Projeto de Lei de Rodrigo Paixão para proteção de abelhas nativas é aprovado por unanimidade – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Projeto de Lei de Rodrigo Paixão para proteção de abelhas nativas é aprovado por unanimidade

Proposta tem grande apelo ambiental

RP

Nessa segunda-feira, 22, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de Lei nº 15/2017, de autoria de Rodrigo Paixão (REDE), que dispõe sobre o resgate, captura e remoção de abelhas silvestres nativas (meliponíneos) visando à proteção da espécie.

Cidadãos envolvidos com a causa e até criadores de abelhas compareceram à sessão para acompanhar a votação.

Os meliponínios são polinizadores naturais das plantas nativas, mas em ambientes modificados pelo homem buscam refúgio nos mais diversos locais no ambiente urbano. Esses insetos são popularmente conhecidos como abelhas-sem-ferrão, abelhas-da-terra, abelhas-indígenas, abelhas silvestres, nativas ou brasileiras.

O projeto prevê que os ninhos resgatados deverão ser encaminhados para um local registrado e autorizado pelo órgão competente dentro da área do município, e caso não seja possível, que seja mantido na propriedade em que foi resgatado, protegido do sol e chuva, preferencialmente na mesma posição em que estava, desde que esteja íntegro.

Autor do projeto, Rodrigo Paixão apresentou um vídeo demonstrando a importância das abelhas, em especial para agriculta, cujo 40% da produção é oriunda da polinização promovida pela espécie. Apesar da grande importância das abelhas, o desmatamento tem causado o desaparecimento desse inseto.

“As abelhas são muito importantes, e mais do que os excelentes produtos que nos oferecem, como o mel e a geleia real, a principal função da espécie é promover a polinização. A humanidade vive uma crise, as abelhas tem desaparecido por conta da intervenção humana, portanto é fundamental que possamos nos organizar para que outros municípios adotem legislação semelhante”, explicou o vereador.

Fonte: Gabinete do Vereador Rodrigo Paixão (REDE)

Últimas Notícias

Comissão para Reestruturação Administrativa da Câmara apresenta objetivo de seu trabalho a vereadoresleia mais

Edu Gelmi critica inércia do Executivo diante da falta de professores em escolas da rede municipalleia mais

Paulinho Palmeira reforçar pedidos por implantação de lâmpadas LED no sistema de iluminação pública de Vinhedoleia mais

Comissão de Proteção à Mulher do Parlamento da RMC se reunirá na próxima semanaleia mais

Edu Gelmi solicita informações sobre medicamentos em falta e cobra prazo para regularizar fornecimentoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia