A pedido de Ana Genezini, médico da rede municipal apresenta projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado aos vereadores – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

A pedido de Ana Genezini, médico da rede municipal apresenta projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado aos vereadores

Proposta visa melhorar o atendimento ao munícipe e diminuir as filas de espera para exames e consultas

ag_banner

Nessa segunda-feira, 14, os vereadores receberam no plenário da Câmara o médico Carlos Eduardo Solé Vernin, cirurgião geral da rede municipal de saúde, e autor do projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado, proposta que visa otimizar o atendimento em saúde em Vinhedo, diminuindo as filas para exames e consultas.

A apresentação foi possível graças à intermediação da vereadora Ana Genezini (MDB), e contou com a participação do presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB), Edson PC (PDT), Flávia Bitar (PDT), Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira (PV), Rubens Nunes (MDB) e Rui “Macaxeira” (PSB).

Para atingir o objetivo de otimização do atendimento, o projeto pretende aumentar a resolutividade da atenção primária à saúde, a preventiva, por meio do desenvolvimento de educação médica continuada; disponibilização em fácil acesso de informação médica relevante à população; permitir o acesso rápido à especialidades médicas, quando necessárias; ampliação de exames e procedimentos que possam ser solicitados diretamente pela atenção básica; organizar fluxos; encaminhar pacientes para especialidades após investigação prévia das causas da enfermidade; permitir o agendamento de consultas apenas após o recebimento de exames, evitando assim consultas sem objetividade, em que o diagnóstico não pode ser dado por falta de exame e investigação prévia, e aumenta as filas de espera.

A ideia é que em um primeiro atendimento, na rede de atenção básica, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), seja feito um check-up do paciente para solicitação de exames de acordo com os sintomas apresentados, e apenas depois, após o recebimento e análise do resultado dos exames, encaminhar o paciente ao respectivo especialista.

Como demonstrou Carlos Eduardo Vernin, há uma relação ideal atendimento de urgência/emergência e atendimento ambulatorial, o primário, que seria de 0,3. Porém, em Vinhedo a relação é contrária, de 1,34, ou seja, há muito mais atendimentos de urgência/emergência do que ambulatorial.

Atualmente 65 médicos da rede são dedicados ao atendimento ambulatorial, enquanto 86 profissionais são destinados ao atendimento emergencial. Para a redução nas filas de espera, e melhora no atendimento como um todo, essa relação precisa se inverter, ou seja, é preciso um investimento maior na atenção básica, primária.

“Nós precisamos criar meios para que os usuários da rede municipal de saúde voltem a criar vínculos com as Unidades Básicas de Saúde, permitindo o atendimento preventivo e a diminuição de gastos com urgência e emergência. O programa Saúde da Família é um exemplo de ‘ferramenta’ que cria esse vínculo do usuário da rede municipal de saúde com as Unidades Básicas de Saúde e seus respectivos profissionais, e outros deverão ser pensados para que se possa colocar em prática esse novo protocolo de atendimento”, enfatizou Ana Genezini.

O projeto de Protocolos de Acesso Gerenciado já foi apresentado ao prefeito para análise e estudos quanto à viabilidade e implantação na rede municipal de saúde.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Ana Genezini (MDB)

 

Últimas Notícias

Audiência Pública da Fazenda apresenta dados do terceiro quadrimestre de 2019leia mais

Paulinho Palmeira propõe contratação de professores substitutos para resolver ausência provisórialeia mais

Sandro Rebecca pede mais atenção com segurança no trânsito e propõe rotatórias para aliviar trânsito na Estrada da Capelaleia mais

Edu Gelmi solicita implantação do bilhete únicoleia mais

Mutirão para zerar fila de exames clínicos é proposta do vereador Paulinho Palmeiraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia