Flávia Bitar promove 6º Encontro sobre o Bem Estar Animal – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar promove 6º Encontro sobre o Bem Estar Animal

Evento foi realizado no auditório do Centro de Convivência

181212_FB_6_Forum_Bem_Estar_Animal (10)

Nessa quarta-feira, 12, o Centro de Convivência recebeu o “6º Encontro de Bem Estar Animal – Vinhedo e Itatiba”, promovido pela vereadora Flávia Bitar (PDT). Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento contou com seis palestrantes, que trataram de temas que vão de tecnologia e doação de sangue animal, até educação e intercâmbio com o governo do Estado.

A primeira palestrante da noite foi Rosângela Ribeiro Gebara, da World Animal Protection (WAP), organização internacional de bem-estar animal sem fins lucrativos, com sede em Londres, que está em operação há mais de 30 anos.

Rosângela fez considerações sobre o cenário mundial de Bem Estar Animal, desde animais de produção até silvestres. A WAP realizar diferentes acompanhamentos, como no caso de animais em situação de desastres, que assim como as pessoas vítimas da situação, ficam desamparados.

Na sequência, major Marco Antonio Basso, subsecretário de Proteção e Defesa de Animais Domésticos, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de Defesa dos Animais Domésticos da Subsecretaria, órgão vinculado à Casa Militar do governo do Estado de São Paulo e responsável por gerir o Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos (Siedad).

Atualmente o Estado de São Paulo conta com um disque denúncia animal, exclusivo para a denúncia de maus tratos e violência contra animais, que em apenas pouco mais de um mês de existência já registrou mais de 2.000 ocorrências. A título de comparação, quando o único canal de denúncia era o 190, já eram registradas 22 mil denúncias por ano.

Uma das ações previstas pela Subsecretaria a implantação do Infocad, sistema de informação e cadastro de animais domésticos. Para criação do sistema, a Pasta pretende aproveitar o sistema do aplicativo CrowdPet, desenvolvido por Fábio Piva, na Unicamp, e difundido no Estado e apresentado ao governo estadual por intermédio da vereadora Flávia Bitar.

Os recursos e possibilidades do aplicativo CrowdPet também foram tema do  Encontro, que teve como um de seus palestrantes o criador da ferramenta, Fábio Piva.

O aplicativo permite o cadastro de animais comunitários e domésticos, com foto, por meio de uma plataforma colaborativa, facilitando a localização de pets perdidos e mesmo a atuação de equipes de zoonoses em campanhas de saúde.

Mariana Penteado, autora das cartilhas da Coleção Bem-Estar Animal, falou sobre Educação em Bem Estar Animal e as formas de inserir esse tema na educação, como ferramenta multidisciplinar de ensino.

Pedro, da SpecialDogs, explicou sobre animais doadores de sangue e qualidade na alimentação.

Thiago Tonus, por sua vez, apresentou a Dogs Life, que trás um conceito inovador de acolhimento de animais de rua e ONGs. O projeto pretende buscar verba internacional através de parcerias com ONGs e também com o poder público. O acolhimento passaria por veterinários, análise comportamental e também pelo conceito de adoção responsável, no qual é feita análise do animal a ser adotado e do potencial adotante, para que haja um perfeito casamento entre os perfis.

A Dogs Life é uma criação de Thiago Tonus com Mauro Isquierdo.

Durante o “6º Encontro”, houve ainda outro importante debate: a formação de um núcleo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para criar pautas de inclusão dos temas de interesse das cidades em Bem Estar Animal, fortalecendo e aproximando o diálogo com o governo estadual.

“Nossa proposta é unir as cidades da RMC para discutir projetos e conversar com o Estado sobre nossas necessidades”, explica Flávia Bitar. A primeira pauta a ser tratada no âmbito da Região Metropolitana é a criação de um Estatuto do Bem Estar Animal para todo o Estado de São Paulo.

Flávia Bitar também apresentou os projetos de Vinhedo inseridos na parceria com o governo estadual, por meio da Subsecretaria, como o material escolar de Bem Estar Animal e o projeto de identificação (censo) de animais por meio de aplicativo.

Mais de 40 pessoas compareceram ao Encontro, representando cidades como Campinas, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Louveira, São Paulo e Valinhos.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Nil Ramos e Rui “Macaxeira” acompanham instalação de grama sintética no campo do Altos do Morumbileia mais

Presidente Edu Gelmi analisa primeiro semestre à frente do Legislativo de Vinhedoleia mais

Comissão para Reestruturação Administrativa da Câmara apresenta objetivo de seu trabalho a vereadoresleia mais

Edu Gelmi critica inércia do Executivo diante da falta de professores em escolas da rede municipalleia mais

Paulinho Palmeira reforçar pedidos por implantação de lâmpadas LED no sistema de iluminação pública de Vinhedoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia