Câmara aprova 66 projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara aprova 66 projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias

Agraciados com as honrarias receberão os diplomas, títulos e medalhas em Sessão Solene

SESSAO

Na noite dessa segunda-feira, 17, os vereadores aprovaram, pela 101ª Sessão Ordinária, nada menos que 66 projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias a pessoas e entidades que prestaram relevante serviço ao município e à comunidade vinhedense.

Os homenageados receberão seus títulos, diplomas ou medalhas em posterior Sessão Solene.

Na noite ainda foram aprovados por unanimidade dois projetos de Lei Ordinária, os de nº 25 e 26. O primeiro, nº 25/2019, institui no Calendário Oficial de Vinhedo o Dia Municipal do Cuidador de Idosos; já o de nº 26/2019 denomina de Lourdes Ferragut Carvalho área situada no imóvel Cachoeirinha ou Pinheirinho.

Expediente

A pauta do expediente da 101ª Sessão Ordinária apresentou 1 projeto de Resolução, cinco requerimentos, 10 moções e oito indicações.

Tribuna Livre

O diretor de capacitação do Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo (SSPV), Mauricio Pires Sanches, prestou contas acerca do encerramento e resultado da Campanha Salarial de 2019.

“A Campanha Salarial tinha basicamente duas pautas, uma com cláusulas econômica e outra com cláusulas sociais. Na questão econômica nós acreditamos que com um pouco mais de planejamento do governo e apoio dos próprios servidores  poderíamos ter resultados melhores. Mesmo assim consideramos que tivemos um desfecho satisfatório. Inicialmente o Executivo se propôs a conceder um aumento de 2,5%, abaixo da inflação, mas após negociação conseguimos o aumento de 5,07%, acompanhando a inflação. Nas cláusulas sociais conseguimos diferentes conquistas, dentre as quais destacamos a ampliação para 10 dias do período de licença paternidade, e a inclusão do tempo de deslocamento para consultas e exames médicos a ser considerado nos atestados, meia hora antes e meia hora depois como margem nas consultas em Vinhedo, e uma hora antes e uma hora depois como margem nas consulta fora de Vinhedo”.

Explicação Pessoal

Edson PC (PDT) propôs a realização de multirão de exames de ultrasom. “Pedi ao secretário de Saúde que tome uma atitude urgente em relação aos exames de ultrasom, já que atualmente a espera é superior a seis meses. Agradeço a atenção do secretário, que ouviu minha proposta para a realização de uma mutirão de ultrasom, a fim de diminuir a fila”.

O vereador Valdir Barreto (PSOL) pediu ao Conselho Municipal de Educação que se pronuncie acerca de dois assuntos sobre os quais o secretário de Educação “jogou” a responsabilidae ao Conselho. “Quando o secretário de Educação veio a essa Casa de Leis jogou ao Conselho de Educação duas questões muito importantes. A primeira diz respeito à gestão democrátca, e a segunda à liberdade de cátedra, ou seja, a garantia da liberdade de ensino por parte do professor. Aguardo o pronunciamento do Conselho”.

A aprovação do Projeto de Lei que instituiu no calendário municipal o Dia do Cuidador de Idosos foi destaque de Sandro Rebecca (PDT), autor do projeto. “Instituímos essa data no calendário municipal por duas razões muito simples. A primeira é porque é gigantesca a demanda para profissionais da área, uma vez que nossa população está envelhecendo; e a segunda se deve a essa profissão ter sido a que mais cresceu no Brasil em 2018.

Paulinho Palmeira (PV) relembrou que já está em andamento a Campanha do Agasalho. “Ficamos felizes que o Fundo de Solidariedade já iniciou os trabalhos para a realização da Campanha do Agasalho, pois esse é um relevante trabalho social”.

Marcos Ferraz (PSD) falou sobre filantropia. “Um dos princípios da filantropia é: o que uma mão faz a outra não sabe. Ou seja, quem faz a verdadeira filantropia, por amor ao próximo, não quer aparecer, o que é bem diferente de quem faz ações para se promover e diz que é trabalho social. Essa é a mais pura e discarada promoção pessoal. Não há problema em fazer ações para se promover, mas não precisa ser hipócrita ao ponto de disfarçar essa promoção pessoal como uma ação verdadeiramente social ou filantrópica”.

A obras para reparação da contenção das margens do córrego Pinheirinho, na altura do Jardim São Thomé, foram assunto de Geraldinho Cangussú (PV). “A Prefeitura iniciou os trabalhos para reparos na contenção das margens do córrego Pinheirinho, um trabalho muito esperado por todos nós. O planejamento é que ainda nessa semana seja reerguido o muro de contenção que cedeu. Essa é apenas a menor parte da obra, quando se iniciar a parte mais complexa tratarei novamento do assunto nessa casa”.

Por fim, o presidente Edu Gelmi (MDB) ressaltou a necessidade de se tomar ações práticas no combate à violência contra idosos. “No dia 15 passado comemoramos o Dia da Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Esse dia foi instituído por Lei de minha autoria, aprovada em 2017. De nada adianta a data em nosso calendário se ações práticas não são tomadas para combater a violência. Idosos no Brasil já correspondem a 13% da população, e em Vinhedo não é diferente. Precisamos ter uma ampla divulgação de campanhas de combate á violência contra idoso, promover palestrar, conta com o apoio de outros entes e entidades, como a OAB. Esperamos que no próximo ano o governo municipal possa dar mais atenção a esse assunto”.


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Últimas Notícias

Carlos Florentino parabeniza evento do CAPS Capelaleia mais

Edu Gelmi critica secretário municipal por impedir acesso ao trabalho de fiscalização do Legislativoleia mais

Carlos Florentino fala sobre Segurança Pública para colaboradores em empresa de Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca apresenta Moção de Apelo contra cortes em pesquisas científicasleia mais

Em reunião na Associação Mata Ciliar, Flávia Bitar discute conteúdo de livro sobre proteção à fauna silvestre que será distribuído a alunos da rede municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia