Rodrigo Paixão relembra histórico de reestruturação da Santa Casa – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Rodrigo Paixão relembra histórico de reestruturação da Santa Casa

Para o parlamentar boa parte dos agentes políticos esqueceram os momentos de crise que motivaram a reestruturação do hospital

180924_70_Sessao_Ordinaria (81)

A entrega de sete novos leitos de UTI da Santa Casa de Vinhedo foi o grande tema debatido na 70ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 24. Praticamente todos os vereadores se pronunciaram na noite elogiando a Prefeitura e o hospital pela entrega dos novos quartos.

Apesar de também reconhecer os méritos da melhoria, o vereador Rodrigo Paixão (REDE), fez questão de lembrar todo o histórico recente da Santa Casa, que teve o atendimento pelo SUS suspenso há poucos anos, deixou de atender a população vinhedense e apenas após um longo processo de requisição administrativa pode se reerguer.

“Independente do governo ou provedor, continuo fazendo as mesmas cobranças em relação à Santa Casa. Há uma parte esquecida na história da Santa Casa, que é a CPI aberta nessa Casa, pela qual reconstituímos a história do hospital, permitindo ao então prefeito proceder a requisição administrativa da Santa Casa, que foi uma sugestão nossa. Portanto, nós oferecemos a possibilidade de a Santa Casa voltar a ser um hospital. É um absurdo ouvir agora que o ex-prefeito acertou ao romper o contrato com a Santa Casa em 2013. Pessoas morreram naquele período, por conta de uma ação totalmente arbitrária. As pessoas estão negligenciando uma história, e até hoje não entendo como não foi aberto um inquérito criminal sobre a situação do hospital, em que recursos foram desviados e pessoas morreram”, explicou.

A CPI da Santa Casa, da qual Rodrigo Paixão era membro, elaborou um extenso relatório, com base em depoimentos de funcionários e ex-funcionários, análise de documentos do hospital e de outras origens entre outras provas. Dentre os apontamentos finais da Comissão, estava a possibilidade de requisição administrativa do hospital, a fim de agilizar a reestruturação física e funcional da Santa Casa, que na época, estava praticamente fechada, e a população vinhedense era atendida em hospitais de cidades vizinhas, como o Galileo, em Valinhos.

“Tem pessoas que gostam de aparecer na foto, como agora, na entrega de novos leitos da UTI. Eu estou em todos os momentos acompanhando o que ocorre na Santa Casa, alertando a provedora sobre prazos que estavam se extinguindo e outro alertas. Faço militância e política para defender os interesses da população de Vinhedo, não apenas quando conveniente”, concluiu.

Saúde

Rodrigo Paixão ainda fez crítica a gestão da saúde em Vinhedo.

“O atual secretário de Saúde fechou o CERS Bela Vista e estrangulou o CAPS de Vinhedo, que era uma referência no passado e atualmente não funciona como deveria. Diariamente recebemos reclamações em relação à saúde mental de nossos moradores. O projeto de fechamento da UPA central, concentrando o atendimento na Policlínica da Capela para, no futuro, em data incerta, abrir uma UPA na Capela, foi outro absurdo proposto pelo atual secretário. Nossa saúde é tratada sem planejamento”, concluiu.

 


Fonte: Gabinete do vereador Rodrigo Paixão (REDE)

Últimas Notícias

Câmara de Vinhedo abre processo seletivo para contratação de estagiário em Comunicação Social – Publicidade e Propagandaleia mais

Paulinho Palmeira reivindica instalação de iluminação pública em toda extensão de calçada na Rua José Matheus Sobrinholeia mais

Edu Gelmi reforça importância da luta dos auxiliares de Educação Infantil no municípioleia mais

Sandro Rebecca reforça pedido para desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovensleia mais

Edu Gelmi ressalta importância da atuação efetiva junto à RMC na conquista de melhorias para o vinhedenseleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia