2ª Sessão do Parlamento jovem é realizada na Câmara – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

2ª Sessão do Parlamento jovem é realizada na Câmara

Jovens parlamentares apresentaram indicações, moções, propostas de projetos de Lei e ainda discursaram para os presentes

  • PJ
  • PJ-XIII
  • PJ-XVI
  • PJ-IX
  • PJ-XIV
  • PJ-I
  • PJ-VIII
  • PJ-V
  • PJ-VII
  • PJ-VI
  • PJ-XI
  • PJ-XII
  • PJ-XV
  • PJ-X
  • PJ-IV
  • PJ-II
  • PJ-III

Com plateia cheia, a Câmara realizou na noite dessa terça-feira, 25, o 2º Parlamento Jovem do Legislativo vinhedense, com 12 parlamentares dos 8º e 9º ano de seis escolas diferentes, sendo três particulares, duas municipais e uma estadual.

Os jovens parlamentares foram escolhidos democraticamente pelos grêmios estudantis das escolas participantes, e são eles Dandara Edlly Felipe de Holanda (E.M. Professor Ricardo Junco Neto), Felipe Daniel de Souza (Instituto de Educação Príncipe da Paz), Giulia Beatriz Iodes (Sant’Anna International School), Hadassa de Jesus Cordeiro Ferreiro (E.M. Integração), Hugo Gomes Santana (E.E. Patriarca da Independência), João Pedro Bruni (Colégio Beneditino), Leandro Horita (Instituto de Educação Príncipe da Paz), Luana Namorato Andrade (Sant’Anna International School), Luísa da Silveira Bueno Paffaro (Colégio Beneditino), Marcelo Alves Lima Cavalcante (E.M. Integração), Maria Fernanda Geromini de Almeida (E.E. Patriarca da Independência) e Matheus Antunes de Campos (E.M. Professor Ricardo Junco Neto).

A mesa diretiva foi composta pelos jovens parlamentares Marcelo Alves Lima Cavalcante, na presidência, Hadassa de Jesus Cordeiro Ferreiro, como vice-presidente, Dandara Edlly Felipe de Holanda, 1ª secretária, e Felipe Daniel de Souza, 2º secretário.

A jovem parlamentar eleita para presidir a 3ª Sessão Jovem Parlamentar, que será realizada hoje, dia 26, Vitória Hanzava Marques (E.M. Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut), também ocupou lugar no plenário como convidada.

Prestigiaram a sessão o presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB), o vice-presidente Sandro Rebecca (PDT), o 1º secretário Carlos Florentino (PV), a 2ª Secretária Flávia Bitar (PDT), Marcos Ferraz (PSD), Nil Ramos (PSDB), Paulinho Palmeira (PV), Valdir Barreto (PSOL), e o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

Os jovens parlamentares apresentaram uma moção, 11 indicações e três propostas de projetos de leis. As três propostas de PL foram aprovadas.

A proposta de projeto de Lei nº 1/2019 sugere a instituição no Calendário Oficial do Município de Vinhedo do Dia da Conscientização do Abandono de Animais. O projeto foi aprovado por 12 votos, recebendo apenas a negativa de um jovem parlamentar.

A proposta de PL nº 2/2019, por sua vez, dispõe sobre a proibição do fornecimento de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais e em eventos festivos, enquanto a proposta de PL nº 3/2019 trata da criação das Olimpíadas Escolares, evento esportivo que envolveria todas as escolas do município. Ambas foram aprovadas por unanimidade.

As propostas, como foram todas aprovadas na Sessão Jovem Parlamentar, serão analisadas e apresentadas pelos vereadores brevemente, como projetos de Lei, podendo assim, caso sejam aprovadas em plenário, compor a legislação vinhedense.

O mesmo acontecerá com as indicações, que serão reapresentadas e encaminhadas ao Poder Executivo em nome de todos os vereadores.

Dentre as indicações apresentadas pelos jovens parlamentares, merece destaque a de nº 11/2019, que propõe à Prefeitura que estude a viabilidade de elaborar projeto de Lei para criação do “Programa Mais Médicos Vinhedo”. O programa tem como objetivo diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o município, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área de saúde.

No fim, foi aberta a palavra aos vereadores presentes e ao secretário Gilberto Lorenzon, que parabenizaram a iniciativa, o empenho dos jovens parlamentares e o rico conteúdo das matérias apresentadas.

“O jovens são as estrelas dessa noite. O que vimos ao longo desse projeto, seja nas palestras ou mesmo hoje, na sessão, foi fantástico. Vimos exatamente o mesmo que os alunos, pais e professores vêem, ou seja, a necessidade de uma melhoria contínua no poder público, a melhora na gestão pública. As excelentes propostas de projetos de Lei apresentadas e aprovadas pelos jovens parlamentares nessa noite serão reapresentadas, em nome de todos os vereadores, para que possam ser aprovadas também por nós para se tornarem Leis em nossa cidade, e contribuir para o constante desenvolvimento de nossa sociedade”, destacou Edu Gelmi, presidente da Câmara.

Assista

A 2ª Sessão Jovem Parlamentar pode ser vista na íntegra em nosso canal do youtube acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=lQXL21zZtUE.

3ª Sessão Jovem Parlamentar

A 3ª Sessão Parlamentar será realizada nessa quarta-feira, 27, no plenário da Câmara Municipal de Vinhedo, a partir das 19 horas. Participarão os jovens parlamentares do Centro Educacional Objetivo Vinhedo, E.M. Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, E.M. Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut, E.M. Jair Mendes de Barros, E.M. Professor André Franco Montoro e E.M. Professora Darci Ana Dêgelo Briski. Venha prestigiar!


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

Últimas Notícias

Carlos Florentino parabeniza evento do CAPS Capelaleia mais

Edu Gelmi critica secretário municipal por impedir acesso ao trabalho de fiscalização do Legislativoleia mais

Carlos Florentino fala sobre Segurança Pública para colaboradores em empresa de Vinhedoleia mais

Sandro Rebecca apresenta Moção de Apelo contra cortes em pesquisas científicasleia mais

Em reunião na Associação Mata Ciliar, Flávia Bitar discute conteúdo de livro sobre proteção à fauna silvestre que será distribuído a alunos da rede municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia