A pedido de Ana Genezini, médico da rede municipal apresenta projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado aos vereadores – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

A pedido de Ana Genezini, médico da rede municipal apresenta projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado aos vereadores

Proposta visa melhorar o atendimento ao munícipe e diminuir as filas de espera para exames e consultas

ag_banner

Nessa segunda-feira, 14, os vereadores receberam no plenário da Câmara o médico Carlos Eduardo Solé Vernin, cirurgião geral da rede municipal de saúde, e autor do projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado, proposta que visa otimizar o atendimento em saúde em Vinhedo, diminuindo as filas para exames e consultas.

A apresentação foi possível graças à intermediação da vereadora Ana Genezini (MDB), e contou com a participação do presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB), Edson PC (PDT), Flávia Bitar (PDT), Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira (PV), Rubens Nunes (MDB) e Rui “Macaxeira” (PSB).

Para atingir o objetivo de otimização do atendimento, o projeto pretende aumentar a resolutividade da atenção primária à saúde, a preventiva, por meio do desenvolvimento de educação médica continuada; disponibilização em fácil acesso de informação médica relevante à população; permitir o acesso rápido à especialidades médicas, quando necessárias; ampliação de exames e procedimentos que possam ser solicitados diretamente pela atenção básica; organizar fluxos; encaminhar pacientes para especialidades após investigação prévia das causas da enfermidade; permitir o agendamento de consultas apenas após o recebimento de exames, evitando assim consultas sem objetividade, em que o diagnóstico não pode ser dado por falta de exame e investigação prévia, e aumenta as filas de espera.

A ideia é que em um primeiro atendimento, na rede de atenção básica, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), seja feito um check-up do paciente para solicitação de exames de acordo com os sintomas apresentados, e apenas depois, após o recebimento e análise do resultado dos exames, encaminhar o paciente ao respectivo especialista.

Como demonstrou Carlos Eduardo Vernin, há uma relação ideal atendimento de urgência/emergência e atendimento ambulatorial, o primário, que seria de 0,3. Porém, em Vinhedo a relação é contrária, de 1,34, ou seja, há muito mais atendimentos de urgência/emergência do que ambulatorial.

Atualmente 65 médicos da rede são dedicados ao atendimento ambulatorial, enquanto 86 profissionais são destinados ao atendimento emergencial. Para a redução nas filas de espera, e melhora no atendimento como um todo, essa relação precisa se inverter, ou seja, é preciso um investimento maior na atenção básica, primária.

“Nós precisamos criar meios para que os usuários da rede municipal de saúde voltem a criar vínculos com as Unidades Básicas de Saúde, permitindo o atendimento preventivo e a diminuição de gastos com urgência e emergência. O programa Saúde da Família é um exemplo de ‘ferramenta’ que cria esse vínculo do usuário da rede municipal de saúde com as Unidades Básicas de Saúde e seus respectivos profissionais, e outros deverão ser pensados para que se possa colocar em prática esse novo protocolo de atendimento”, enfatizou Ana Genezini.

O projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado já foi apresentado ao prefeito para análise e estudos quanto à viabilidade e implantação na rede municipal de saúde.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Ana Genezini (MDB)

 

Enviar comentário

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia