará com um elenco de 39 artistas que irão se apresentar no evento. A Parada LGBT de Vinhedo está com gasto estipulado em R$27 mil, valor arrecadado por doações”.

Explicação Pessoal

Sandro Rebecca (PDT) abriu a fase de Explicação Pessoal alertando quanto à proximidade da 16ª Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A partir da próxima semana passaremos a divulgar os vários encontros que acontecerão na 16ª Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É importante que nós divulguemos e prestigiemos todos os eventos que tratam dos direitos das minorias”.

O V Congresso Nacional das Guardas Municipais foi destaque de Rui “Macaxeira” (PSB). “Prestigiamos a abertura do Congresso, na última terça-feira, que foi um grandioso evento. Autoridades de todo o pais por lá passaram para falar de segurança, um assunto de extrema importância. Parabenizo a Guarda Municipal de Vinhedo e o secretário de Segurança Osmir Cruz pela organização desse grande congresso”.

Rubens Nunes (PR) comentou sobre a possível troca da grama sintética por natural no campo da Vila João XXIII. “Nessa semana me reuni com o secretário de Esportes, o Filé, para tratar das necessidades de melhorias no setor para a Vila João XXIII. Me chamou a atenção a proposta da Secretaria em trocar o campo sintético por campo de grama natural, pois é preciso lembrar que o gramado é utilizado ao menos seis vezes por dia, devido ao treinamento de equipes de diferentes categorias. Sabemos que com essa alta frequência de uso, apenas a grama sintética seria capaz de suportar, portanto, peço que a Secretaria analise essa possível mudança com cuidado”.

Paulinho Palmeira (PV) propôs que os vereadores se reunam com o secretário de Governo, Jorge Torrezin, para tratar da situação das divisas do município. “O ex-prefeito Zé Gasparini levantou hoje uma discussão sobre as divisas de nosso município e já estive até em contato com nosso secretário de Governo, para que possamos tratar dessa questão, levantar a real situação de nossas divisas e ver como organizar isso”.

Nil Ramos (PSDB) questionou nota de seu partido que anunciou pré-candidatos pela legenda à Prefeitura de Vinhedo. “Aquela matéria diz meias verdades. É verdade que o PSDB terá candidatos na próximas eleições, isso é fato e legítimo, mas não é verdade os nomes anunciados, pois em nenhum momento isso foi tratado na reunião. De forma monocrática o presidente do partido publicou essa nota”.

A necessidade de manutenção e conservação dos espaços públicos foi tema de Marcos Ferraz (PSD). “É importante que tenhamos um trabalho de manutenção dos espaços públicos. São muitos os locais que precisam de reparos. Há uma forma de vetarmos o vandalismo, sem a necessidade de manter a guarda de vigia 24 horas por dia, no mesmo local. Uma forma simples de evitar o vandalismo é ocupar o espaço, seja por meio de PPP, implantação de lanchonetes e outras formas de atividade”.

Geraldinho Cangussú (PV) convidou a população à prestigiar a programação da Semana Nacional da Família, realizada pela Paróquia de São Sebastião. “Estamos na Semana Nacional da Família, e a Paróquia de São Sebastião está promovendo debates e palestras sobre a família, que é a célula mais importante da sociedade. Infelizmente, hoje a família está sendo atacada por todos os lados. Nessa semana, todos os dias, ás 19h30, a Paróquia de São Sebastião tem promovido palestras e debates sobre o tema”.

O presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB), comentou sobre a Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana. “A audiência pública sempre é algo um pouco ‘quadrado’, porém nessa quinta-feira mantivemos aqui uma discussão de altíssimo nível. Há tempos não via essa Casa tão cheia, com representantes de diferentes bairros. Nós vimos que realmente existe uma distorção no projeto apresentado pela Prefeitura, e sabemos que o Plano de Mobilidade Urbana está estritamente ligado ao Plano Diretor, cuja atualização deverá ser votada por nós também. Teremos que fazer um cuidadosa análises dos projetos, para que possamos apresentar mudança significativas ao Plano de Mobilidade Urbana”.

Edson PC (PDT) rebateu críticas à sua forma de trabalho como vereador. “Quero deixar ciente que todas as denúncias que faço são sobre possíveis irregularidades, nunca condeno previamente alguém. A cidade só está endividada porque não temos vereadores que fiscalizam nessa Casa. Conto nos dedos quantos vereadores levaram apontamentos e suspeitas de possíveis irregularidades ao Ministério Público. Esse é meu trabalho, zelar pela correta aplicação do dinheiro púbico”.

Por fim, Valdir Barreto (PSOL) também falou sobre a audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana, realizada no plenário da Câmara na semana passada. “Dois grandes professores fizeram exposições nessa audiência. Como eles bem demonstraram, o Plano de Mobilidade Urbana apresentado pela Prefeitura não respeita cerca de 85% das diretrizes da legislação federal. Fora isso, varias obras inclusas no projeto invadem áreas de conservação ambiental. Existe uma série de questões que fazem com que esse plano seja algo terrível”.


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Enviar comentário

Últimas Notícias

Edu Gelmi explica que falta de água em Vinhedo decorre de erro em planejamento e investimentoleia mais

A convite de Rubens Nunes, representantes da Secretaria de Educação vão à Câmara e se comprometem a apresentar levantamento sobre impacto financeiro do PLC nº 06/2019leia mais

Sandro Rebecca parabeniza CEIVI pelos 35º anos de trabalho em prol da comunidade vinhedenseleia mais

Marcos Ferraz propõe que Prefeitura acompanhe uso de recursos públicos por entidades para não prejudicar as que realizam trabalho adequadoleia mais

Edu Gelmi comenta rombo nas finanças do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia