Flávia Bitar comenta participação de membros do GAPA em curso na Associação Mata Ciliar – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar comenta participação de membros do GAPA em curso na Associação Mata Ciliar

Representantes do Grupo de Ações Preventivas Ambientais de Vinhedo participaram do treinamento de resgate, contenção e manejo de animais silvestres

image description

A vereadora Flávia Bitar (PDT) destaca a participação de Vinhedo no treinamento de resgate, contenção e manejo de animais silvestres, realizado em Jundiaí pela organização não governamental Associação Mata Ciliar – curso, oferecido gratuitamente graças ao convênio celebrado entre Prefeitura e ONG com recursos destinados por emenda proposta pela vereadora.

A abertura de vagas para técnicos de Vinhedo no treinamento de resgate, contenção e manejo de animais silvestres é um dos importantes benefícios obtido pela parceria com a Associação Mata Ciliar.   “Graças à redução do orçamento da Câmara e à destinação dos recursos por meio de emenda, conseguimos firmar o convênio, que hoje permite o recolhimento de animais silvestres e encaminhamento para tratamento, além de outros benefícios, como este treinamento”, explica Flávia Bitar.

“Foram três dias muito bem aproveitados. O curso foi excelente, nos ajudando muito com a demanda que temos no município, principalmente na parte de mamíferos e aves – que temos muitos na região”, afirma o GCM Bianchini, que participou do treinamento ao lado dos GCMs Carlos, Inácio, Adilson e do responsável pelos assuntos de meio ambiente e bem-estar animal da Prefeitura, Túlio Delaqua.

O treinamento inclui informações desde a parte teórica até o manejo e contenção de mamíferos, répteis e aves, capacitando os órgãos competentes a realizarem o resgate e destinação de forma correta, minimizando o estresse, reduzindo as chances de acidentes e aumentando as possibilidades de reabilitação. Conforme explica a vereadora Flávia Bitar, tais procedimentos são importantes para a posterior devolução do animal ao meio: “as chances de readaptação do animal são maiores quando o resgate é bem feito”.

Embora sejam tratados diversos animais, os fundamentos teóricos e práticos para o manejo de felinos são o objetivo principal do treinamento, uma vez que essas espécies possuem características peculiares que apresentam oportunidades de desenvolver novos estudos e pesquisas no universo acadêmico, fomentando as iniciativas conservacionistas desse contexto. Através de abordagens científicas apresentadas por profissionais com vasta experiência, serão discutidas perspectivas inovadoras, aplicadas de forma prática e executadas no Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais da Associação Mata Ciliar.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

 

Últimas Notícias

Edu Gelmi explica que falta de água em Vinhedo decorre de erro em planejamento e investimentoleia mais

A convite de Rubens Nunes, representantes da Secretaria de Educação vão à Câmara e se comprometem a apresentar levantamento sobre impacto financeiro do PLC nº 06/2019leia mais

Sandro Rebecca parabeniza CEIVI pelos 35º anos de trabalho em prol da comunidade vinhedenseleia mais

Marcos Ferraz propõe que Prefeitura acompanhe uso de recursos públicos por entidades para não prejudicar as que realizam trabalho adequadoleia mais

Edu Gelmi comenta rombo nas finanças do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia